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    5 ideias para vender mais no Dia das Mães no e-commerce

    08 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    Novas ideias para vender mais no Dia das Mães são sempre bem-vindas. Ainda que essa seja uma das datas comemorativas que mais impacta positivamente o varejo, adotar estratégias atualizadas é essencial para se destacar dos concorrentes, especialmente no que diz respeito ao comércio eletrônico que vem sendo tão utilizado pelas empresas.

    Para ter uma noção de como está o tamanho desse mercado, o relatório da IQVIA revelou que o e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$ 186 bilhões em receitas em 2023.

    Ao que tudo indica, as compras online são um comportamento que veio para ficar entre os brasileiros. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgada pelo E-commerce Brasil, corrobora com essa informação.

    De acordo com o levantamento, a expectativa é que a receita do e-commerce no nosso país tenha um novo salto de 10% durante 2024, atingindo a marca de R$ 205,11 bilhões

    Aqui, vale destacar também o faturamento do Dia das Mães de 2023 no comércio eletrônico, que foi de R$ 189,5 milhões, segundo dados da Revista Exame.

    O que queremos dizer com tudo isso? Que, considerando a receita dessa data comemorativa no ano passado e a tendência do e-commerce continuar em alta, tudo aponta para um evento ainda mais expressivo para o varejo agora em 2024, tanto em volume de vendas quanto em faturamento.

    Por isso, ter ideias para vender mais no Dia das Mães se torna primordial para que seu negócio também se beneficie desse momento. 

    Mas quais seriam essas abordagens? Continue a leitura e confira cinco estratégias para Dia das Mães que separamos.

    5 ideias para vender mais no Dia das Mães 

    Como aumentar as vendas no Dia das Mães? Nossa cinco sugestões são as seguintes:

    • aposte no social commerce;
    • passe do omnichannel para o unified commerce;
    • ofereça novas soluções de pagamento;
    • adote pagamentos invisíveis;
    • pense em estratégias de atração e fidelização.

    Como você pode ver, a experiência de pagamento do cliente é um ponto de cada vez mais relevância para o sucesso no e-commerce e, como tal, tomou grande destaque nossa lista com cinco ideias para vender mais no Dia das Mães.

    Em um contexto no qual, segundo o True Layer, 87% dos consumidores experimentam algum tipo de frustração no momento de pagamento, oferecer um checkout fluido, simples, objetivo e completo torna-se um diferencial e tanto para as lojas.

    Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas ideias!

    Aposte no social commerce

    Social commerce é o comércio realizado pelas redes sociais. Na prática, significa que o e-commerce vai além do site e aplicativo, passando a usar essas plataformas como um canal de vendas, não apenas como um meio de divulgação ou interação com o público.

    De acordo com dados do Statista, as projeções indicam um crescimento contínuo nas compras via social commerce no mundo. Se 2023 registrou receita de US$ 1.298 bilhões, a expectativa para 2030 é de US$ 8.500 bilhões.

    É interessante trazermos outra informação sobre isso que também foi apresentada no nosso relatório: um estudo com números do Hootsuite e WeAreSocial mostrou que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais usam redes sociais.

    Ou seja, aproveitar esse hábito do consumidor é uma excelente estratégia para os Dia das Mães que, com certeza, vai turbinar suas conversões em vendas e aumentar os lucros.

    Passe do omnichannel para o unified commerce

    O varejo omnichannel já não é mais uma novidade no setor. Inclusive, a adoção desse conceito se tornou, praticamente, essencial para a sobrevivência das empresas desse segmento nos últimos anos.

    Por conta disso, tem se tornado importante dar um passo além, o que direciona as estratégias para o unified commerce.

    Unified commerce é a unificação de todos os canais de um negócio, incluindo os de vendas e atendimento. Porém, diferentemente do que acontece no omnichannel, nessa abordagem tudo é feito em uma única plataforma.

    Além de melhorar a experiência de compra do consumidor, essa prática aprimora a gestão da companhia, visto que centraliza informações, otimiza processos, reduz custos operacionais e diversas outras vantagens.

    Ofereça novas soluções de pagamento

    As formas de pagar e receber são modernizadas à medida que novas tecnologias surgem e que o comportamento das pessoas muda.

    Seguindo as tendências de meios de pagamento para 2024, soluções como QR Code, Pix e carteiras digitais não podem ficar de fora do leque de ofertas para seus clientes, somados, claro, às opções mais tradicionais, como boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito.

    O motivo é que, quanto mais meios de pagamento o cliente tiver à sua disposição, maiores são as chances de concluir a compra. 

    Afinal, caso ele não conte com a solução de pagamento preferida dele (ou a única possível), mas vê-la disponível no concorrente, a chance de escapar para outra empresa é bem alta..

    Não deixe de ler este artigo: “Pix: o futuro dos meios de pagamento é agora!

    Adote pagamentos invisíveis

    E, por falar em pagamentos, os chamados invisíveis entram na lista de ideias para vender mais no Dia das Mães por facilitar o checkout.

    Eles recebem esse nome porque dispensam qualquer ação do cliente na hora de pagar pela compra. 

    É o que acontece nos meios de pagamento inseridos em aplicativos ou quando o site da loja virtual salva os dados de compra do consumidor. 

    Em ambos os casos, basta a pessoa que está comprando clicar em um botão para pagar sua aquisição, sem precisar digitar todos os dados sempre que quiser comprar algo.

    Pense em estratégias de atração e fidelização

    E, para quem quer saber como aumentar as vendas no Dia das Mães, é bem importante pensar além dessa data comemorativa. Em outras palavras, significa focar em ações que ajudem a elevar o volume de vendas neste e nos próximos eventos significativos do setor.

    No caso, estamos nos referindo a estratégias como oferta de cupons de desconto, monetização de pontos, cashback e afins. Abordagens desse tipo colaboram para atrair o público e para fidelizá-lo para aquisições futuras.

    Como melhorar a experiência de pagamento  dos clientes com a ferramenta certa?

    Até aqui, elencamos ideias que você pode colocar em prática para aumentar as vendas no Dia das Mães deste ano. 

    E, para quem quer aprender como melhorar a experiência de pagamento dos clientes não só nesse período, mas durante todo o ano, a Zoop pode ajudar com soluções que vão ao encontro do comportamento e das necessidades atuais dos consumidores.

    Conheça o Zoop Payments e ofereça opções de checkout diversificadas, segurança com criptografia e interação entre canais de pagamento online e offline para seus clientes!

    Confira, neste vídeo, como trazer o Pix para seu negócio com o apoio da Zoop!

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