Como fazer gestão de vendas? Entenda a importância da tecnologia no processo
Engana-se quem acha que ter uma boa gestão de vendas significa canalizar atenção e investimentos somente na ponta final da organização.
Em tempos de transformação digital, o processo comercial é segmentado em diversas etapas de acordo com a jornada do cliente e, além disso, cada vez mais a gestão de vendas precisa ser cada vez mais orgânica e integrada com outros setores da organização.
Esse alinhamento é fundamental para que os processos funcionem em harmonia e com mais eficiência e o resultado final seja refletido no sucesso do cliente: objetivo maior das empresas e principal motor para garantir o retorno financeiro esperado.
Além de atentar-se a esses detalhes, um bom gestor comercial precisa ficar atento às inovações tecnológicas e os novos recursos de mercado que podem tornar a performance do time mais ágil, eficaz e assertiva.
São aplicativos, plataformas de automação, ferramentas de pagamentos e muito mais recursos que uma empresa pode ter como aliado para conquistar esse aprimoramento.
Diante de tudo isso, preparamos esse conteúdo especial sobre o que é gestão de vendas e como utilizar o conhecimento e os recursos disponíveis para colocar os planos em prática.. Está preparado? Continue a leitura até o fim para entender melhor!
O que é gestão de vendas?
A gestão de vendas é um processo segmentado que deve levar em consideração o início, o meio e o fim de toda a atividade comercial de um negócio. Isso é, essa prática deve atuar de forma integrada em três frentes diferentes:
- planejamento estratégico;
- execução operacional;
- monitoramento e análise dos resultados.
Sendo assim, enquanto o planejamento estratégico mapeia as diretrizes de atuação e quais são as metas a serem alcançadas, a execução operacional é representada pelos profissionais que atuam na linha de frente da conversão em vendas e pós-venda.
Por sua vez, o monitoramento de métricas e KPIs de performance para avaliar se os resultados foram atingidos e o que precisa ser feito para aprimorar pontos problemáticos ou repensar processos.
E, por fim, uma gestão de vendas moderna e conectada com tendências da transformação digital precisa estar bem conectada com dados estratégicos da área de marketing e de outros setores da organização.
Por exemplo, o time de marketing possui informações extremamente relevantes coletadas na prospecção e nutrição de leads para orientar o processo de tomada de decisão da equipe de vendas para um atendimento mais assertivo e personalizado.
Dados importantes como esse, assim como o roteiro de atendimento devem estar em sintonia para que o treinamento dos profissionais de vendas tenham o máximo de eficiência e os melhores resultados.
Como fazer uma gestão de vendas eficiente? 3 dicas!
Agora que você entendeu o conceito, que tal conhecer três dicas incríveis de como fazer uma gestão de vendas eficiente e que garanta ótimos resultados!
1. Conheça tudo sobre seu público-alvo
O sucesso do cliente é o norte de qualquer negócio que deseje prosperar nos dias de hoje. Afinal, com tanta concorrência entre empresas e produtos/serviços semelhantes, como consequência das facilidades que a transformação digital deu para a abertura de um negócio, pensar na experiência de compra do cliente é o grande diferencial.
Diante desse fato, a gestão de vendas deve garantir que todo o time receba, tanto no treinamento quanto no dia a dia operacional, informações fundamentais sobre a persona, perfil de consumo e padrão de comportamento dos consumidores.
Dessa forma, o time de vendas terá os melhores insumos para oferecer um atendimento personalizado e assertivo para garantir a melhor experiência de compra para os clientes, o que vai reforçar os melhores indicadores de conversão e fidelização.
2. Implemente métricas e KPIs objetivos
Para ter uma noção clara de como anda a performance e se as metas estão sendo cumpridas, é fundamental a implementação de métricas e KPIs já na etapa de planejamento estratégico.
Assim, a organização terá valores objetivos e mensuráveis para almejar e a etapa de monitoramento de resultados terão números claros para avaliar a performance e que parte do processo precisa de reajustes para serem aprimorados.
3. Invista em uma ferramenta de vendas
Em tempos de invasão do omnichannel, as empresas precisam se adaptar para entregar um serviço de pagamentos intuitivo, organizado e capaz de integrar tanto canais online quanto offlines.
Afinal, com um público-alvo tão complexo e perfis de consumo diversos, você tem que estar preparado para atendê-lo e contemplar suas expectativas se ele quiser fechar negócio de forma presencial ou digital (e por que não das duas formas?).
Mais do que isso, é fundamental que você também conte com uma solução capaz de gerenciar as finanças comerciais com eficiência. O Zoop Payments, por exemplo, oferece:
- soluções de pagamento diversificadas, como Pix, boleto bancário e cartão de crédito e débito;
- liquidação imediata dos valores na conta do seu negócio;
- configuração de planos de pagamento e taxas específicas para seus clientes;
- split de pagamentos;
- experiência pagamento com integração ponta a ponta entre online e offline;
- e muito mais.
Com essas três dicas e a escolha da ferramenta de pagamentos certa, você terá todos os recursos disponíveis para implementar uma gestão de vendas de respeito no seu negócio!
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