Ticket médio: como aumentar? 5 estratégias para melhor esse indicador
Saber o que é ticket médio e como calcular esse indicador é fundamental para manter a saúde financeira e o crescimento de qualquer negócio. Afinal, ele aponta qual foi o valor médio de vendas da empresa em um determinado período e, consequentemente, como foi o desempenho da equipe comercial durante esse tempo.
Porém, pode acontecer de, ao chegar nessa resposta, os números identificados serem insatisfatórios para os gestores, levando à necessidade de adotarem medidas e ações que ajudem a aumentar essa métrica.
Mas antes de pensar em estratégias para aumentar o ticket médio da sua empresa, é bem importante ter em mente que quando esse indicador está alto não significa, necessariamente, que o volume de vendas também esteja.
Para saber qual o ticket médio ideal para o seu negócio é preciso considerar fatores como ramo de atuação, tipo de produto e/ou serviço comercializado, valor cobrado, entre outras variáveis relacionadas.
Por exemplo, uma loja que comercializa produtos na faixa de preço de R$ 1 mil reais cada pode até ter um ticket médio maior do que aquela cuja média de valor das mercadorias é de R$ 50. Todavia, isso não indica, obrigatoriamente, que a primeira esteja vendendo mais do que a segunda.
O que estamos querendo dizer aqui é que não existe um número fixo que signifique o ticket médio ideal para um negócio, pois esse valor depende de variáveis específicas e particulares de cada empresa.
Mas se mesmo após entender isso você perceber que o montante alcançado não é o suficiente para manter a saúde financeira e o crescimento da sua companhia, então as estratégias para aumentar o ticket médio precisam ser colocadas em prática.
Neste artigo, você verá cinco dicas que ajudarão a aumentar esse indicador na sua empresa. Siga a leitura e confira agora mesmo quais são.
5 dicas para aumentar o ticket médio do seu negócio
Algumas das estratégias que podem ser aplicadas para aumentar o ticket médio da sua companhia são:
- criar programas de fidelidade e/ou de recompensas;
- montar um clube de assinatura;
- promover cross-sell e up-sell;
- oferecer cashback;
- melhorar a sua oferta de meios de pagamento.
Criar programas de fidelidade e/ou de recompensas
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), divulgados em uma matéria do site Valor Econômico, participantes de programas de fidelidade fizeram 12,8 milhões de transações no 1° semestre de 2022, número que representa um crescimento de 28,3% em comparação ao mesmo período de 2021.
Isso mostra que os consumidores estão, cada dia mais, valorizando ações desse tipo. Uma prova disso é que, segundo a mesma reportagem, o número de pontos e/ou milhas emitidos em programas de recompensa também no 1° semestre de 2022 foi quase 80% maior do que no ano anterior.
Em uma estratégia para aumentar o ticket médio de um negócio, esses programas são uma forma de fazer os clientes comprarem mais vezes da sua empresa. Esse comportamento, por sua vez, pode levar a aquisições de valores maiores na busca por benefícios e retornos mais expressivos.
Montar um clube de assinatura
Um clube de assinatura segue o mesmo princípio da estratégia anterior, visto que, além de ajudar a fidelizar o cliente, pode induzi-lo a comprar mais e mais vezes do seu negócio.
Isso pode acontecer porque, se a experiência oferecida com o clube de assinatura for satisfatória, a chance de o consumidor se interessar por outros produtos e/ou serviços que não estão incluídos nesse pacote tende a aumentar. Com isso, a possibilidade de gerar novas vendas e de elevar o faturamento também.
Dica de leitura: “Por que você deve melhorar a experiência de compra do seu cliente?“
Promover cross-sell e up-sell
Outra forma de aumentar esse importante indicador é implementando ações de cross-sell e de up-sell.
Cross-sell é a venda cruzada. É quando, em uma negociação, o vendedor oferece outro produto ou serviço relacionado àquele que está sendo adquirido pelo cliente — tais como, sugerir uma batata-frita grande na compra de um hambúrguer.
Já o up-sell é a oferta de uma versão melhorada de algo que está sendo comercializado, a um valor um pouco mais expressivo — por exemplo, a versão premium de um serviço.
Oferecer cashback
Cashback é a devolução ao cliente de parte do valor de uma compra realizada. Esse retorno pode ser dinheiro, em forma de desconto em novas aquisições, ou em outro formato compatível com o modelo de negócio.
Essa estratégia ajuda a aumentar o ticket médio da sua empresa, especialmente se só for possível usar esse saldo em novas compras. Isso faz com que o consumidor volte e gaste mais no seu negócio.
Melhorar a sua oferta de meios de pagamento
Os meios de pagamento que são oferecidos também podem ajudar a melhorar esse indicador. Um dos motivos é que, quando o cliente encontra o seu método favorito, as chances de desistir da compra diminuem e a de voltar para fazer novas aquisições aumentam.
Uma prova disso foi citada no nosso Relatório de Tendências 2022, o qual destacou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.
O Pix, por exemplo, por sua facilidade, praticidade e segurança, tende a fomentar compras não programadas, tanto nas vendas online quanto nas presenciais, gerando mais vendas e lucratividade para o negócio.
Como se calcula o ticket médio?
Para escolher quais dessas estratégias são mais indicadas para o seu negócio, o primeiro passo é calcular o ticket médio da sua empresa. Ao fazer isso, você chegará a um resultado que servirá como base sobre quais atitudes deve tomar para melhorar esse indicador.
Esse cálculo é relativamente simples, visto que basta considerar o faturamento total obtido em determinado período e a quantidade de vendas realizadas no mesmo intervalo. A fórmula para isso é:
Ticket médio = faturamento bruto da empresa em R$ / volume de vendas
Caso queira, também pode utilizar a quantidade de clientes que foram atendidos no período, da seguinte forma:
Ticket médio = total de vendas em R$ / número de clientes
Qual é o ticket médio ideal?
Como dissemos logo na abertura deste artigo, não existe um número exato tido como um ticket médio ideal para os negócios. Além disso, é preciso considerar uma série de variáveis que dependem de cada modelo de negócio.
Em linhas gerais, esse indicador é visto como bom quando ele cobre os custos gerados com aquisição de clientes e ainda resulta em uma boa margem de lucro para a empresa.
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