Previsão de faturamento é um processo de gestão financeira que visa identificar quanto de dinheiro pode entrar e sair de um negócio em um período futuro.
Essa atividade é de suma importância, visto que ela contribui para que o gestor tenha uma percepção ampla e real de como está a empresa, especialmente por essa projeção ser feita com base nos dados gerados anteriormente pelo próprio empreendimento — ou seja, não há achismos ou suposições.
Existem diversos motivos pelos quais você também deve fazer a projeção de faturamento do seu empreendimento. Entre os que se destacam estão: acompanhar os gastos, garantir capital de giro e direcionar estratégias com foco no crescimento da companhia.
Ainda sobre a relevância dessa ferramenta de gestão, vale mencionar um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, citado em uma reportagem do site Monitor Mercantil, o qual aponta que 48% das empresas fecham em até três anos decorrente de uma gestão ineficiente.
Uma coisa é certa, não importa se o seu negócio está chegando a esse tempo de funcionamento, ou se já tenha passado, certamente, você não quer que ele fracasse, não é mesmo?
Por conta disso, siga com a leitura deste artigo e confira como fazer uma previsão de faturamento eficaz em cinco passos, as vantagens desse processo e, ao final, dicas de como deixá-lo mais otimizado e simples de ser realizado.
O que é previsão de faturamento?
Assim como explicamos anteriormente, previsão de faturamento é uma atividade de gestão que tem por objetivo realizar a projeção de quanto uma empresa pode receber, e pagar, em um período futuro determinado.
Geralmente, essa análise é feita para estimar previamente movimentações financeiras que podem acontecer ao longo do ano seguinte — ou seja, por um intervalo de 12 meses.
No entanto, isso não é necessariamente uma regra. Assim, o prazo de projeção de faturamento pode ser de acordo com o seu perfil de negócio e com a sua estratégia de crescimento.
Por que realizar a previsão de faturamento da sua empresa?
Existem diversas razões pelas quais você deve fazer a previsão de faturamento da sua empresa, especialmente se for um e-commerce.
Quanto a esse formato de vendas, dados apresentados no nosso “Relatório de Tendências 2022” revelaram que o comércio eletrônico nacional bateu recorde de vendas no primeiro trimestre de 2021, período que resultou em R$ 53,4 bilhões vendidos.
Já o levantamento “The Global Payments Report 2021”, da Worldpay from FIS, estima que o e-commerce brasileiro fature US$ 56 bilhões até 2024 — US$ 34 bilhões pelos sites e US$ 22 bilhões pelos aplicativos.
Esses números ressaltam, portanto, a necessidade de os negócios desse setor se prepararem adequadamente e antecipadamente para o volume de vendas que está por vir.
Mas, além desse motivo, há vários outros pelos quais a projeção de faturamento é importante — os quais também podem ser vistos como vantagens do uso dessa ferramenta.
Entre os que mais se destacam estão:
- garantir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando, especialmente em períodos sazonais;
- ajudar para que as despesas sejam pagas em dia, evitando a geração de dívidas para o negócio;
- antecipar e minimizar os riscos financeiros pelos quais a companhia pode passar;
- possibilitar a criação de reservas financeiras para cobrir eventualidades;
- dar a chance de realizar investimentos, os quais podem, em médio e longo prazo, contribuir para o crescimento da empresa;
- melhorar a organização das finanças, contribuindo para que nenhum ponto passe despercebido ou não seja devidamente tratado;
- fazer uma comparação mais efetiva e realista das receitas e despesas do negócio;
- encontrar meios de reduzir custos, o que pode resultar em uma lucratividade mais expressiva;
- ter um bom controle orçamentário;
- gerar insights para tomadas de decisão mais estratégicas.
Dica de leitura: “Como superar a burocracia para venda de produtos no e-commerce? 5 estratégias para obter bons resultados!”
Como fazer a previsão de faturamento?
A previsão de faturamento pode ser feita em cinco passos, que são:
- Escolha qual será o período de projeção de faturamento
- Levante todos os dados financeiros
- Avalie o seu fluxo de caixa
- Considere diferentes cenários
- Monitore os resultados
1. Escolha qual será o período de projeção de faturamento
Assim como dissemos logo no início deste artigo, o período de projeção financeira tende a ser de 12 meses. Porém, você pode considerar outros intervalos de acordo com o objetivo da sua estratégia.
O mais importante a ter em mente sobre essa definição é que o período a ser previsto deve ser o mesmo dos dados anteriores levantados.
Em outras palavras, se a projeção é dos próximos seis meses — por exemplo, de janeiro a junho —, é preciso considerar os mesmos seis meses do ano anterior na hora de obter as informações que servirão de parâmetro.
Isso é importante porque alguns meses podem gerar mais ou menos vendas, de acordo com datas comemorativas e outros pontos de influência do varejo.
2. Levante todos os dados financeiros
O passo seguinte consiste em levantar todos os dados financeiros da empresa, isso inclui informações tais como:
- histórico de vendas;
- contas a pagar e a receber;
- retorno sobre o investimento (ROI).
Não deixe de fora o histórico de pagamentos recebidos pelos diferentes meios com os quais trabalha, a exemplo do cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
Esse levantamento é essencial para prever quanto o negócio pode faturar e até para identificar o método de pagamento preferido dos seus clientes.
Quanto a isso, contar com uma boa plataforma de pagamentos online pode ajudar na geração de relatórios e na gestão financeira da empresa.
3. Avalie o seu fluxo de caixa
A análise do fluxo de caixa é primordial para mensurar a liquidez do negócio. Com ele é possível verificar, com precisão, quanto de dinheiro está entrando e saindo do negócio e, dessa forma, ter um bom parâmetro de como pode ser o futuro financeiro da companhia.
Neste ponto, não deixe de incluir os gastos fixos (aluguel de espaço, salário dos funcionários, assinatura de sistemas de gestão, impostos, entre outros) e os variáveis (compra de novos equipamentos, ampliação da equipe para vendas sazonais etc).
4. Considere diferentes cenários
E por mais que o ano que está servindo de base para a projeção de faturamento tenha sido muito bom, isso não quer dizer que o próximo também será.
Lembre-se que se trata de uma projeção usada para preparar a sua empresa para cenários futuros.
Por isso, é preciso considerar todas as possibilidades e trabalhar com, ao menos, três tipos de previsões:
- uma neutra;
- uma otimista;
- uma pessimista.
Assim, seja qual for a situação enfrentada, o orçamento do seu negócio estará preparado e as surpresas tendem a ser menos impactantes.
5. Monitore os resultados
E como outros indicadores do varejo, essa ferramenta de gestão também precisa ser monitorada.
A ideia é acompanhar de perto se as previsões estão condizentes com a realidade. Isso permite ajustar a sua estratégia, bem como obter insights que podem contribuir para a sua empresa crescer.
Aproveite e leia também: ““Churn rate: o que é, como calcular e qual a importância para o seu negócio?”
3 dicas extras de como tornar essa tarefa mais precisa!
Para finalizar, trouxemos três dicas extras que podem colaborar para tornar a sua projeção de faturamento mais precisa. São elas:
- Inclua absolutamente todos os gastos: por menores que possam parecer, a soma dos valores, ao longo de um determinado período, pode representar uma quantia bastante significativa para o orçamento da companhia.
- Considere todas as datas de recebimento futuras: tais como pagamentos recorrentes, compras parceladas no crédito e boletos a vencer, registrando a quantia que entrará nos meses respectivos.
- Use soluções que otimizem o levantamento dos dados: a exemplo da plataforma de pagamento online que citamos, pois isso evita erros comuns dos processos feitos manualmente.
Entenda tudo sobre esse tipo de sistema lendo o artigo: “Melhore a experiência da sua plataforma de pagamento online com a Zoop!”
