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    O que é Unified Commerce? Conheça o método para vender mais na Páscoa

    04 de abril de 2023
    Por Redação Zoop
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    Ano após ano, o varejo vem adotando novas tendências tecnológicas para otimizar processos e melhorar resultados. Uma delas é o Unified Commerce, método que centraliza e integra todas as operações comerciais (online e offline) de uma loja, em apenas uma plataforma.

    Em especial, com a aproximação da Páscoa, empresas voltadas para o comércio de bomboniere, barras de chocolate, ovos de páscoa, bolos e doces diversos precisam se desdobrar para aproveitar o potencial de vendas nesse período.

    O e-commerce teve um aumento de 8,8% de vendas na Páscoa em 2022, somando R$ 6,5 bilhões nos cofres, conforme os dados da Neotrust. Isso corrobora para o crescimento desse segmento durante o período, ano após ano.

    Nesse sentido, o gerenciamento de estoque, o monitoramento de dados do cliente e o controle integrado de dados comerciais são fundamentais para lidar com essa demanda e alavancar as vendas na Páscoa. E, para sorte dos varejistas, o Unified Commerce oferece tudo isso e mais um pouco.

    Nesse conteúdo, vamos te explicar o que é Unified Commerce e o porquê essa é uma das melhores ideias para vendas na Páscoa. Confira!

    O que é Unified Commerce?

    Unified Commerce é a integração, em uma mesma plataforma, de todos os canais comerciais da empresa, sejam online ou offline, inclusive os setores de Vendas e Atendimento ao Cliente. O objetivo é aprimorar a experiência de compra por meio dessa integração, tornando a jornada mais fluida, flexível e sem atritos. 

    Por exemplo, fica a critério do cliente fazer a migração dos canais online para os offline (e vice-versa) de forma fluida e sem interrupção durante o checkout. Isto é: 

    • ele pode comprar um ovo de Páscoa presencialmente na loja física e pedir para ser entregue em um endereço;
    • o consumidor também pode fazer o pedido de um kit de chocolates e bolos na loja virtual, mas preferir pagar presencialmente no estabelecimento na hora de retirar o produto.

    Essa flexibilidade permite um leque maior de opções para o cliente e facilita o trabalho de gerenciamento comercial da empresa, como: controle do fluxo de vendas, giro de estoque, monitoramento de dados etc.

    Como o Unified Commerce melhora as vendas na Páscoa?

    A implementação do Unified Commerce pode alavancar as vendas na Páscoa do varejo em alinhamento com três estratégias, em especial. São elas: o gerenciamento do estoque com a prateleira infinita, o monitoramento do público-alvo com um software CRM e o aprimoramento dos meios de pagamento disponíveis.

    A seguir, abordaremos esses pontos-chave. Confira!

    Gerenciamento de estoque

    A grande vantagem do Unified Commerce para o gerenciamento de estoque é o recurso da prateleira infinita. Mas como isso funciona?

    Ela permite que uma loja disponibilize produtos para venda, mesmo que eles não se encontrem no estoque físico da loja naquele momento. 

    Como o estoque da loja é todo o integrado pelo Unified Commerce, o cliente pode fazer o pagamento do produto em loja para que a entrega seja realizada em outro dia.

    Em resumo, é como se o consumidor utilizasse o serviço do e-commerce, estando na loja física. Esse processo permite muito mais agilidade e disponibilidade para fechar mais vendas e, assim, não frustrar a expectativa de compra do cliente.

    No final, o consumidor sempre terá à disposição uma variedade maior de produtos, mesmo que um ovo de Páscoa que ele tanto queria não esteja disponível fisicamente no momento em que visita a loja. Basta fazer a compra e marcar para receber o produto em casa ou, se preferir, buscá-lo no estabelecimento.

    Monitoramento do público-alvo

    Você já ouviu falar em Customer Relationship Management (CRM)? Essa é uma ferramenta de automação de dados que coleta informações relevantes da jornada de compra do cliente para que as empresas, assim, prestem um atendimento mais personalizado e entendam as demandas do seu público.

    Mas como esse mecanismo somado ao Unified Commerce pode ajudar as lojas a aumentar as vendas de Páscoa? 

    Muito simples! As informações coletadas – tanto dos clientes de loja física quanto os de e-commerce – serão integradas em uma mesma plataforma centralizada, visando facilitar o gerenciamento e combinar dados.

    Dessa forma, é possível mapear quais tipos de produtos são mais comprados pelo smartphone ou quais precisam ser repostos com mais agilidade no estoque da loja física, etc. 

    Esses dados podem fornecer insights valiosos para orientar o atendimento em cada canal de venda, além de melhorar o gerenciamento de produtos, de acordo com suas saídas e tendências.

    Aprimoramento dos meios de pagamento

    O Unified Commerce permite a utilização de uma única plataforma pela qual o consumidor pode escolher um produto, comprar e pagar virtualmente, mas retirar em uma das lojas presenciais da marca. 

    Em outro cenário, ele pode simplesmente fazer o caminho contrário, como explicamos no tópico sobre prateleira infinita e controle do estoque.

    Ou, ainda, é possível selecionar o item no app da loja virtual ou no atendimento via Whatsapp, solicitar a entrega em casa e, por fim, optar por realizar o pagamento presencialmente em espécie.

    Sendo assim, apostar no Unified Commerce é uma das melhores ideias para vendas na Páscoa, pois além de facilitar o gerenciamento interno da loja, contribui para que o cliente tenha uma jornada de compra amplamente flexível e personalizada, em alinhamento com suas necessidades.

    Aliás, conte com o Zoop Payments para implementar uma integração ponta a ponta das vendas do seu negócio, permitindo assim maior controle e transparência para a loja e uma jornada de compra mais agradável e dinâmica para o consumidor.

    A ferramenta da Zoop possibilita ainda a personalização de cobranças, a liquidação imediata de qualquer venda diretamente na conta comercial da empresa e, sobretudo, meios de pagamento diversos, como:

    • boleto bancário;
    • cartão de crédito e débito;
    • carteiras digitais;
    • e transferência via PIX.

    Fale com um consultor agora mesmo e saiba mais detalhes do Zoop Payments!

    Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre Unified Commerce para turbinar suas vendas na Páscoa!

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