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Black Friday 2020: melhore a experiência dos clientes com diferentes opções de pagamento e lucre mais!

Publicado em 07 de novembro de 2019 por Redação Zoop

Vem aí a Black Friday 2020 e, com ela, uma excelente oportunidade para aumentar o volume de vendas!

 

Porém, diversas mudanças aconteceram entre esta edição e a dos anos anteriores. Uma delas diz respeito ao aumento das vendas online, fortemente impulsionada pela pandemia do novo coronavírus.

 

O levantamento da Ebit|Nielsen mostrou que, já na Black Friday 2019, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões — 23,6% a mais do que na edição de 2018.

 

Para este ano, uma pesquisa apontou que 55% dos consumidores pretendem usar canais físicos e digitais para realizarem suas compras, ou seja, o varejo omnichannel.

 

Além disso, 29% afirmaram que vão usar apenas a internet para aquisições na Black Friday 2020.

 

Somado a isso, a intenção de fazer compras presenciais neste período caiu de 35% do ano passado, para 16% este ano. Ou seja, essa será a Black Friday mais digital de todas!

 

Porém, o varejo físico também precisa estar pronto para receber o alto volume de vendas, especialmente fazendo a integração dos seus canais e aumentando a oferta de meios de pagamento.

 

E por falar em soluções de pagamento, esse é um quesito que não muda entre uma Black Friday e outra: quanto mais opções oferecer, e quanto mais rápido for esse processo, maiores as chances de vender mais!

 

Por isso, neste texto vamos compartilhar três dicas para uma infraestrutura robusta de pagamentos e serviços financeiros que o seu negócio deve fornecer para que seus parceiros vendam ainda mais na Black Friday 2020!

Como se preparar para a Black Friday 2020?

Um bom planejamento é o primeiro passo para dar conta da alta demanda de vendas da semana de descontos.

 

No que diz respeito à Black Friday 2020, especificamente, pode ser uma maneira de retomar a lucratividade, fortemente comprometida pela pandemia do novo coronavírus.

 

Leia também “Coronavírus: como as organizações devem se adaptar em tempos de crises?

 

Mas para que o processo de finalização das compras seja concluído sem problemas, é fundamental pensar nos meios de pagamento oferecidos.

 

Veja 3 infraestruturas de pagamentos e serviços financeiros que vão ajudar você e seus parceiros de negócios.

1 – Splits de pagamento

Oferecer um bom split de pagamento é a maneira mais indicada de otimizar o processo de cobrança de uma loja virtual, ainda mais para os pagamentos realizados durante a Black Friday 2020, que será bastante digital.

 

O split de pagamento, ou split payment, permite que o cliente compre diversos produtos, de diferentes fornecedores, gerando uma única cobrança.

 

Para o consumidor final a grande vantagem é a otimização do tempo, evitando que precise pagar os itens separadamente para cada lojista.

 

Para os marketplaces, se destaca a facilidade de divisão de valores já no momento de checkout, direcionando para cada fornecedor a quantia devida com dedução de taxas automática.

 

Além disso, há a conciliação bancária, que garante um controle melhor, mais rápido, confiável e otimizado.

2 – Boleto bancário

Como o foco principal é oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores para vender mais na Black Friday 2020, permitir a opção de boleto bancário pode aumentar o seu leque de oportunidades, especialmente porque ainda existe um grande número de pessoas que não têm cartão, seja de crédito ou de débito.

 

Segundo a Febraban, 40% dos brasileiros ainda não possuem conta bancária. Por isso, só oferecer cartões como forma de pagamento na Black Friday pode afastar clientes e atrapalhar as vendas dos seus lojistas.

 

Além disso, o boleto bancário também é uma boa alternativa para quem possui cartão, mas não conseguir utilizá-lo no momento por qualquer motivo em particular.

 

Para mais detalhes, confira a solução de boletos bancários da Zoop!

3 – Cartão de crédito (com diferentes bandeiras)

Por outro lado, as chances de o consumidor gerar o boleto e não pagar são altas. Um dos motivos pode ser a falta de praticidade em comparação aos outros meios de pagamento.

 

Devido a esse fator, os pagamentos via débito e crédito ainda são os melhores para os marketplaces e e-commerces.

 

O 40ª WebShoppers, importante relatório de dados sobre comércio eletrônico, apontou que 67% dos usuários utilizam o cartão de crédito para fazer suas compras online e 52,6% a função débito.

 

Na mesma linha, garanta que seu negócio:

  • aceite a maior variedade de bandeiras (Visa, Mastercard, Elo e entre outras);
  • garanta a possibilidade de dividir a compra em diferentes cartões;
  • evidencie os selos e protocolos de segurança de dados no fluxo de pagamento.

 

Afinal, o consumidor final precisa sentir credibilidade e segurança na hora preencher os dados do cartão.

 

Para mais informações, conheça nossa solução de pagamentos online.

Bônus: outras opções de pagamento para a Black Friday 2020!

Quanto mais opções de pagamento, maior o volume de vendas tende a ser.

 

Por isso, aqui vão mais algumas opções de pagamentos para você considerar para a Black Friday 2020:

  • Combo cartão + boleto é uma outra possibilidade a ser considerada;
  • Pagamentos via TED (Transferência Eletrônica Disponível) que atende muito bem os consumidores que têm receio de digitar seus dados bancários em sites;
  • Carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay, que permitem uma experiência de compra ainda mais rápida para o consumidor e se tornam diferenciais em pagamentos presenciais.

 

E considerando esse perfil cada vez mais digital dos clientes, não podemos deixar de citar mais algumas soluções de pagamentos virtuais, tais como:

  • QR Code, que permite o pagamento via smartphone, sem precisar de cartão;
  • Pagamento por aproximação, o contactless, que não necessita de contato com a maquininha de cartão e pode ser realizado por diferentes dispositivos, tais como relógio, pulseira, celular etc;
  • PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central que garante pagamentos e transferências em até 10 segundos, a qualquer hora ou dia da semana (excelente alternativa a boletos, TED e DOC)

 

Entenda melhor ouvindo este Podcast do Papo na Nuvem:

Mas ainda dá tempo de ser case de sucesso na Black Friday 2020?

O fato de faltar pouco tempo para a Black Friday 2020 não quer dizer que não há mais nada que lojistas e marketplaces possam fazer para ter uma boa infraestrutura de pagamentos.

 

Por se tratar de tecnologia, Rodrigo Miranda, sócio-fundador da Zoop, reforça quanto é possível implementar novas facilidades em pouco tempo:

 

Os processos de integração mais rápidos podem levar no máximo 3 dias, porque nossas APIs são totalmente abertas para conversar com as estruturas de lojistas de diferentes portes e setores de atuação”, afirma.

 

A prova disso é a Cissa Magazine, marketplace especializada em produtos eletrônicos que atende todo Brasil.

 

Para garantir agilidade nas compras e, assim, evitar que os clientes abandonem os carrinhos, o e-commerce contratou as soluções da Zoop e já constatou inúmeros benefícios, inclusive em Black Fridays anteriores.

 

Um ponto crucial que a Zoop deve nos ajudar muito é na estabilidade das transações e boletos gerados de forma correta e sem falhas”, ressalta Gabriel Linardi, Head da Operação de Pagamentos da Cissa Magazine.

Tudo certo com a sua infraestrutura de pagamentos e serviços financeiros para Black Friday 2020?

Se você ainda não garantiu a infraestrutura de pagamentos adequada para seus parceiros venderem mais na Black Friday 2020, não se preocupe!

 

Nós, da Zoop, provemos variados serviços financeiros e meios de pagamento para que seu marketplace ou ERP os forneça a seus parceiros.

 

Com a nossa plataforma pagamentos White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor, e oferece soluções com a sua marca!

 

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