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    Meios de pagamento: entenda como a oferta da Zoop se destaca

    16 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    O que são meios de pagamento, você já deve saber. Mas o que diferencia uma empresa desse setor da outra – e como as soluções oferecidas por elas podem favorecer o crescimento do seu negócio -, saberia explicar?

    A Zoop, fintech especializada em serviços financeiros embarcados, entrega a tecnologia necessária para que outros negócios, de qualquer segmento, criem e disponibilizem os próprios produtos e serviços financeiros.

    Sobre isso, André Martins, CTO da Zoop, disse no evento Web Summit Rio que, em algum momento, todas as companhias se tornarão fintechs

    Um dos principais motivos dessa constatação é que o processo de pagar e receber é natural de qualquer negócio. Por isso, torna-se mais fácil realizar essa dinâmica dentro da própria empresa do que delegar à outra ou a um banco.

    Partindo desse princípio, é possível desenvolver e entregar para o público-alvo uma série de soluções financeiras, que vão desde os meios de pagamento personalizados a um banco digital completo, customizado conforme as regras do negócio e o perfil dos usuários.

    A Zoop entra nesse cenário com a entrega da tecnologia necessária para viabilizar esse processo, com tudo devidamente regulamentado de acordo com as leis e diretrizes vigentes.

    Grandes empresas, como iFood, Sympla, OLX, Infracommerce, Nubank, Itaú e outras, já firmaram parceria com a fintech. Que tal entrar para este grupo?

    Confira, neste artigo, como a Zoop está lidando com a competição no mercado de soluções de pagamentos, seus diferenciais e todas as soluções oferecidas que ajudam a agregar mais valor ao seu negócio.

    O que são empresas de meios de pagamento?

    Empresas de meios de pagamento são aquelas que intermediam o processo de envio e recebimento de valores entre quem paga e quem recebe.

    No passado, a dinâmica era exclusiva dos bancos, mas a chegada das fintechs mudou consideravelmente esse cenário, gerando muito mais praticidade, além da redução de custos operacionais e de burocracia.

    A Zoop não se limita a ser uma empresa de meios de pagamento. Na prática, trata-se de uma fintech brasileira que é líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados

    Em outras palavras, somos uma companhia que oferece soluções para a criação de produtos e serviços financeiros a negócios de qualquer segmento, independentemente de serem ou não nativos desse mercado.

    Isso significa que, mesmo se o core business da empresa não for voltado para os meios de pagamento ou outros recursos relacionados, com a tecnologia da Zoop, é possível transformá-la em uma instituição de pagamento, sem desviar do foco principal de atuação.

    A ideia, portanto, é agregar produtos e serviços ao seu portfólio, estratégia que resulta em vantagens como:

    • aumento da percepção de valor para sua marca;
    • elevação do potencial de atração e fidelização de clientes;
    • crescimento do poder competitivo;
    • expansão da atuação no mercado no qual está inserido;
    • adequação ao atual cenário de oferta de serviços financeiros;
    • geração de uma nova fonte de receita para o negócio.

    Leia também: “Produtos financeiros: como ampliar essa oferta com a ajuda da Zoop?

    O que faz a Zoop? 

    Mas se a Zoop não é uma empresa de meios de pagamento, o que ela faz? Nós entregamos tecnologia por meio de plataformas white label, as quais viabilizam a construção de soluções financeiras personalizadas, de acordo com o modelo e as necessidades do negócio contratante.

    Apenas para esse conceito ficar mais claro na sua mente, é importante entender que uma plataforma white label de pagamentos é uma ferramenta que permite o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros com a marca da empresa que os oferecerá.

    Explicando de outro modo, isso significa que, ao contratar a Zoop, é o nome do seu negócio que estará estampado nos meios de pagamento e nas demais soluções; e não o nosso.

    Um ótimo exemplo disso é a parceria firmada entre a Zoop e o iFood, foodtech líder em delivery de comida e mercado. Isso resultou na construção de uma estrutura completa de pagamentos e um banco digital exclusivo para os estabelecimentos comerciais credenciados.

    Maquininhas de cartão próprias, meios de pagamentos presenciais e online e, ainda, oferta de conta digital e cartão pré-pago, tudo foi entregue pela foodtech aos parceiros de negócio graças à tecnologia financeira da Zoop — e tudo com a marca própria do iFood, gerando muito mais credibilidade para o negócio.

    Para entender melhor esse processo, baixe o e-book exclusivo do case iFood e confira como uma empresa de delivery conseguiu criar as próprias soluções de pagamento, mesmo sem ser nativa desse setor.

    Aproveite também para assistir ao vídeo sobre como surgiu o “Banco dos Restaurantes”, que é o banco digital do iFood.

    Como funciona a Zoop e sua tecnologia em meios de pagamento?

    Como dissemos, a Zoop, com sua tecnologia em meios de pagamento e demais soluções financeiras, funciona no formato white label. Somado a isso, a implementação das ferramentas contratadas acontece via APIs.

    API é a sigla para o termo em inglês Application Programming Interface, que, traduzido para o nosso idioma, significa Interface de Programação de Aplicativo. Trata-se de um recurso que viabiliza a comunicação entre dois pontos.

    Para entender melhor o que são as APIs financeiras, pense em caixas que guardam os recursos necessários para a criação de soluções para esse mercado. Por exemplo, considere uma caixa com as ferramentas para a construção de uma conta digital, outra para meios de pagamento, outra para um banco digital e por aí em diante.

    Isso significa também que você pode adquirir as APIs separadamente, contratando apenas as soluções financeiras interessantes para seu negócio e público-alvo no momento e, depois, expandir essa aquisição conforme a aceitação dos seus clientes ou a mudança de estratégia.

    Dica de leitura: “O que é API de pagamento? Como funciona e por que utilizar?

    Quais são os diferenciais da Zoop no mercado de soluções de pagamento?

    Os diferenciais da Zoop no mercado de soluções financeiras e meios de pagamento ficam por conta da entrega de ferramentas inovadoras, que ajudam a rentabilizar seu negócio e oferecer experiências melhores e sem fricções para seus clientes.

    Com a nossa tecnologia, você integra serviços financeiros ao portfólio da sua empresa, tudo personalizado com a marca, identidade visual e regras de funcionamento.

    Nossas soluções contribuem para ampliar as oportunidades e aumentar o potencial competitivo. Com isso, a companhia contratante poderá conquistar vantagens como:

    • escalabilidade do negócio;
    • geração de uma nova fonte de receita por meio da cobrança de taxas e tarifas;
    • captura omnichannel de diferentes meios de pagamentos online e presenciais;
    • redução do time-to-market, entregando os produtos e serviços em menos tempo para seus clientes;
    • despreocupação com o desenvolvimento do zero e as questões regulatórias;
    • centralização de todo o fluxo financeiro em um único lugar, aprimorando sua gestão.

    Esses diferenciais da Zoop fazem parte de uma história de mais de 10 anos de atuação no mercado de tecnologia financeira. Como resultado, já contamos com:

    • mais de 650 clientes;
    • mais de 400 mil contas digitais ativas;
    • mais de 60 milhões de transações presenciais por ano;
    • mais de 240 milhões de transações via e-commerce por ano;
    • mais de 250 mil estabelecimentos comerciais atendidos.

    Somente com o Pix, a Zoop processou mais de R$ 57 bilhões em transações, incluindo as vendas via sistema de pagamento instantâneo para varejistas (P2B), mais um grande sucesso da fintech, conforme apontado no relatório “As tendências do mercado de Serviços Financeiros – by Zoop Summit”.

    Veja alguns cases de sucesso da Zoop

    Entre os diversos cases de sucesso da Zoop, estão empresas que são nativas do mercado financeiro e, também, as que não são.

    Além do iFood que mencionamos, outra companhia que aprimorou sua oferta de meios de pagamento foi a OLX, plataforma de compra e venda online, que contou com a tecnologia da fintech para melhorar sua oferta de pagamentos, que, antes, era realizada por um sistema criado internamente. 

    Os gestores da OLX perceberam que trazer uma ferramenta externa, proveniente de um negócio com expertise nesse setor, otimizaria o fluxo de recebimento e divisão de valores, o que refletiria positivamente no relacionamento com seus clientes.

    No rol de organizações financeiras, os bancos Nubank e Itaú também melhoraram suas ofertas com a ajuda da Zoop.

    Em parceria com o Nubank, foi desenvolvido o Tap to Pay, produto direcionado aos clientes PJ, inserido no aplicativo do banco, que transforma os aparelhos Android (com tecnologia NFC) em terminais de pagamento.

    Com o Itaú, a viabilização foi do Itaú Shop, marketplace exclusivo para os correntistas do banco. Neste caso, a Zoop ficou responsável pela construção de uma jornada de pagamento fluida dentro do processo de compra oferecido pelo Itaú Shop.

    Por que contratar uma Fintech as a Service como a Zoop?

    Uma empresa que não faz parte do mercado financeiro contratar uma Fintech as a Service para inseri-la nesse setor é até compreensível. Afinal, por não ter experiência nesse segmento, o tempo necessário para desenvolvimento dos produtos e serviços se torna muito maior, visto que é preciso começar do zero.

    Além disso, é fundamental lidar com regulamentações bastante específicas, que tendem a ser um grande desafio para quem não está familiarizado com esse mercado.

    Mas o que faz grandes bancos, como o Nubank e o Itaú, seguirem esse mesmo caminho, já que eles têm o conhecimento necessário para criar ou aprimorar as próprias soluções financeiras?

    A resposta para essa pergunta foi dada por João Avelino, General Manager do Nubank, durante sua participação no primeiro Zoop Summit: 

    “Nesse sentido, a gente também sabe que não consegue fazer tudo […]. Tem uma série de limitações que, se fizermos tudo sozinhos, demoraremos muito mais tempo para poder, de fato, resolver as dores dos nossos clientes”.

    No mesmo evento, Vitor Amato, Head de Produto do Itaú Shop, corrobora com esse posicionamento ao dizer:

    “Então, se a gente tem a audácia de falar que iríamos construir tudo, sem dúvida, seria um resultado fracassado, que já começaria com um projeto negativo. 

    Essa parte da escolha do que faz sentido construir, do que a gente iria aportar energia e o que não faria sentido construir — porque existiriam aceleradores no mercado —, foi de suma importância para a história do Itaú Shop. 

    Assim, vocês (Zoop), entraram como um dos maiores viabilizadores e aceleradores do que foi essa nossa jornada.”

    Confira a participação completa de ambos no painel “Tecnologias de meios de pagamento ajudam bancos a expandir suas ofertas de produtos”do Zoop Summit.

    Quais são as soluções oferecidas pela Zoop?

    Achou tudo isso interessante? Então, confira as soluções que a Zoop oferece para sua empresa, que são:

    • Zoop Payments; 
    • Zoop Banking.

    Veja mais detalhes!

    Zoop Payments

    O Zoop Payments é uma plataforma voltada para meios de pagamento, que permite a criação de jornadas de compra unificadas

    Além de consolidar dados de operações físicas e virtuais em um mesmo ambiente, esse recurso ajuda a aprimorar a experiência de compra dos seus clientes.

    Com essa solução, você passa a ter uma visão completa da sua empresa, decorrente da construção de uma estratégia unified commerce que integra 100% seus canais de venda.

    Entenda mais sobre o Zoop Payments!

    Zoop Banking

    O Zoop Banking é uma ferramenta Banking as a Service para a construção de um banco digital completo e totalmente customizado

    Entregue aos seus clientes e parceiros de negócio a experiência de um banco digital desenvolvido especialmente para atender suas necessidades e expectativas bancárias.

    Com essa solução, você liberta a empresa e o público-alvo das regras dos modelos bancários tradicionais. Com isso, aumenta o valor entregue pela sua companhia e o poder de atração e fidelização.

    Crie e entregue conta digital, cartão pré-pago, recursos para transferência de valores como TED e Pix e muito mais, tudo de maneira simples e com questões regulatórias devidamente alinhadas.

    Confira mais sobre o Zoop Banking neste vídeo!

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    Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira como criar e entregar soluções financeiras e de pagamento que levam a marca do seu negócio!

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