Gestão

Vendas de Natal: 4 formas de preparar a sua empresa para vender mais!

Publicado em 03 de setembro de 2021 por Redação Zoop

O ano de 2021 passou rápido e já chegou o momento dos varejistas se preparem para as vendas de Natal.

Sim! Tão logo seja encerrada a Black Friday, maior evento do calendário comercial que antecede a data natalina, as empresas do setor precisam se organizar rapidamente para absorver os novos volumes de vendas que virão — os quais, ao que tudo indica, serão altos, especialmente no comércio eletrônico.

Dados do relatório da Ebit|Nielsen, divulgados no portal UOL, revelaram que o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas no 1º trimestre de 2021, atingindo R$ 53 bilhões em faturamento.

Esse número representa um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período de 2020, e o indicativo que as compras online vieram para ficar, mesmo que tenham sido fortemente impulsionadas pelo isolamento social devido à pandemia.

Seguindo essa tendência, é bem provável que o 2º semestre de 2021 seja ainda melhor para o e-commerce e varejos físicos que trabalham com uma estratégia omnichannel, devido às datas comemorativas do período que tendem a gerar boas vendas (Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e o Natal).

Considerando esses fatores, a pergunta que fica é: “Como deve ser a preparação para as vendas de Natal?”. A oferta de diferentes meios de pagamento e ter o consumidor no centro das operações estão entre as abordagens mais indicadas. 

Confira detalhes de cada uma e outras possibilidades agora, neste artigo!

Como aumentar as vendas de Natal? 4 maneiras eficientes!

Buscar meios de como vender mais no Natal é essencial neste momento de retomada econômica pelo qual o país está passando.

O principal motivo é que, após um período de queda nas vendas devido à pandemia do novo coronavírus, o setor varejista está se reerguendo.

Ainda que o comércio eletrônico tenha conseguido se manter em constante crescimento nos últimos tempos, isso não aconteceu com o varejo físico.

Dados do Mastercard SpendingPulse™, indicador que mensura as vendas no varejo online e presencial, constatou que no mês de abril de 2021, o e-commerce expandiu 69%.

Por outro lado, o varejo presencial foi o mais atingido, com o fechamento de 75 mil lojas no primeiro ano da pandemia, segundo dados da CNC divulgados pelo Sincomercio.

Mas agora, com a flexibilização das medidas restritivas para contenção do coronavírus e a reabertura dos comércios, adotar estratégias que permitam às empresas absorverem os novos volumes de vendas é fundamental para que não percam nenhuma oportunidade de negócios.

Pensando nisso, as nossas dicas de preparação para as vendas de Natal, válidas tanto para lojas físicas quanto para as virtuais, são:

  • mantenha o cliente no centro da sua estratégia;
  • acompanhe o comportamento do seu público;
  • ofereça soluções de pagamento omnichannel;
  • utilize uma boa plataforma de pagamentos.

Mantenha o cliente no centro da sua estratégia

O primeiro passo para saber como vender mais no Natal, válido também para muitas outras datas comemorativas é: mantenha o cliente no centro da sua estratégia.

Uma das principais justificativas para isso é que, experiências de compras melhores geram clientes mais satisfeitos que, por sua vez, tendem a comprar mais.

Uma pesquisa do Opinion Box mostrou que 81% dos consumidores que passam por boas experiências gastam mais nas empresas que lhe proporcionaram isso.

Somado a esse ponto, 91% dos entrevistados afirmam que a experiência oferecida é uma questão bastante importante e que influencia na sua decisão de compra. 

Acompanhe o comportamento do seu público

Seguindo essa mesma linha, é também essencial acompanhar e considerar o comportamento do consumidor, especialmente no que diz respeito aos meios de pagamento oferecidos.

Um bom exemplo é o aumento do uso dos pagamentos por aproximação, ou contactless. Incentivado pela pandemia a fim de evitar possível contágio, esse meio de pagamento caiu no gosto dos consumidores e tem apresentado importante adesão.

Dados do 4º trimestre de 2020, apresentado em fevereiro de 2021 pela Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões, apontou um crescimento de 469,6% no uso do pagamento por aproximação.

Dica de leitura: “Contactless: por que oferecer essa tecnologia nos seus meios de pagamento?

No que se refere aos meios de pagamentos que podem ser utilizados no e-commerce, não podemos deixar de citar a carteira digital.

O relatório The Global Payments Report apontou que o checkout online utilizando essa solução cresceu 6,5% em todo o mundo. 

Estima-se que, até 2024, a carteira digital para pagamento seja responsável por mais de 51% de todo o volume de vendas online.

Mas claro que, além desses, não se pode deixar de oferecer os tradicionais cartões de crédito, de débito e boleto bancário.

A oferta de um cartão de crédito com a sua marca, inclusive, pode aumentar as suas taxas de fidelização.

Ofereça soluções de pagamento omnichannel

E já que estamos falando em se preparar para as vendas de Natal, tanto no varejo digital quanto no presencial, é fundamental destacarmos o pagamento omnichannel.

O pagamento omnichannel pode ser definido como a integração de métodos de pagamento físicos e virtuais.

Consiste em, por exemplo, permitir que um cliente em uma compra presencial pague o produto adquirido por meio de um QR Code.

Aproveite e leia também: “Pagamento via QR Code: conheça mais sobre essa experiência do pagamento sem contato

As vantagens dos pagamentos omnichannel beneficiam empresas e clientes. Do ponto de vista do varejista, por exemplo, gera novas oportunidades de negócio, contribui para atender a novas camadas de consumidores e, claro, ajuda a aumentar o faturamento.

Para os consumidores, essa oferta permite utilizar o meio de pagamento mais adequado para aquele momento, a ter uma experiência de acordo com as suas necessidades e a finalizar a compra de maneira mais fluida e otimizada.

Dica extra! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem:

 

Utilize uma boa plataforma de pagamentos

Nossa última dica de como se organizar para as vendas de Natal é preparar a sua empresa para receber o alto volume financeiro que será transacionado. Quanto a isso, o uso de uma boa plataforma de pagamentos faz toda a diferença.

Uma plataforma de pagamento é uma solução que facilita o recebimento e o gerenciamento de pagamentos realizados de forma presencial ou virtual.

O Zoop Payments, por exemplo, permite integrar meios de pagamentos, independentemente da forma de captura, contribuindo para uma oferta omnichannel.

Além disso, melhora o seu split de pagamento, permite acompanhar as transações realizadas em tempo real e muito mais.

Leia o artigo “Melhore a experiência da sua plataforma de pagamento online com a Zoop!” e confira todas as funcionalidades e vantagens dessa solução!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo