Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?
O sistema de gestão financeira é uma solução tecnológica voltada para o gerenciamento dos recursos monetários do negócio.
Esse software tem funcionalidades que permitem registrar e acompanhar as entradas e saídas de valores, fazer o controle de vendas e estoque, organizar o pagamentos de impostos e fornecedores, entre outras demandas.
Tudo isso acontece de forma automatizada, o que ajuda a diminuir consideravelmente – quando não extinguir – os erros comuns das tarefas manuais.
Por sinal, o uso de um sistema de gestão financeira pode até ajudar a evitar que o negócio feche.
Talvez soe um tanto exagerado dizer que o software pode impedir a falência da empresa, mas o motivo é que as soluções desse tipo promovem um gerenciamento de valores mais pontual e eficiente.
Logo, a maneira como os recursos da companhia são aplicados e direcionados se torna mais precisa, contribuindo para seu crescimento.
Para se ter uma ideia da importância da gestão financeira eficaz, dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados no site Terra, revelaram que 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos por conta do gerenciamento ineficaz dos seus recursos.
Ou seja, usar as ferramentas certas para realizar o gerenciamento financeiro do negócio pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso da companhia.
Certamente, não é isso que você planejou para o futuro da sua empresa, não é mesmo? Siga a leitura deste artigo e confira o que é o sistema de gestão financeira, como funciona, quais as vantagens e o que não pode faltar em um software desse tipo.
O que é um sistema de gestão financeira e como funciona?
O sistema de gestão financeira é um software voltado para o gerenciamento monetário da empresa. No caso, a proposta é automatizar boa parte das tarefas pertinentes ao setor financeiro, ajudando a diminuir os erros e a movimentar os recursos financeiros de forma mais satisfatória.
Para isso, a solução torna automáticas diversas tarefas que fazem parte desse setor, evitando que elas precisem ser realizadas manualmente.
Mas quais são as principais funcionalidades do sistema de gestão financeira? Veja as principais:
- registro e acompanhamento de informações de faturamento;
- controle de contas a pagar e a receber;
- fluxo de vendas e de estoque;
- fluxo de caixa;
- conciliação bancária;
- emissão de notas fiscais;
- acompanhamento de impostos que precisam ser pagos.
Não deixe de ler este artigo: “O que é ERP financeiro? Confira funcionamento e importância dessa ferramenta para o seu negócio“
Quais são as vantagens do sistema de gestão financeira?
Entendido o que é um sistema de gestão financeira e como ele funciona? Então, você já deve ter uma ideia de suas vantagens.
A redução de erros de gerenciamento financeiro e o aumento da produtividade são as justificativas principais para adquirir essa ferramenta. Antes, esses processos eram feitos de forma manual e, com o software, passam a ser realizados automaticamente.
Ou seja, tudo o que anteriormente era anotado à mão ou registrado em ferramentas mais simples, como as planilhas, passa a ser inserido em um software próprio, que faz cálculos de modo automático, gera relatórios, emite alertas de datas de pagamento e muito mais, dependendo das funcionalidades oferecidas.
Em suma, por que um software financeiro é tão importante? Veja algumas razões:
- padronização dos processos financeiros;
- aprimoramento do gerenciamento financeiro;
- visualização mais ampla da situação da empresa;
- tomadas de decisão mais assertivas.
Padronização dos processos financeiros
A padronização dos processos financeiros acontece porque, em vez de cada funcionário do setor realizar as tarefas de um jeito, tudo é feito no mesmo software, que segue padrões. Logo, as tarefas são realizadas sempre da mesma forma, independentemente de quem as está fazendo.
E, por ser uma solução compartilhada, isso também evita que os profissionais detenham em seus computadores as informações financeiras que, na verdade, deveriam estar com fácil acesso aos demais membros da equipe.
Já com o uso de um sistema próprio para a gestão financeira, qualquer pessoa com permissão de acesso pode consultar ou inserir as informações, garantindo o fluxo das atividades que precisam ser realizadas no dia a dia.
Aprimoramento do gerenciamento financeiro
Tarefas automatizadas demandam menos tempo e resultam em menos falhas. Eliminando esses dois fatores, o gerenciamento financeiro da empresa ganha novo fôlego, visto que boa parte das tarefas passam a ser feitas automaticamente, tais como cálculos e conciliação bancária.
Visualização mais ampla da situação da empresa
Por tudo estar centralizado em um único sistema, os gestores têm uma visão realmente completa e assertiva de como está a saúde financeira do negócio.
Isso evita ter que buscar diferentes fontes de dados para identificar, por exemplo, como está o faturamento, quais são os pontos de perdas financeiras e outras informações que afetam o crescimento da companhia.
Tomadas de decisão mais assertivas
Por gerar diversos relatórios, softwares desse tipo embasam as tomadas de decisão, considerando os dados coletados e analisados, em substituição aos “achismos”.
Na prática, isso quer dizer que os gestores têm uma fonte realmente concreta para respaldar seus pareceres e quais direcionamentos dar aos recursos que estão sendo captados pela empresa.
Dica! Aproveite que está aqui e baixe agora mesmo o e-book exclusivo: “Tenha uma gestão fluida de pagamentos na sua plataforma com Zoop Payments“
Qual o melhor software de gestão financeira empresarial?
É certo que cada sistema de gestão financeira oferece um leque diferente de funcionalidades. Além disso, é possível encontrar os que são voltados para pequenas empresas, para companhias de porte maior, em versões para desktop ou aplicativo e outras particularidades.
Nessa linha, qual seria a melhor opção para um sistema de gestão financeira de qualidade? Ele deve conter as seguintes categorias:
- armazenamento de dados em nuvem;
- possibilidade de parametrizar as referências de cálculo de acordo com o perfil do negócio;
- capacidade para absorver novos volumes de dados e informações conforme a empresa cresce;
- agendamento das datas de contas a pagar;
- geração automática de cobranças, como envio de boletos bancários para os clientes;
- emissão automática de notas fiscais;
- geração de relatórios diversos;
- controle e gerenciamento de estoque;
- controle de fluxo de caixa.
Achou tudo isso interessante e quer mais dicas de como aprimorar o gerenciamento do seu negócio? Então, você precisa conhecer o Zoop Payments.
Essa ferramenta de pagamentos oferece um painel de controle centralizado para administrar as entradas e saídas do negócio.
Esse processo é feito por intermédio da integração de todos os meios de pagamento, sejam online ou offline, cujos valores são liquidados instantaneamente na conta da empresa.
Em paralelo, essa ferramenta gera relatórios de gestão com métricas de performance e gerenciamento financeiro.
Por fim, há também a possibilidade de personalizar os métodos de cobrança com base nas necessidades do negócio para tornar a gestão ainda mais eficiente!
Converse com um consultor agora mesmo e saiba mais sobre o Zoop Payments.
Aliás, aproveite que chegou até aqui, no blog da Zoop, para conferir também outros artigos!
- Automação de vendas: o que é, como funciona e por que utilizar?
- Entenda o que é sistema de automação financeira e 4 benefícios de sua aplicação
- Controle de recebimentos: como fazer e qual a importância para sua empresa?
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.