O termo fintech, o que é e qual o objetivo dessas startups de serviços financeiros já não é segredo para ninguém, concorda? O que tem diferenciado esse setor nos últimos tempos são as chamadas fintechs de nicho.
As fintechs de nicho são aquelas que criam e entregam soluções financeiras para um mercado ou grupo de pessoas específico.
Por exemplo, uma empresa desse formato pode criar produtos e serviços financeiros exclusivos para a comunidade LGBTQIA+, para mulheres, para universitários, adolescentes, comunidade negra, entre outras possibilidades.
Considerando as diversas vantagens desse modo de atuação, uma das que mais se destaca é que essas fintechs conseguem resolver de maneira verdadeiramente pontual as dores e carências bancárias do segmento atendido.
Outro diferencial, que também pode ser visto como benefício, é que essas startups nichadas de serviços financeiros defendem causas e bandeiras que se alinham com os propósitos e os valores do público-alvo, o que as torna bem interessantes para essas pessoas.
Para os negócios que pretendem incluir em seus portfólios soluções de um banco digital de nicho, um dos benefícios é o enfrentamento de uma concorrência menos acirrada — em comparação a uma oferta não direcionada.
Mas se a definição de fintech, o que é e como funcionam já é algo claro e esclarecido, o que você precisa saber sobre as fintechs de nicho? Será que essa seria uma vertente interessante para a sua empresa?
É sobre isso e outros detalhes sobre esse tema que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira.
Fintech: o que é e como atua a de nicho?
Apenas para relembrarmos a explicação sobre fintech, o que é e como funciona, trata-se de uma startup de serviço financeiro que usa a tecnologia como base para criar soluções para esse segmento.
Na contramão dos modelos bancários tradicionais, as fintechs chegaram para desburocratizar e digitalizar produtos e serviços financeiros, eliminar tarifas, atender quem tinha dificuldades de estabelecer relacionamento bancário com outras instituições, entre outras funções que modificaram (para melhor) esse mercado.
Outra explicação que cabe muito bem sobre fintech, o que é e como atua uma startup desse formato, é que essas empresas não precisam, obrigatoriamente, oferecer as mesmas soluções bancárias que outros negócios desse segmento oferecem.
Por exemplo, não há a necessidade de trabalhar com cartão de débito, cartão de crédito, poupança, entre outros. Essas companhias podem, simplesmente, se especializar em um determinado serviço. E é justamente dessa característica que nascem as fintechs de nicho.
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Por que as fintechs estão apostando em nichos?
Em linhas gerais, as fintechs estão apostando em nichos como uma forma de atender de maneira mais direcionada determinados grupos, comunidades e setores econômicos.
Após se estabelecerem no mercado financeiro, as startups de serviços financeiros perceberam que poderiam atuar de maneira mais segmentada, e isso não apenas para atender pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas.
De acordo com o relatório “Fintech Report 2022”, do Distrito, o Brasil já conta com 1.289 negócios nesse formato, categorizados da seguinte maneira:
- crédito: 225;
- meios de pagamento: 185;
- backoffice: 183;
- serviços digitais: 115;
- tecnologia: 111;
- criptomoedas: 88;
- investimentos: 84;
- risco e compliance: 78;
- fidelização: 52;
- finanças pessoais: 51;
- crowdfunding: 43;
- dívidas: 35;
- câmbio: 20;
- cartões: 19.
Esses números reforçam a explicação que demos sobre fintech, o que é e o fato de que essas empresas não precisam trabalhar apenas com a oferta de contas digitais PF e/ou PJ.
Na prática, essas companhias podem explorar os mais variados ramos do mercado financeiro, tanto em formatos B2B quanto B2C.
Dica de leitura! Aproveite e confira este artigo: “Revolução Fintech: o que é e qual o seu impacto no setor bancário?“
Como as fintechs de nicho aumentam a inclusão financeira?
Trazendo tudo que comentamos até agora para o conceito sobre o que são bancos de nicho, jogamos uma luz para o fato que as fintechs segmentadas ajudam a aumentar a inclusão financeira.
Para você entender um pouco melhor esse ponto de vista, precisamos esclarecer que bancos de nicho são aqueles criados para atender a um setor, grupo ou comunidade específico.
Nesse cenário, podem ser criados bancos digitais exclusivamente para mulheres, pessoas negras, universitários, menores de 18 anos, comunidade LGBTQIA+, ou segmentos econômicos específicos — a exemplo do iFood que criou o “banco dos restaurantes” para os seus parceiros de negócio.
Justamente por essa característica é que as fintechs de nicho promovem e facilitam a inclusão bancária: porque elas atendem pessoas e empresas que têm dificuldade de estabelecer relacionamento com bancos tradicionais ou não segmentos.
Questões como excesso de burocracia, tarifas elevadas, necessidade de apresentação de muitos documentos, atendimento insatisfatório e, muitas vezes, até mesmo preconceito, impedem inúmeras pessoas de abrirem uma simples conta corrente.
Por outro lado, as fintechs de nicho são pensadas especialmente para resolver esses problemas e preencher as lacunas deixadas por outros modelos bancários. E por terem em seu DNA exatamente a mesma essência do público que será atendido, entende muito melhor suas dores e necessidades bancárias e financeiras.
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Por que investir em uma fintech de nicho?
Investir em uma fintech de nicho — no sentido de tornar a sua empresa uma startup de serviços financeiros segmentada sem se desviar do seu core business — traz para o seu negócio inúmeras vantagens.
A primeira delas é que, com essa atuação, estará gerando uma nova fonte de renda para a sua companhia ao acrescentar ao seu portfólio produtos e serviços financeiros específicos para o seu público-alvo.
Os outros benefícios que podem ser obtidos são:
- aumento do poder de atração da sua empresa;
- fidelização dos clientes que já estão na sua base devido à oferta de soluções direcionadas e mais aderentes;
- conquista de um importante diferencial competitivo frente aos concorrentes;
- aumento da credibilidade e da confiabilidade do seu negócio, já que todos os serviços e produtos financeiros criados levam a sua marca.
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