17 de junho de 2020

As ferramentas para marketplace, ou seja, soluções tecnológicas que ajudam a realizar e a otimizar diversos processos, são parte importante da criação desse negócio.

Escolhas equivocadas podem comprometer o seu fluxo de trabalho, refletindo também na reputação e na lucratividade dos seus parceiros.

É interessante ressaltar que os marketplaces estão se tornando cada vez mais uma boa opção de venda on-line, especialmente para os pequenos negócios.

Um dos motivos é a visibilidade que plataformas assim oferecem, bem como a redução de custos operacionais para os lojistas.

Para os consumidores, a credibilidade e a transparência estão entre os motivos que impulsionam as compras por esse canal.

Segundo a pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper 2019, 95% dos entrevistados brasileiros que fazem compras on-line utilizam marketplaces.

Já para os administradores desse negócio, uma das vantagens está em lucrar com o comércio eletrônico sem ter que se preocupar com questões como estoque e logística de entrega. Lucros esses que estão crescendo de maneira significativa.

Representando uma boa parcela do comércio eletrônico, só no primeiro semestre de 2019 o marketplace teve um crescimento de 13%, representando R$ 17,6 bilhões em vendas, de acordo com os dados da Ebit/Nielsen.

Mas para que seu negócio tenha bons resultados como esses é preciso, entre outras abordagens, oferecer a parceiros e consumidores finais um site funcional e seguro.

Para isso, é fundamental escolher as ferramentas para marketplaces certas. Veja quais não podem faltar na sua plataforma.

Ferramentas para marketplace que não podem faltar

Marketplaces são como shoppings virtuais, nos quais diversas lojas oferecem simultaneamente seus produtos.

O rendimento dos administradores de um negócio como esse fica por conta da cobrança de tarifas dos lojistas que utilizam a plataforma.

No entanto, para ter um bom fluxo de visitações e de vendas é essencial oferecer uma boa experiência tanto para os parceiros quanto para seus clientes.

Para isso, é preciso considerar questões como layout do site, facilidade de navegação, marketing, divisão de pagamentos etc.

Neste ponto as ferramentas para marketplace têm papel fundamental. São elas que permitiram que essas questões funcionem adequadamente, beneficiando a todos os envolvidos nesse ecossistema.

Existem algumas essenciais e que não podem faltar em um bom marketplace, ajudando, inclusive, para o sucesso do negócio.

Split de pagamento

Na lista de ferramentas para marketplace voltada para gestão financeira, certamente, uma das mais importante é o split de pagamento.

Trata-se de uma solução que faz a divisão automática dos valores de uma compra entre os envolvidos na operação, ou seja, lojistas, fornecedores e plataforma.

Funciona assim: um cliente acessa seu site e escolhe todos os produtos que deseja comprar. Ainda que sejam de diferentes parceiros, após a confirmação de pagamento o valor da compra é dividido entre cada um, já descontada a taxa de administração.

O split de pagamento é essencial para segmentos que precisam fazer a divisão de valores de vendas ou de participação, como um marketplace.

Entre as vantagens dessa solução estão:

  • otimização do processo de divisão;
  • melhor gerenciamento financeiro;
  • eficiência tributária, evitando bitributação;
  • possibilidade de acompanhar a rentabilidade dos clientes;
  • segurança nas transações financeiras entre os envolvidos, evitando falhas que facilmente ocorrem quando feita manualmente.

CRM

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Essa solução ajuda a gerenciar os clientes de um negócio.

Um CRM pode ser utilizado para diversas finalidades, por exemplo:

  • armazenar dados cadastrais dos clientes;
  • analisar seu comportamento;
  • centralizar as interações efetuadas com sua empresa.

Por isso, essa solução entra lista de ferramentas para marketplace, pois pode ser utilizada tanto para marketing quanto para vendas e atendimento.

Como o CRM armazena em um único ambiente todas as informações dos seus clientes, a solução ajuda nessa relação, e também fornece dados importantes que podem ser utilizados para crescimento do seu negócio.

Por exemplo, centralizando todos os contatos que seu cliente realizou é possível oferecer um atendimento muito mais ágil e eficiente. Com isso, as chances de a sua plataforma ser divulgada a outros lojistas e empreendedores como um bom canal de negócios aumentam.

Além disso, reunir tudo em uma única solução facilita a suas tarefas e da sua equipe, ajudando a reduzir o tempo de vários processos.

ERP

ERP, Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é uma solução que integra todos os processos internos de uma empresa.

Com ele é possível fazer a integração de setores como vendas, recursos humanos, finanças etc.

Esse recurso é vantajoso porque torna o fluxo de dados mais fluido, bem como a troca de informações entre departamentos.

Com isso, é possível aumentar a produtividade e até reduzir custos com a aquisição e manutenção de diferentes ferramentas.

Gestão de marketing

No início deste texto falamos que, para o sucesso de um marketplace, é fundamental oferecer uma boa experiência aos seus parceiros. Se lembra disso?

Entre outros fatores, essa experiência envolve ajudar os lojistas a venderem mais.

Para isso, existem diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas. Por exemplo, otimizar a plataforma para que seja facilmente encontrada pelos sites de busca, criar anúncios segmentados, fazer campanhas pontuais etc.

Além de colaborar para que os lojistas que já fazem parte do seu negócio vendam mais, abordagens assim contribuem para tornar a sua marca mais conhecida, atraindo novos vendedores.

Você pode usar ferramentas para marketplace voltadas para marketing em diferentes abordagens, por exemplo:

  • descobrir quais produtos estão sendo mais pesquisados pelos consumidores e, assim, intensificar as campanhas para esses itens;
  • analisar o comportamento e ações dos seus concorrentes, criando a oportunidade de se tornar mais competitivo no mercado.

Outros exemplos de ferramentas

Achou interessante as ferramentas para marketplace que citamos? Pois saiba que existem diversas outras que também são bem importantes para o sucesso do seu negócio. Veja outros exemplos:

  • chats on-line;
  • ferramentas de gestão contábil;
  • soluções para gestão de redes sociais;
  • análise de palavras-chave;
  • análise de tendência de buscas;
  • monitoramento de tráfego do site;
  • análise de concorrentes;
  • criação automática de anúncios patrocinados.

Como podemos lhe ajudar

Além de lhe ajudar com o split de pagamento, a Zoop contribui para que você gere uma nova receita com esse serviço, e também com antecipação de recebíveis e conta digital.

Isso é possível porque nossas soluções permitem que marketplaces, ERPs, empreendedores, e outros tipos de negócios, passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes.

A plataforma de serviços financeiros White Label da Zoop conta com tecnologias de captura para pagamentos presenciais, boletos e outros meios de pagamentos.

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