O que é Open Insurance? Entenda o conceito, como vai funcionar e se vale a pena
O Open Insurance é o mais novo sistema de marketplace de seguros que chegou para fazer parte da família do Open Finance, junto ao Open Banking, Open Investiment e outras opções disponíveis no mercado financeiro.
São tantos conceitos novos e que beneficiam os consumidores e as empresas que até fica difícil de acompanhar, não é mesmo?
Mas não se preocupe, neste artigo você pode conferir tudo sobre o Open Insurance, entender o conceito e tirar suas dúvidas.
Se você deseja saber mais sobre Open Insurance, se é seguro e entender como esse sistema pode beneficiar sua empresa, continue a leitura!
Como o Open Insurance funciona?
Para entender como funciona, primeiramente é preciso saber o que é Open Insurance. Esse projeto, com previsão para funcionamento total em dezembro de 2022, significa Sistema de Seguros Aberto.
O Open Insurance é um sistema em que os consumidores podem permitir ou não que suas informações e dados sejam compartilhados entre empresas participantes do mercado de seguros, que comercializam produtos e serviços.
Essas informações são, por exemplo, as preferências de compra e seus dados financeiros (renda, poder de compra e crédito), nos quais os consumidores têm em mãos a liberdade de permitir ou não que empresas acessem suas informações.
Por isso, o termo “aberto” em Open Insurance, afinal, as informações ficam abertas e disponíveis para as empresas acessarem, isso se o consumidor consentir em compartilhar.
Mas, como isso acontece? Através da padronização no compartilhamento de dados, na oferta dos serviços e produtos, e integração de sistemas.
Ou seja, as empresas de seguro que desejam participar devem padronizar suas tecnologias, de acordo com a regulamentação do Open Insurance.
Uma obrigatoriedade para todas as empresas participantes que garante a segurança do sistema.
Você deve estar se perguntando “mas qual o objetivo disso?” e vamos te responder: o novo sistema de Open Insurance busca afirmar que as informações são do consumidor e não da seguradora que hoje o atende.
Além disso, ele contribui para que os consumidores tenham acesso a propostas de serviços de seguros e previdências mais aderentes às suas necessidades, momento de vida e com o melhor custo-benefício.
Assim, do ponto de vista do consumidor, ele terá mais liberdade, facilidade, segurança e rapidez para contratar uma empresa, além de maior assertividade e precisão no que busca.
Entretanto, será que o Open Insurance é seguro para as empresas e consumidores? Continue lendo!
Open Insurance é seguro?
O Open Insurance é totalmente seguro e confiável, isso porque é protegido por leis que asseguram os dados e informações em geral, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, o sistema é rígido, sendo que para uma empresa participar ela precisa seguir todas as normas da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que também é responsável por fazer todo o monitoramento.
Essa é uma garantia para que as empresas e instituições participantes do Open Insurance sigam os procedimentos e cumpram as obrigações, mantendo os dados dos clientes em segurança.
Qualquer irregularidade está sob pena de responsabilização da organização envolvida, com consequências jurídicas e financeiras.
Vale destacar também que apenas as instituições que a SUSEP autorizar poderão fazer parte do Open Insurance, como seguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência complementar.
Em síntese, mesmo que o cliente consinta e opte por compartilhar suas informações com essas instituições, isso não colocará suas informações pessoais em risco, pois há regulamentações que contribuem para a segurança e privacidade.
Quais os benefícios do Open Insurance?
O Sistema de Seguros Aberto beneficia os consumidores, que terão soluções de seguro mais customizáveis para atender suas necessidades, mas também às empresas, que poderão fazer negócios mais assertivos.
Logo abaixo, detalharemos melhor esses benefícios aos consumidores e empresas:
Benefícios do Open Insurance para consumidores
Para os consumidores, o Open Insurance proporciona muitas vantagens, a primeira que podemos citar é: ser dono das suas próprias informações.
Muitas vezes parece que nossas informações não são mais nossas, com tantas tecnologias surgindo, que cada vez mais solicitam e necessitam dos nossos dados para utilizar.
Mas, com o Open Insurance, as suas informações são suas, como deveria ser. E o compartilhamento delas depende do seu consentimento.
Basicamente, você está no controle, permitindo quais instituições de seguro vão ou não ter acesso à quais informações.
Além disso, outro benefício aos clientes é ter acesso a melhores produtos e serviços, muito mais assertivos de acordo o que desejam, já que as empresas têm acesso ao perfil e podem entender melhor o que precisam.
E, por fim, clientes com baixa renda também poderão ter acesso a seguros e outros produtos, aumentando a inclusão e acessibilidade.
De modo geral, o consumidor ganha mais segurança, autonomia, liberdade e melhores soluções de seguros.
Benefícios do Open Insurance para as empresas
Com o Open Insurance as empresas e instituições participantes podem contactar de forma mais fácil os seus clientes, reduzindo consideravelmente os custos com marketing.
Além disso, empresas mesmo que pequenas e médias podem concorrer com grandes empresas líderes de mercado, pois estarão todas em um único sistema.
Também vale destacar que, com o perfil do consumidor muito mais detalhado, é possível desenvolver novas e melhores soluções de seguros, e oferecer o melhor para o cliente.
Assim, há maior personalização nos serviços e produtos, e isso faz com que as chances das vendas se concretizarem sejam bem maiores do que sem o Sistema de Seguros Aberto.
Ou seja, as empresas podem aumentar seu volume de vendas, cartela de clientes e fortalecer sua marca vendendo mais e melhor, além da livre-concorrência.
Como você viu até aqui, o Open Insurance promete revolucionar o mercado de seguros, oferecendo benefícios para consumidores e empresas.
A previsão para começar e estar disponível a todos é em dezembro de 2022, mas você pode conferir mais informações no site oficial do Open Insurance Brasil.
Se você gostou deste conteúdo e entendeu mais sobre a novidade do mercado de seguros, é hora de conferir outro conteúdo relacionado que certamente também irá gostar. Leia “O que é Open Banking? Confira o conceito, como vai funcionar e qual impacto nos serviços financeiros” e entenda tudo sobre o Open Banking!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.