
Unified commerce: entenda o conceito que é visto como o futuro do varejo

Unified commerce significa comércio unificado e consiste na centralização de todas as operações de uma empresa em uma única plataforma.
Na prática, isso quer dizer que todos os canais de vendas e de atendimento de um negócio, sejam eles físicos ou digitais, são unificados em um mesmo sistema.
Ainda que esse conceito se pareça muito com o de omnichannel, ele é visto como o futuro do varejo por ir um passo além da omnicanalidade.
O motivo é que no omnichannel há a integração dos canais da empresa, formato de atuação que entrega para os clientes uma experiência de compra fluida e que permite ao consumidor migrar entre o físico e o online sem interrupções ou atritos.
No unified commerce isso também acontece, com a grande diferença de que não é preciso utilizar sistemas diferentes para fazer esse gerenciamento.
Para quem adquire um produto ou serviço, as principais vantagens são a obtenção de um processo de compra muito mais otimizado, dinâmico e personalizado.
Já para quem vende, alguns dos principais benefícios são a redução de custos operacionais e a centralização dos dados e informações gerados pelos consumidores, os quais podem ser usados para aprimorar as estratégias de crescimento da companhia.
Achou esse conceito interessante e quer entender em detalhes como ele funciona? Então siga a leitura deste artigo e confira o que é e por quais motivos o comércio unificado é considerado o futuro do varejo.
O que é o conceito de unified commerce?
Unified commerce é a centralização de todos os canais de uma empresa em uma única plataforma. Isso significa que vendas e atendimento são unificados em um mesmo sistema, melhorando tanto a experiência de compra dos clientes quanto a gestão do negócio.
Do ponto de vista dos consumidores, todos os pontos de contato com quem vende estarão em um mesmo espaço. Ou seja, é possível comprar, pagar, fazer solicitação de troca, falar com o suporte, entre outras opções, tudo em um único ambiente.
Já para quem vende, questões como gestão de estoque, logística, controle financeiro, entre outros critérios necessários para o gerenciamento de um negócio estarão unificados.
Como funciona o unified commerce?
O comércio unificado funciona com base em quatro pilares, que são a navegação, a transacionalidade, a aquisição e o consumo.
Navegação
Este pilar está relacionado com a navegação dos consumidores entre as diferentes plataformas de vendas e canais de comunicação de uma marca, tais como lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos, suporte via chat, entre outros.
A ideia é garantir que todos esses pontos de contato conversem entre si, garantindo uma comunicação e uma experiência de compra fluida e o mais livre de atritos que for possível.
Transacionalidade
A ideia aqui é que tudo seja feito a partir de um cadastro único. Ou seja, se o cliente quiser comprar algo do site hoje, semana que vem da loja física, e no próximo mês do aplicativo, isso deve acontecer sem ser necessário passar por toda a parte burocrática de informar dados pessoais e de pagamento novamente.
Aquisição
Este pilar tem um funcionamento bastante semelhante ao do omnichannel, visto que ele tem por objetivo permitir que o consumidor defina a sua própria jornada de compra.
Em outras palavras, é pavimentar caminhos para que ele possa, por exemplo, adquirir um item no comércio eletrônico e retirar na loja física.
Aqui, o conceito de uma plataforma única para gerenciamento de todas as etapas de venda de uma empresa ajuda contribui bastante para o aprimoramento da logística e da gestão de estoque do negócio.
Isso ajuda a evitar que o cliente procure um produto que não está disponível para retirada na loja física que ele escolheu, entre outras situações que podem levar à sua insatisfação.
Leia também: “Experiência de compra: como melhorar com pagamento omnichannel?“
Consumo
Já este pilar está relacionado à adoção de estratégias que ajudem o potencial cliente a tomar a sua decisão de compra. No caso, estamos nos referindo a, por exemplo, conteúdos que tragam informações sobre os produtos e/ou serviços comercializados, chats para tirar dúvidas em tempo real, entre outras similares.
O objetivo é ações como essas impulsionem a compra, gerando aumento de lucratividade para o negócio, mas que também agreguem mais valor para a jornada do cliente e eleve o seu nível de satisfação com a empresa.
Por que unified commerce é considerado o futuro do varejo?
Esse conceito está sendo considerado o futuro do varejo por ser a evolução do omnichannel. Isso acontece porque com o avanço de uma prática que já melhorou tanto a experiência de compra e a atuação das empresas, há ainda mais possibilidades a serem exploradas que beneficiam ambos os lados.
Por exemplo, ao utilizar uma plataforma única, os dados gerados também são unificados. Essa centralização dá aos gestores uma fonte de informação muito mais sólida para analisar padrões de comportamento dos consumidores e outras vertentes que podem ajudar a definir melhor as estratégias do negócio.
Com isso, os clientes têm uma jornada de compra muito mais personalizada e fluida. Do outro lado, as empresas têm a chance de atrair e fidelizar mais público e, como reflexo, aumentar o volume de vendas e elevar o faturamento.
Para entender melhor esse ponto de vista, ouça agora mesmo este episódio do Papo na Nuvem, podcast da Zoop: “Unified Commerce é o futuro do varejo?”
Principais vantagens do unified commerce para quem vende e para quem compra
Como dissemos algumas vezes ao longo deste artigo, o comércio unificado traz uma série de vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende.
Para os clientes, certamente o ponto que se destaca é a melhoria da experiência de compra e a fluidez pode ser alcançada na sua jornada. Para as empresas que adotam esse conceito, as principais vantagens são:
- conseguir uma visão mais ampla dos comportamentos, preferências e necessidades dos clientes para embasar as estratégias do negócio;
- poder implementar o conceito de prateleira infinita (Endless Aisles), decorrente da unificação do estoque de todos os canais de venda;
- diminuição dos custos operacionais, visto que não é necessário contratar vários sistemas e/ou soluções de gestão;
- otimização dos processos de venda e de atendimento;
- atendimento de diferentes grupos de consumidores, ou seja, tanto aqueles que preferem compras presenciais quanto os que preferem virtuais.
E qual seria o impacto desse conceito nos meios de pagamento? Confira essa resposta neste artigo: “O que é unified commerce? Qual sua relação com os meios de pagamento?“
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