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    Como calcular o prazo médio de recebimento? Confira 4 passos!

    15 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
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    Aprender como calcular o prazo médio de recebimento (PMR) é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa. O motivo é que esse indicador aponta a média de dias que leva para você receber o valor de uma venda feita a prazo, possibilitando adequar o fluxo de caixa.

    Como você deve saber, diversos meios de pagamento exigem um período para a liberação do dinheiro na conta do vendedor. Dois ótimos exemplos são o boleto bancário, que demora, no mínimo, três dias úteis; e o cartão de crédito, que têm prazos variáveis conforme a plataforma de adquirência utilizada.

    Ainda que essa dinâmica dê a noção de causar problemas na gestão financeira da empresa, deixar de oferecer esses métodos pode ter consequências negativas bem maiores.

    Uma das razões é que, quanto mais opções de pagamento disponibilizar para seus clientes, maiores as chances de conversão — o cartão de crédito, por exemplo, continua no ranking dos preferidos e mais usados pelos brasileiros.

    Dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, mostraram que, no 3° trimestre de 2023, houve um aumento de 10,9% no uso desse meio de pagamento, em comparação ao trimestre anterior.

    Por isso, o mais indicado é você aprender como calcular o prazo médio de recebimento e, com isso, garantir a saúde financeira da sua empresa. Muito melhor do que comprometer o fechamento de boas vendas, concorda?

    É justamente sobre esse indicador que falaremos neste artigo. Siga a leitura e descubra tudo sobre ele!

    O que é o prazo médio de recebimento?

    O prazo médio de recebimento, também conhecido pela sigla PMR, é um indicador financeiro que aponta quantos dias, em média, demora para o valor de uma venda – feita a prazo – ser liberado na conta do vendedor. Essa informação é crucial para garantir uma boa saúde financeira para a empresa.

    Para entendê-lo melhor, veja este exemplo: foi feita uma venda na sua loja no dia 1° do mês, a prazo, via cartão de crédito. Porém, o dinheiro foi liberado na sua conta somente no dia 20. Isso quer dizer que, entre a data da venda e a de recebimento do valor, houve um intervalo de 19 dias, certo?

    Certamente, essa não foi a única venda realizada dessa maneira. Ao longo do mês, várias outras foram concluídas com meios de pagamento que exigem um tempo para liberar o dinheiro, como o Buy Now, Pay Later e outros que já citamos.

    Ao aprender como calcular o prazo médio de recebimento, você descobre a média de dias que precisa esperar para receber todas as vendas realizadas em um determinado período. Com essa resposta, fica muito mais fácil se preparar adequadamente para não sofrer problemas financeiros. 

    Aproveite e leia também: “Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!

    Pra que serve o prazo médio de recebimento?

    O PMR serve para mostrar a média de dias que é preciso esperar para receber o dinheiro proveniente de vendas a prazo, Porém, esse importante indicador financeiro também pode ser usado para:

    • definir estratégias de vendas: a exemplo de qual meio de pagamento incentivar seu cliente a usar, de modo que seja benéfico para ele e para sua empresa;
    • apontar se há a necessidade de levantar capital de giro: ou se é possível manter o bom funcionamento do negócio com a quantia disponível em caixa;
    • monitorar os índices de inadimplência: considerando que resultados altos de PMR mostram que seus clientes estão demorando mais para pagar faturas e boletos do que o acordado.

    Entenda mais sobre esse último tópico lendo o artigo: “Como reduzir a inadimplência? 5 dicas para gestão de pagamentos

    Qual a importância do prazo médio de recebimento?

    Antes de apresentarmos o passo a passo de como calcular o prazo médio de recebimento, é bastante válido destacarmos a importância desse indicador.

    Ao usar o PMR na sua rotina financeira da sua empresa, você tem a chance de:

    • fazer a previsão de fluxo de caixa, devidamente separado por períodos;
    • garantir o cumprimento de compromissos financeiros e, assim, melhorar o relacionamento com fornecedores, funcionários, parceiros de negócio e credores;
    • evitar dívidas, como ter que pegar empréstimo junto aos bancos para conseguir pagar contas, gastos, custos e despesas;
    • proteger a empresa da falência, situação que pode acontecer em casos extremos de débitos não pagos.

    Como calcular o prazo médio de recebimento? 

    Para calcular o prazo médio de recebimento, você precisa seguir quatro passos principais, que são:

    • definir o período que será analisado;
    • levantar todos os dados para aplicar na fórmula;
    • usar uma das fórmulas do PMR;
    • analisar o resultado obtido.

    Confira os detalhes!

    1. Definir o período que será analisado

    Esse parâmetro é bem particular de cada empresa, podendo variar conforme a estratégia que está sendo usada e o que se pretende realizar com a identificação do prazo médio de recebimento. Pode-se escolher períodos como trimestral, semestral e anual, entre outros.

    2. Levantar todos os dados para aplicar na fórmula

    Com o período definido, você precisará levantar os dados necessários para aplicar na fórmula (falaremos sobre ela a seguir). 

    Geralmente, isso inclui a quantidade de vendas realizadas no intervalo escolhido, os prazos acordados e o valor dos produtos.

    3. Usar uma das fórmulas do PMR

    Existem algumas opções de fórmulas para calcular o prazo médio de recebimento. Duas delas são:

    1. PMR = (prazo para pagamento x valor do produto) / valor do produto
    2. PMR = total para receber / (total vendido/período)

    Veja um exemplo com a primeira opção:

    • PMR = (prazo para pagamento x valor do produto) / valor do produto, sendo:
      • 30 dias de prazo de pagamento
      • R$ 1.200 o valor do produto

    Logo:

    • PMR = (30 x 1.200) / 1.200
    • PMR = 36.000 / 1.200
    • PMR = 34,8

    Neste caso, o prazo médio de recebimento será de 34,8 dias.

    Já com a segunda fórmula, seria algo como:

    • PMR = total para receber / (total vendido/período), sendo:
      • R$ 50 mil de total que ainda falta para receber;
      • R$ 300 mil de vendas no período;
      • intervalo de 60 dias.

    Assim: 

    • PMR = 50.000 / (300.000 / 60)
    • PMR = 50.000 / 5.000
    • PMR = 10

    Neste segundo exemplo, o prazo médio de recebimento é de 10 dias.

    4. Analisar o resultado obtido

    Quando o PMR revela um número baixo em relação ao prazo de pagamento, significa que os valores estão entrando rapidamente na conta, o que é ótimo para manter o fluxo de caixa positivo e evitar problemas financeiros.

    Por outro lado, um PMR alto aponta que esse intervalo está acima do esperado, o que pode ser um indicativo de inadimplência dos clientes ou problemas da gestão de crédito da companhia.

    Independentemente do motivo, vale a pena tomar atitudes rápidas para reverter a situação e evitar que a saúde financeira do negócio seja seriamente comprometida.

    Como melhorar o fluxo de recebimento de valores do seu negócio?

    Agora que você sabe como calcular o prazo médio de recebimento, resta apenas descobrir o que fazer para ter o fluxo de pagamento ideal a fim de manter sua empresa financeiramente saudável, não é mesmo?

    Com o Zoop Payments, você consolida os dados de vendas online e offline em um único lugar e oferece a melhor experiência para seus clientes, a partir da oferta dos meios de pagamento preferidos do público.

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