Está chegando o dia da Black Friday 2022 e, com ela, uma excelente oportunidade para aumentar o volume de vendas!
Porém, diversas mudanças aconteceram entre esta edição e a dos anos anteriores. Uma delas diz respeito ao aumento das vendas online, fortemente impulsionada pela pandemia do novo coronavírus.
O levantamento da Ebit|Nielsen mostrou que, já na Black Friday 2021, o varejo online brasileiro faturou R$ 5,8 bilhões — 1,7% a mais do que na edição de 2020.
Para este ano, uma pesquisa apontou que 27% dos consumidores pretendem usar canais físicos, enquanto 73% preferem os digitais para realizarem suas compras. Ou seja, empresas precisam apostar no varejo omnichannel para aproveitar uma fatia maior do público.
Isso mesmo: apesar do varejo físico ser menos requisitado que o digital, ele também precisa estar pronto para receber o alto volume de vendas, especialmente fazendo a integração dos seus canais e aumentando a oferta de meios de pagamento.
E por falar em soluções de pagamento, esse é um quesito que não muda entre uma Black Friday e outra: quanto mais opções oferecer, e quanto mais rápido for esse processo, maiores as chances de vender mais!
Por isso, neste texto vamos compartilhar três dicas para uma infraestrutura robusta de pagamentos e serviços financeiros que o seu negócio deve fornecer para que seus parceiros vendam ainda mais na Black Friday 2022!
Como se preparar para a Black Friday 2022?
Um bom planejamento é o primeiro passo para dar conta da alta demanda de vendas da semana de descontos.
No que diz respeito à Black Friday 2022, especificamente, pode ser uma maneira de retomar a lucratividade, fortemente comprometida pela pandemia do novo coronavírus.
Leia também “Coronavírus: como as organizações devem se adaptar em tempos de crises?”
Mas para que o processo de finalização das compras seja concluído sem problemas, é fundamental pensar nos meios de pagamento oferecidos.
Veja 3 infraestruturas de pagamentos e serviços financeiros que vão ajudar você e seus parceiros de negócios.
1 – Splits de pagamento
Oferecer um bom split de pagamento é a maneira mais indicada de otimizar o processo de cobrança de uma loja virtual, ainda mais para os pagamentos realizados durante a Black Friday 2022, que será bastante digital.
O split de pagamento, ou split payment, permite que o cliente compre diversos produtos, de diferentes fornecedores, gerando uma única cobrança.
Para o consumidor final a grande vantagem é a otimização do tempo, evitando que precise pagar os itens separadamente para cada lojista.
Para os marketplaces, se destaca a facilidade de divisão de valores já no momento de checkout, direcionando para cada fornecedor a quantia devida com dedução de taxas automática.
Além disso, há a conciliação bancária, que garante um controle melhor, mais rápido, confiável e otimizado.
2 – Boleto bancário
Como o foco principal é oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores para vender mais no dia da Black Friday 2022, permitir a opção de boleto bancário pode aumentar o seu leque de oportunidades, especialmente porque ainda existe um grande número de pessoas que não têm cartão, seja de crédito ou de débito.
Segundo a Brink’s e Fundação Dom Cabral, 38,5% dos brasileiros ainda não possuem conta bancária. Por isso, só oferecer cartões como forma de pagamento na Black Friday pode afastar clientes e atrapalhar as vendas dos seus lojistas.
Além disso, o boleto bancário também é uma boa alternativa para quem possui cartão, mas não consegue utilizá-lo no momento por qualquer motivo em particular.
Para mais detalhes, confira a solução de boletos bancários da Zoop!
3 – Cartão de crédito (com diferentes bandeiras)
Por outro lado, as chances de o consumidor gerar o boleto e não pagar são altas. Um dos motivos pode ser a falta de praticidade em comparação aos outros meios de pagamento.
Devido a esse fator, os pagamentos via débito e crédito ainda são os melhores para os marketplaces e e-commerces.
O 44º WebShoppers, importante relatório de dados sobre comércio eletrônico, apontou que o cartão de crédito ainda é o método preferido dos consumidores para fazer suas compras online, mas métodos como o Pix e o cartão de débito também registram crescimento e são destaques.
Na mesma linha, garanta que seu negócio:
- aceite a maior variedade de bandeiras (Visa, Mastercard, Elo e entre outras);
- garanta a possibilidade de dividir a compra em diferentes cartões;
- evidencie os selos e protocolos de segurança de dados no fluxo de pagamento.
Afinal, o consumidor final precisa sentir credibilidade e segurança na hora preencher os dados do cartão.
Para mais informações, conheça nossa solução de pagamentos online.
Bônus: outras opções de pagamento para a Black Friday 2022!
Quanto mais opções de pagamento, maior o volume de vendas tende a ser.
Por isso, aqui vão mais algumas opções de pagamentos para você considerar para a Black Friday 2022:
- Combo cartão + boleto é uma outra possibilidade a ser considerada;
- Pagamentos via TED (Transferência Eletrônica Disponível) que atende muito bem os consumidores que têm receio de digitar seus dados bancários em sites;
- Carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay, que permitem uma experiência de compra ainda mais rápida para o consumidor e se tornam diferenciais em pagamentos presenciais.
E considerando esse perfil cada vez mais digital dos clientes, não podemos deixar de citar mais algumas soluções de pagamentos virtuais, tais como:
- QR Code, que permite o pagamento via smartphone, sem precisar de cartão;
- Pagamento por aproximação, o contactless, que não necessita de contato com a maquininha de cartão e pode ser realizado por diferentes dispositivos, tais como relógio, pulseira, celular etc;
- Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central que garante pagamentos e transferências em até 10 segundos, a qualquer hora ou dia da semana (excelente alternativa a boletos, TED e DOC)
Entenda melhor ouvindo este Podcast do Papo na Nuvem:
Mas ainda dá tempo de ser case de sucesso na Black Friday 2022?
O fato de faltar pouco tempo para o dia da Black Friday 2022 não quer dizer que não há mais nada que lojistas e marketplaces possam fazer para ter uma boa infraestrutura de pagamentos.
Por se tratar de tecnologia, Rodrigo Miranda, sócio-fundador da Zoop, reforça quanto é possível implementar novas facilidades em pouco tempo:
“Os processos de integração mais rápidos podem levar no máximo 3 dias, porque nossas APIs são totalmente abertas para conversar com as estruturas de lojistas de diferentes portes e setores de atuação”, afirma.
A prova disso é a Cissa Magazine, marketplace especializada em produtos eletrônicos que atende todo Brasil.
Para garantir agilidade nas compras e, assim, evitar que os clientes abandonem os carrinhos, o e-commerce contratou as soluções da Zoop e já constatou inúmeros benefícios, inclusive em Black Fridays anteriores.
“Um ponto crucial que a Zoop deve nos ajudar muito é na estabilidade das transações e boletos gerados de forma correta e sem falhas”, ressalta Gabriel Linardi, Head da Operação de Pagamentos da Cissa Magazine.
Tudo certo com a sua infraestrutura de pagamentos e serviços financeiros para Black Friday 2022?
Se você ainda não garantiu a infraestrutura de pagamentos adequada para seus parceiros venderem mais e capricharem na promoção da Black Friday 2022, não se preocupe!
Nós, da Zoop, provemos variados serviços financeiros e meios de pagamento para que seu marketplace ou ERP os forneça a seus parceiros.
Com a nossa plataforma pagamentos White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor, e oferece soluções com a sua marca!
Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas e seja um novo case de sucesso na Black Friday 2022! Converse agora com um especialista!
