Mercado

O que as empresas mais inovadoras do mundo têm a nos ensinar?

Publicado em 30 de novembro de 2020 por Redação Zoop
5/5 - (2 votes)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O que as empresas mais inovadoras do mundo têm em comum e o que se pode aprender com elas? 

Podemos começar ressaltando que a principal característica desse tipo de organização é a capacidade de identificar oportunidades emergentes e, a partir disso, criar e entregar de forma rápida e contínua produtos e/ou serviços que se “encaixem” a essas novas demandas.

Essa definição soa parecida com a entrega de soluções personalizadas de serviços financeiros? É possível afirmar que sim!

Inclusive, a lista do prêmio Valor Inovação Brasil 2020, realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e pelo Jornal Valor Econômico, tem duas empresas do setor entre as 10 organizações brasileiras mais inovadoras, isso no ranking geral.

O que a atuação dessas empresas pode trazer de inspiração para o seu negócio e como promover a inovação nas soluções que você entrega aos seus clientes? Confira essas respostas agora!

Quais os requisitos para uma empresa ser considerada inovadora?

De acordo com uma publicação da Forbes, as empresas mais inovadoras do mundo se baseiam em 8 pilares:

  1. comunicação digital;
  2. marketing multicanal;
  3. mobilidade;
  4. uso de plataformas;
  5. armazenamento e serviços em nuvem;
  6. agilidade;
  7. utilização de Big Data;
  8. uso de APIs.

 

A lista, basicamente, faz menção a quase tudo o que é necessário para entrega de produtos e serviços financeiros inovadores.

Quer entender melhor essa comparação? Então leia o artigo “O que é Banking as a Service? Entenda o conceito, vantagens e por que vale a pena” 

Somado a isso, não podemos deixar de citar outros pontos que tornam um negócio inovador.

Para criar (ou transformar) uma organização, de modo que essa tenha a inovação como foco, é preciso começar entendendo que esse conceito se trata de uma busca constante por melhorias.

Dentro desse cenário, se destaca a entrega de soluções que gerem valor e que melhorem a experiência dos clientes.

Ou seja, outro importante requisito para se tornar uma das empresas mais inovadoras do mundo é conseguir identificar e atender as necessidades atuais e futuras dos consumidores.

Para isso, é preciso desenvolver e entregar soluções inéditas ou que mudem, para melhor, a forma de fazer algo que já existe. 

Não deixe de ler “Plataforma Banking as a Service: como criar hoje o banco do futuro!

Quais as maiores vantagens competitivas das empresas mais inovadoras do mundo? 

Todos os anos o Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria empresarial, lista as empresas mais inovadoras do mundo.

Além do nome das organizações, é feita uma análise ampla que gera um relatório com importantes informações sobre o tema.

No deste ano o BCG identificou, por exemplo, que o investimento em inovação é, definitivamente, uma estratégia que vale a pena.

De acordo com os inovadores comprometidos participantes da pesquisa, houve um aumento de 60% no volume de venda dos seus produtos e/ou serviços, em especial os lançados nos últimos 3 anos.

Aqui, vale destacar que, segundo o relatório, o setor financeiro foi um dos que teve a maior proporção de inovadores comprometidos, com 56%.

Assim, esse retorno financeiro pode ser visto também como uma das vantagens competitivas das empresas mais inovadoras do mundo.

Somado à rentabilidade, o relatório do Boston Consulting Group trouxe outros insights que podem ser considerados como importantes diferenciais competitivos. Entre eles estão:

  • capacidade maior de atender às atuais necessidades dos clientes;
  • exploração melhor e mais ampla da tecnologia;
  • modificação de processos, tornando-os mais otimizados para todos os envolvidos;
  • adaptação melhor às mudanças;
  • recuperação mais rápida do que os concorrentes em situações de crise.

 

Aproveite e leia também

Cases de varejo: 4 empresas que se adaptaram (com sucesso) durante a quarentena do coronavírus

Como as empresas mais inovadoras do mundo estão se destacando? 

As empresas mais inovadoras do mundo têm vários pontos em comum, ainda que atuem em segmentos diferentes.

Entre eles se destacam a entrega rápida e contínua de soluções criativas que atendam às atuais demandas dos seus consumidores.

Além disso, essas organizações têm uma capacidade maior de identificar oportunidades novas e emergentes de diferentes modelos de negócios, serviços e produtos.

A soma de todas essas características é um dos motivos que destacam as empresas inovadoras das outras que não têm esse foco.

Ainda segundo o BCG, os negócios inovadores que alcançam o sucesso com suas soluções acertam em três pontos:

  • essas empresas cumprem o que prometem e têm compromisso com a inovação;
  • o tamanho da empresa não é impedimento para promover inovações, especialmente se verem o processo como uma jornada de aprendizado e se souberem detectar as mudanças tecnológicas, regulatórias e comportamentais que envolvem o seu setor;
  • elas adaptam os seus sistemas tendo o sucesso como foco, mas de modo que promovam isso apenas uma única vez. 

Como essas empresas estão dominando o setor de serviços financeiros? Quais soluções estão oferecendo? 

Das empresas mais inovadoras do mundo em 2020, as de software e serviços foram as que mais expandiram suas áreas de atuação, segundo o Boston Consulting Group.

Na listas das empresas inovadoras no Brasil do prêmio do Jornal Valor Econômico, o 6º lugar no ranking das 10 mais é ocupado por uma representante do setor de serviços financeiros.

A Cielo — que no ano anterior ocupava a 8ª posição do mesmo prêmio e, em 2016, estava em 52º na lista mundial da Forbes, sendo a única representante brasileira —  conquistou esse título especialmente por ter um vasto leque de soluções financeiras em seu portfólio.

Abordando novas verticais, o foco da empresa está em facilitar a vida dos seus clientes, ofertando, para isso, produtos que tornam os seus processos mais eficientes.

No ranking setorial do mesmo prêmio, mais especificamente comércio e vestuário, o Magazine Luiza ocupou o 1º lugar.

Com isso, a rede varejista passou na frente do Mercado Livre (2º lugar) que, no ano anterior ocupava a primeira posição, enquanto a própria Magazine Luiza sequer aparecia na lista.

Aqui, é importante destacar um ponto. Ainda que a oferta de produtos e serviços financeiros não tenha sido a causa direta e única para essas empresas serem consideradas as mais inovadoras no seu setor, ambas oferecem essas soluções aos seus clientes.

O mesmo critério pode valer para a terceira posição, ocupada pela Pernambucanas, que também conta com soluções financeiras próprias.  

Com isso, é possível entender que, de certa forma, a entrega de serviços financeiros personalizados para o público-alvo pode ser um diferencial na hora de ser considerada uma empresa inovadora.

O que podemos aprender com essas empresas?

Em uma visão geral, as empresas mais inovadoras do mundo e do Brasil trilham um mesmo caminho: a criação e a entrega de soluções que resolvam dores antigas e novas dos consumidores de uma maneira rápida e contínua.

O resultado dessa entrega pode ser vista na melhoria da experiência do cliente e, consequentemente, no crescimento da marca.

No que diz respeito ao mercado de serviços financeiros especificamente, o conceito Banking as a Service contribui para alcançar esse objetivo.

 

 

Ao utilizar uma plataforma banking white label, por exemplo, você consegue criar produtos e serviços financeiros que levam a sua marca, personalizados de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Além disso, não é preciso se preocupar com custos de desenvolvimento ou barreiras regulatórias.

Quer entender melhor sobre essa solução e todas as vantagens que pode gerar para o seu negócio? 

Basta ler o artigo “Banking as a Platform: por que se transformar em um banco aberto contribui para o crescimento da sua empresa?

Bônus: Entenda como a Zaitt conseguiu inovar em seu modelo de loja inteligente com a ajuda da Zoop:

5/5 - (2 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo