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Adquirente, subadquirente e gateway de pagamento: diferenças e como escolher a melhor solução para o seu e-commerce

Publicado em 30 de abril de 2021 por Redação Zoop

Adquirente, subadquirente e gateway são termos bastante ouvidos por quem trabalha com pagamentos online. Mas você sabe a diferença entre essas soluções?

Adquirentes e subadquirentes são empresas responsáveis por intermediar os pagamentos realizados com cartão entre o comércio eletrônico, a bandeira do cartão e o banco que emitiu o cartão do cliente.

Já o gateway de pagamento é uma solução tecnológica que tem por objetivo garantir a agilidade e a segurança dos dados que estão sendo transmitidos na transação financeira.

Saber as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway é essencial para escolher qual a solução mais indicada para o seu e-commerce e, com isso, evitar qualquer problema no processo de checkout oferecido aos clientes.

Confira, agora, as particularidades, os pontos positivos e negativos de cada opção e o que considerar na hora de decidir pela mais adequada.

Diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway de pagamento

A principal diferença entre adquirente, subadquirente e gateway diz respeito ao papel de cada uma dessas soluções no processo de fluxo de pagamentos online.

Adquirente

Adquirentes, ou credenciadoras, são empresas que fazem a intermediação e o processamento das transações financeiras realizadas via cartão de débito e de crédito.

A principal responsabilidade de um adquirente é garantir a comunicação entre o varejista e o banco/bandeira responsável pelo cartão do cliente. 

É também essa empresa que recebe o valor da venda e, posteriormente, envia para o comerciante (geralmente, em até 30 dias).

Pontos positivos de trabalhar com um adquirente:

Pontos negativos de trabalhar com um adquirente:

  • para o e-commerce se credenciar a uma empresa adquirente é preciso cumprir uma série de regras de segurança, o que requer um investimento alto;
  • não oferecem soluções antifraude integradas, ficando sob responsabilidade do varejista adquirir ferramentas que garantam a segurança na transmissão dos dados;

 

Dica! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem sobre fraudes nos meios de pagamento:

Subadquirente

As empresas subadquirentes, ou intermediadoras, têm função semelhante às das adquirentes.

Elas fazem a intermediação e a liquidação dos pagamentos realizados com cartões. Porém, os subadquirentes também fazem a comunicação com as empresas adquirentes, além dos bancos e bandeiras de cartão.

Pontos positivos de trabalhar com um subadquirente

  • o processo de integração é facilitado, o que contribui para adesão de pequenas e médias empresas, e até de pessoas físicas;
  • contam com sistema antifraude próprio.

Pontos negativos de trabalhar com um subadquirente

  • tendem a ter taxas mais elevadas do que as praticadas pelas adquirentes;
  • podem contribuir para o abandono de carrinho, pois costumam direcionar os clientes para outra página de checkout.

Gateway de pagamento

Um gateway de pagamento é uma solução que tem como função garantir a segurança dos dados transmitidos durante o fluxo de pagamento de uma compra online.

Leia também o nosso artigo “Como se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados? E confira os impactos na indústria de meios de pagamento?”

Ele criptografa as informações coletadas, tais como número do cartão, valor da compra, nome do cliente e outros, e garante que não possam ser aproveitadas para a realização de possíveis fraudes na internet.

Durante a conclusão de uma venda virtual, o gateway é a primeira fase da etapa inicial do processo. Ou seja, na pré-autorização, ele já garante a segurança do envio dos dados para a empresa adquirente — para quem utiliza subadquirentes, o gateway já faz parte da solução.

Entenda o passo a passo neste artigo: “Fluxo de pagamentos online: o que acontece do fechamento da compra ao recebimento do valor pelo vendedor

Pontos positivos de trabalhar com um gateway

  • garante a segurança das informações inseridas e transmitidas para pagamento nas vendas online;
  • transmite mais confiança ao cliente e confere mais credibilidade à marca

Pontos negativos de trabalhar com um gateway

  • pode ter um custo de implementação elevado;
  • depende de um adquirente para funcionar, bem como de conciliadores de recebíveis.

Como escolher a melhor solução entre adquirente, subadquirente e gateway de pagamento

Agora que as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway ficaram claras, é bem importante que você saiba também quais critérios considerar na hora de escolher a melhor opção para o seu e-commerce, certo?

Na lista de pontos que precisam ser analisados, os mais importantes são:

  • considere o seu modelo de negócios e o seu volume de vendas;
  • analise o custo-benefício e os valores cobrados pelas transações;
  • não abra mão de melhorar a experiência do cliente;
  • verifique se a solução permite fácil integração à sua plataforma;
  • veja quanto o tipo de checkout oferecido pode afetar as suas vendas.

 

Considere o seu modelo de negócios e o seu volume de vendas

O primeiro ponto que você deve considerar na hora de escolher a solução de processamento de pagamento certa para a sua empresa é o seu modelo de negócios e, principalmente, o seu volume de vendas.

Como você pôde ver nas diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway de pagamento, as intermediadoras, por exemplo, tendem a atender melhor comércios eletrônicos de pequeno e médio porte.

Essa análise garante que você pague por um serviço que seja compatível com o porte da sua empresa.

Leia também: “Mercado de adquirência no Brasil: o que é, como funciona e qual a expectativa para o futuro?

Analise o custo-benefício e os valores cobrados pelas transações

Relacionado ao ponto anterior, não deixe de fazer uma boa análise das taxas e tarifas que são cobradas pelas transações.

Pode acontecer de uma empresa oferecer um preço mais acessível de contratação dos serviços, mas ter cobranças elevadas, ou o contrário. 

Não abra mão de melhorar a experiência do cliente

Um dos principais objetivos do uso dessas soluções deve ser melhorar a experiência de compra do cliente. Por isso, sua escolha deve garantir que a finalização do pagamento aconteça de forma fluida, rápida e segura.

Verifique se a solução permite fácil integração à sua plataforma

Geralmente, essas soluções são integradas às plataformas de e-commerce através de APIs, que são padrões de programação e de instruções.

A ideia é que a empresa com a qual fechou parceria promova uma integração simplificada, assim como forneça um bom serviço de suporte sempre que você precisar.

Veja quanto o tipo de checkout oferecido pode afetar as suas vendas

Basicamente, existem dois tipos de checkout de pagamentos online, o tradicional e o transparente. 

No tradicional, o cliente é direcionado a outra página que não a do e-commerce. No transparente, todo o processo de pagamento é realizado no próprio comércio eletrônico.

Essa diferenciação pode influenciar no seu volume de vendas, uma vez que contribui para o abandono do carrinho se o cliente não se sentir seguro.

Com as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway de pagamento bem definidas, assim como os critérios que você deve analisar antes de escolher a melhor solução, temos mais uma dica bem importante para você.

Sabia que é possível transformar a sua empresa em uma subadquirente? O artigo “Como ser um subadquirente ou fintech de sucesso? Os 7 pontos principais” explica, em detalhes, como isso é possível. Não deixe de ler!

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