J√° pensou em como criar uma fintech e no que √© preciso para isso? Se a resposta for sim, mas faltam as ferramentas necess√°rias para tirar o seu projeto do papel √© transform√°-lo em realidade, a Zoop √© a solu√ß√£o para essas e outras quest√Ķes.

Um estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econ√īmica Aplicada), em 2018, mostrou que no Brasil 41% dos empres√°rios n√£o conseguem financiamento banc√°rio e apenas 59% das organiza√ß√Ķes t√™m acesso a empr√©stimos em bancos, enquanto nos pa√≠ses desenvolvidos o percentual √© de 95%.

Ou seja, considerando esses n√ļmeros, qualquer empresa que tenha relacionamento com comerciantes e varejistas (marketplace, ERP, empresa de software ou empreendedor) pode virar uma fintech e gerar receita com a movimenta√ß√£o de dinheiro de seus clientes.

Mas como abrir uma fintech? O que mudou com a regulamentação do Banco Central? Como as fintechs ganham dinheiro? Isso e mais é o que você vai descobrir agora!

Como as fintechs lucram?

Antes de você descobrir como criar uma fintech, é importante entender as formas que essas empresas lucram e qual o melhor modelo para implementar em sua fintech.

Desde abril de 2018, a regula√ß√£o das fintechs feita pelo Banco Central permitiu que essas empresas fizessem a migra√ß√£o para se tornarem institui√ß√Ķes financeiras, possibilitando irem al√©m de simples correspondentes banc√°rios.

As que optaram pela mudança e foram aprovadas se tornaram aptas para atuarem como:

  • SCD (Sociedade de Cr√©dito Direto): podem realizar opera√ß√Ķes de cr√©dito utilizando o pr√≥prio capital;
  • SEP (Sociedade de Empr√©stimos entre Pessoas): fazem a intermedia√ß√£o das opera√ß√Ķes denominadas peer-to-peer lending, ou P2P.

Assim, as fintechs ganham dinheiro de diferentes maneiras. Veja algumas possibilidades:

  • trabalhando com meios de pagamento (transfer√™ncias, servi√ßos de cr√©dito etc) e recebendo comiss√£o por cada transa√ß√£o;¬†
  • com capta√ß√£o de leads, ou seja, cobrando taxas para enviar clientes √†s empresas parceiras ;
  • facilitando transa√ß√Ķes, como servi√ßos de c√Ęmbio e convers√£o de moedas;
  • fornecendo empr√©stimos diretos ou conectando pessoas que est√£o precisando de dinheiro √†quelas que est√£o dispostas a emprestar, e recebendo uma porcentagem por isso.

Por que todos querem ganhar com serviços financeiros?

Após a abertura do mercado e a descentralização bancária, mesmo companhias tradicionais que lidam com algum tipo de movimentação financeira também estão vislumbrando na área de pagamentos mais uma oportunidade para lucrar. 

Empresas de software para lojistas, por exemplo, ao gerenciarem milhares de negocia√ß√Ķes diariamente, podem ofertar servi√ßos financeiros como cr√©dito ou alguma solu√ß√£o exclusiva ao p√ļblico, sem precisarem investir tempo e dinheiro com regulamenta√ß√£o e tecnologia.

Em outubro, a l√≠der brasileira em tecnologia para varejo montou uma subadquirente para gerenciar as transa√ß√Ķes de cart√Ķes dos seus clientes, o que resultar√° em um impacto significativo na sua receita.¬†

Utilizando a plataforma Zoop, a fintech não precisa se preocupar com toda a burocracia para se adequar a todas às exigências regulatórias de subadquirência (porque nós já fizemos isso para você) e, ainda, é possível ganhar com cada transação financeira.

Se olharmos globalmente, mesmo gigantes como Google, Apple e Samsung j√° tentam ganhar dinheiro como fintechs e entrar no movimento liderado pelas chinesas Alibaba e Tecent, para criarem um ecossistema que vai al√©m do banco e do setor financeiro ‚ÄĒ recentemente, o Google se juntou a bancos da √ćndia para conceder empr√©stimo.

Essa nova din√Ęmica representa o amadurecimento das fintechs e caminha junto com a demanda dos empreendedores por servi√ßos mais exclusivos e adaptados ao seu modelo de neg√≥cio.¬†

Mesmo o pequeno empresário quer um atendimento mais exclusivo. Os produtos financeiros apresentados ao dono da padaria são os mesmos cedidos ao salão de beleza ou ao médico. Mas cada negócio tem especificidades e oportunidades diferentes, visto que cada um move o dinheiro de uma forma distinta. 

Todo esse desenvolvimento est√° inserido no movimento da Terceira Onda de pagamentos e, por todos esses motivos, entender como criar uma fintech, especialmente com a Zoop, pode ser o segredo para que sua startup se torne um verdadeiro sucesso!

Por que criar uma fintech com a Zoop?

Endere√ßando os aspectos legais, financeiros e tecnol√≥gicos, a Zoop ‚ÄĒ que se prop√Ķe a ser a ‚Äúfintech das fintechs‚ÄĚ ‚ÄĒ desenvolveu uma plataforma completa para seus parceiros criarem produtos financeiros com pequenas integra√ß√Ķes ou customiza√ß√Ķes de software. Isso possibilita rentabilizar com opera√ß√Ķes com cart√Ķes, por exemplo.

Veja o que diz Fabiano Cruz, cofundador e CEO da Zoop:

A fragmentação do mercado de pagamentos no Brasil é enorme. Existem desde os grandes adquirentes, até os gateways de pagamento que exercem um papel importante em democratizar o pagamento on-line. 

Nesse contexto, a Zoop se prop√Ķe a oferecer algo novo, integrando essa ‚Äúcolcha de retalhos‚ÄĚ com solu√ß√Ķes de captura para venda presencial e virtual. Nossas solu√ß√Ķes permitem ainda que seus parceiros desenvolvam suas pr√≥prias regras de neg√≥cios, por meio da movimenta√ß√£o de dinheiro em contas de pagamento.

Fazendo uma analogia, a Zoop busca seguir os passos da Amazon. A companhia americana criou uma estrutura de computa√ß√£o na nuvem, a Amazon Web Services (AWS), e disponibilizou servi√ßos computacionais a todas as empresas atrav√©s da internet, o que antes era restrito a grandes organiza√ß√Ķes.

A Zoop, por sua vez, trabalha para viabilizar uma nuvem de serviços financeiros que permita que qualquer negócio possa criar produtos de pagamento e mover dinheiro facilmente. 

Assim, tanto grandes players do setor de pagamentos quanto startups podem se beneficiar dos m√ļltiplos m√≥dulos da plataforma da Zoop!

Quem j√° virou fintech com a ajuda da Zoop?

Agora que voc√™ sabe como criar uma fintech com a Zoop e seus principais benef√≠cios, veja algumas empresas que j√° s√£o sucesso com as nossas solu√ß√Ķes.

Medicinae Solutions

Um exemplo prático de utilização da plataforma é o da Medicinae Solutions, startup de gestão financeira focada em médicos e pequenas clínicas. 

A solu√ß√£o oferecida organiza as finan√ßas dos clientes e disponibiliza uma maquininha para pagamento particular com cart√£o, al√©m de integrar e antecipar os receb√≠veis de planos de sa√ļde e pagamentos de consultas em um √ļnico local.¬†

Com o terminal, os profissionais de sa√ļde recebem por seus atendimentos particulares na hora, sem dependerem de dinheiro ou cheque, e ainda podem fazer automaticamente a divis√£o dos pagamentos (split) nos procedimentos que envolvam outros profissionais, como anestesista, cirurgi√£o e instrumentador.

‚ÄúNunca pensamos em montar nossa pr√≥pria solu√ß√£o de pagamentos. Ter uma plataforma √† disposi√ß√£o, e customiz√°vel, fez toda a diferen√ßa para o neg√≥cio, al√©m de ajudar a aumentar o caixa‚ÄĚ, conta o fundador da Medicinae, Rafael Coda.¬†

‚ÄúPrecis√°vamos de um sistema integrado e adaptado ao nosso servi√ßo para oferecer uma experi√™ncia diferente na √°rea de pagamentos, n√£o s√≥ uma maquininha, at√© porque, hoje, elas s√£o como commodities‚Äô‚ÄĚ.

Veja o depoimento completo dos responsáveis pela Medicinae neste vídeo:

Avec

O sistema de gest√£o de sal√£o de beleza Avec tamb√©m j√° tem retornos com as transa√ß√Ķes efetuadas.¬†

Inicialmente, a empresa só era remunerada pela mensalidade de uso do seu sistema, que inclui agendamento de serviços, frente de caixa e gestão financeira. Agora, parte da receita vem do Avec Pay, solução de pagamento exclusiva para o mercado de beleza. 

Desenvolvida na plataforma Zoop, a ferramenta engloba:

  • pagamentos de servi√ßos e produtos em terminais dos estabelecimentos parceiros;
  • cobran√ßas on-line no Avec Marketplace.¬†

Essa √ļltima solu√ß√£o oferece uma prateleira de produtos para os clientes. Quando a compra √© efetivada, tanto o sal√£o quanto os profissionais de beleza, podem receber comiss√Ķes sobre vendas feitas a partir de indica√ß√Ķes.¬†

Todas as opera√ß√Ķes s√£o realizadas usando os m√≥dulos de split e gest√£o de contas. A Avec ainda oferece antecipa√ß√£o de receb√≠veis e pagamento direto na conta dos profissionais, que ganham um percentual da transa√ß√£o definido pelo sal√£o.

‚ÄúA parceria com a Zoop nos possibilitou oferecer pagamentos como um servi√ßo, agregando valor ao nosso sistema de agendamentos aos sal√Ķes de beleza e tornando a nossa solu√ß√£o muito mais completa. Al√©m disso, substitui a necessidade de montar uma subadquirente, porque ela j√° possui toda a estrutura regulat√≥ria necess√°ria para atuar no mercado de pagamentos‚ÄĚ, conta Henrique Loyola, CEO da Avec.

Quer saber mais sobre essa empresa e como nossa plataforma fintech ajudou em seu crescimento? Então assista este vídeo:

Como criar uma fintech com a Zoop?

Sua empresa precisa aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade, mas você não ainda sabe qual estratégia adotar? Muitas delas envolvem barreiras que só aumentam riscos e incertezas no projeto.

Mas, aqui vai uma boa not√≠cia: agora, sua empresa pode construir suas pr√≥prias solu√ß√Ķes de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da pr√≥pria opera√ß√£o.¬†

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

‚Üí¬† Converse com um especialista! ‚Üź¬†

Com nossa plataforma de serviços financeiros e meios de pagamentos White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor. 

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e veja como criar uma fintech agora!

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