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    Clube de assinatura: como funciona esse mercado no Brasil?

    19 de maio de 2023
    Por Redação Zoop
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    Clube de assinatura é um modelo de negócio recorrente que, para usufruir, o cliente precisa pagar um determinado valor em troca de produtos ou serviços que serão entregues diretamente no endereço informado por ele.

    O leque de itens que podem ser comercializados dessa forma é praticamente ilimitado. Os mais conhecidos são livros e vinhos, porém, já existem os clubes de assinatura de alimentos para pets, papelaria, cosméticos, café, queijo, doces, churrasco, entre outros.

    No que se refere aos serviços por assinatura, os mais populares são streaming de música, podcast, filmes e séries.

    De acordo com dados da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce, citados em uma matéria do site Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o primeiro trimestre de 2021 teve um crescimento de 32% no setor de compras recorrentes em comparação ao mesmo período de 2020.

    Segundo a mesma pesquisa, esse mercado passou de 400 empresas para mais de 4 mil nos últimos cincos anos.

    É possível dizer que o isolamento social por conta da pandemia foi um potencializador dos clubes de assinatura. 

    Esse modelo tornou mais fácil às pessoas receberem em suas casas diferentes produtos para o dia a dia, lazer, cuidados com a saúde, entre outras aplicações, os quais eram necessários obter recorrentemente.

    Mas mesmo passando o momento citado, esse modelo de aquisição segue em alta e apresenta considerável possibilidade de expansão. Tanto que, cada dia mais, novos produtos passam a ser comercializados dessa forma.

    Quem assina tem a vantagem de receber o que precisa, periodicamente, sem precisar sair para comprar. Quem vende, tem como principal benefício a garantia de uma receita recorrente.

    Mas quais outros pontos tornam esse mercado tão promissor? Será que abrir um clube de assinatura é um segmento de trabalho interessante para você? 

    Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras informações sobre esse tema! 

    O que é um clube de assinatura?

    Um clube de assinatura é um modelo de negócio de venda recorrente. Por meio desse serviço o cliente recebe periodicamente, no endereço indicado, o item que foi adquirido, sem que precise de nenhuma nova ação após a contratação.

    Na prática, esses clubes funcionam de maneira similar aos serviços de streaming de música e de filmes. Isso significa que o cliente paga um valor mensal, trimestral, semestral, anual, ou em outro período, para receber os produtos ou serviços escolhidos.

    Quais as vantagens do clube de assinatura?

    O clube de assinatura é um modelo comercial bastante benéfico tanto para quem vende quanto para quem compra.

    Vantagens para quem assina

    Do ponto de vista dos clientes, há toda a praticidade e comodidade de receber os itens preferidos ou serviços diretamente em suas casas, ou em outro local definido. 

    Uma vez efetivada a assinatura, basta esperar que o valor seja debitado da conta corrente ou do cartão de crédito e, no dia previsto, receber as mercadorias ou serviços. Ou seja, o comprador não precisa se preocupar nem com o pagamento, nem em renovar seus pedidos.

    E no que se refere aos valores, por serem planos de média ou longa duração, comumente os preços praticados são menores que os cobrados por aquisições esporádicas ou individuais. Isso, por sua vez, leva a um interessante custo-benefício.

    Dica de leitura: “Pix Recorrente: o que é e como vai funcionar esse serviço?

    Vantagens para quem vende

    para quem vende, sem dúvidas, a vantagem mais expressiva é contar com uma receita recorrente e previsível.

    Isso ajuda na obtenção de um bom fluxo financeiro para a empresa, e a garantir que os compromissos financeiros sejam pagos em dia.

    Somado a isso, é possível usar os recursos recorrentes para expandir o negócio, aplicando-os em frentes que ajudarão no crescimento da empresa, sem a necessidade de, obrigatoriamente, recorrer a créditos externos.

    Se a empresa trabalhar com um período de fidelização, há ainda mais garantia que as assinaturas continuarão a ser pagas durante o período de contrato firmado, o que evita surpresas financeiras para o negócio.

    Não deixe de ler este artigo: “Pagamento recorrente: como funciona e quais são as vantagens?

    Quais são as projeções para este modelo de negócio? 

    Como dissemos logo na abertura deste artigo, o mercado de clubes de assinatura segue apontando para um expressivo crescimento. Um dos motivos é justamente os benefícios que esse formato de vendas traz para os clientes.

    Aqui, partimos do seguinte princípio: quanto mais os consumidores perceberem a comodidade oferecida por esse formato de compras, e a economia financeira que ele pode gerar, mais adeptos esse segmento terá.

    Trazendo esse olhar para as empresas, mesmo as que atualmente vendem seus produtos no formato tradicional, existe a possibilidade de se adequarem a esse modelo de negócio e, assim, explorar mais esse braço de vendas. 

    Isso pode ajudar a atrair mais público, melhorar a performance da marca e, consequentemente, elevar o faturamento.

    Quanto é preciso para investir em um clube de assinatura?

    É um tanto difícil precisar quanto é necessário para investir em um clube de assinatura. A razão para isso é que o valor para estruturar uma empresa desse formato depende de algumas variáveis, por exemplo:

    • identificar qual a melhor plataforma para clube de assinaturas e o valor que precisa ser pago para utilizar essa ferramenta;
    • definir estratégias de marketing e estimar custos de aquisição de clientes;
    • arquitetar despesas logísticas e de gestão de estoque;
    • analisar quantos funcionários serão necessários para viabilizar a companhia e atender as demandas de pedidos.

     

    Ou seja, saber como montar um clube de assinatura requer elaborar um plano de negócios completo, o qual deve incluir também quais serão os meios de pagamento recorrentes oferecidos para os clientes.

    Sobre isso, você pode conferir algumas possibilidades no nosso artigo exclusivo: “Pagamento recorrente: 5 dicas de como montar um plano de assinatura com essa solução

    E para conhecer mais sobre esse tema, aproveitar que está aqui, no blog da Zoop, e leia agora mesmo estes artigos:

     

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