Você já deve ter visto esse desenho em diversos lugares. Mas você sabe ao certo o que é QR Code, para que serve, em quais casos pode ser utilizado e como ele pode ajudar a sua empresa a fazer e receber pagamentos?

Esse sistema de códigos não é uma tecnologia nova e, apesar de ainda não ter sido muito explorada aqui no Brasil para essa função, tem tudo para fazer uma verdadeira revolução na maneira como os clientes finalizam suas compras.

Veja, agora, como ele pode ajudar a sua empresa a faturar mais!

O que é QR Code?

Para come√ßar a explicar o que √© QR Code, podemos compar√°-lo aos c√≥digos de barra utilizados nos supermercados que, ao serem lidos no caixa, geram informa√ß√Ķes sobre os produtos que est√£o sendo comprados.

Apesar de a proposta ser a mesma ‚ÄĒ armazenar informa√ß√Ķes variadas ‚ÄĒ uma das diferen√ßas entre eles fica por conta da representa√ß√£o gr√°fica: enquanto o c√≥digo de barras √© formado por uma s√©rie de faixas acompanhadas por n√ļmeros, o QR Code √© constitu√≠do por caracteres decodificados em uma imagem quadrada.

Outro ponto que os difere √© que o QR Code √© 2D e cont√©m informa√ß√Ķes tanto horizontal quanto verticalmente (o c√≥digo de barras somente horizontal). Al√©m disso, ele disp√Ķe de alta capacidade para armazenar dados e informa√ß√Ķes.

Como surgiu a tecnologia do QR Code

Abrevia√ß√£o de Quick Response Code (C√≥digo de Resposta R√°pida), o QR Code foi criado em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave. A ideia original era atender a ind√ļstria de autom√≥vel do Jap√£o permitindo, atrav√©s desse c√≥digo, catalogar de maneira mais r√°pida as pe√ßas na linha de produ√ß√£o.

Mas em 2003, essa tecnologia passou a ser utilizada tamb√©m em celulares, pois se notou que mesmo os que contavam com c√Ęmeras de baixa resolu√ß√£o conseguiam fazer a leitura do c√≥digo. Com isso, abriram-se novas possibilidades para a sua aplica√ß√£o.

Hoje, por exemplo, ele √© muito utilizado no mercado publicit√°rio, que usa da tecnologia em diversas campanhas, inclusive, para gerar conte√ļdos e descontos exclusivos para os clientes. No entanto, √© para a realiza√ß√£o de pagamentos instant√Ęneos que o QR Code vem se destacando cada vez mais.

Como funciona o QR Code?

O funcionamento do QR Code √© bem simples, basta posicionar a c√Ęmera do celular no c√≥digo e fazer a leitura.

De modo geral, a maioria dos celulares atuais j√° fazem a leitura automaticamente. Quando isso n√£o acontece, o usu√°rio pode habilitar a c√Ęmera ou instalar um aplicativo pr√≥prio compat√≠vel com o aparelho.

Quem pretende gerar um QR Code também não encontra grandes dificuldades. Por ser uma tecnologia livre e altamente acessível, em sites como o Kaywa QR Code é possível criar o código bidimensional para diferentes finalidades.

QR Code por si só é apenas uma forma padronizada de armazenar e consumir informação. Com ele você pode armazenar praticamente qualquer tipo de informação.

Em compara√ß√£o, QR Code permite armazenar muito mais informa√ß√Ķes que um c√≥digo de barras. Um c√≥digo de barras padr√£o Febraban por exemplo, consegue armazenar at√© 44 d√≠gitos, j√° um QR Code pode armazenar at√© 7089 d√≠gitos, 4296 caracteres ou 2953 bytes.

O uso do QR Code como forma de pagamento pelo mundo

Agora que ficou mais claro o que é QR Code e sua praticidade, talvez você deva estar se perguntando porquê não utilizá-lo para receber os pagamentos dos seus clientes.

Na China essa já é uma prática bastante comum. Lá, mesmo sendo o país onde o dinheiro em papel foi inventado, ele está sendo deixado de lado. Mesmo os comércios mais simples, incluindo os produtores rurais, se valem da tecnologia, especialmente do QR Code, como meio de pagamento.

Por tr√°s dessa revolu√ß√£o est√£o as fintechs, que oferecerem cada vez mais solu√ß√Ķes financeiras acess√≠veis e pr√°ticas para a popula√ß√£o que, do outro lado, aceitam com grande facilidade todas essas inova√ß√Ķes.

Os pagamentos realizados de forma digitalizada √© t√£o forte no pa√≠s que restaurantes, esta√ß√Ķes de metr√ī, gorjetas e at√© esmolas (acredite), s√£o feitos via QR Code.

Al√©m da China, outros pa√≠ses j√° fazem amplo uso como a √ćndia e outros pa√≠ses vem desenvolvendo seus pr√≥prios padr√Ķes como a Rep√ļblica Tcheca, Eslov√°quia e Cingapura.

Como os meios de captura por aproxima√ß√£o podem mudar a ind√ļstria de pagamentos no Brasil

Entendendo mais sobre o que é QR Code, também fica claro perceber que ele ainda não é tão comum no Brasil como na China, porém, tudo indica que isso pode estar com os dias contados.

Isso porque, entre os meios de pagamentos instant√Ęneos um pouco mais aceitos e utilizados atualmente est√° o NFC (Near Field Communication), que √© a forma de pagamento feita por aproxima√ß√£o. Dispon√≠vel em cart√Ķes e dispositivos m√≥veis que permitem essa tecnologia, basta o cliente aproxim√°-los da maquininha para quitar seu d√©bito.

Mesmo com a facilidade, a utiliza√ß√£o deste meio ainda √© muito baixa e poucos cart√Ķes s√£o emitidos com essa tecnologia. Al√©m disso, ainda √© bastante comum no Brasil as pessoas fazerem pagamentos em dinheiro ou via boleto, comparecendo √†s filas dos bancos e lot√©ricas para isso.

No entanto, vale ressaltar que envolve uma maior camada de seguran√ßa do que os, mesmo em alguns casos sem a necessidade de informar senhas, dado que todas as informa√ß√Ķes passadas entre dispositivos e m√°quinas tradicionalmente ser√£o criptografadas.

Em raz√£o disso, por compara√ß√£o com o NFC, vem a aposta do QR para liderar a ado√ß√£o de usu√°rios no terreno dos pagamento instant√Ęneos, pelo seguinte cen√°rio:

  1. Muitas empresas ainda não disponibilizam o pagamento por aproximação aos clientes;
  2. A maioria dos mercado consumidor no Brasil não tem acesso à celulares com NFC, pois está mais presente em celulares de ponta que custam na faixa dos R$ 3 mil, ou seja, incompatível com a renda da maioria. Já o QR code é mais democrático, pois roda em celulares mais populares.
  3. Emitir cart√Ķes NFC √© mais caro (R$ 15 a R$ 20 por unidade fabricada) para as empresas do que disponibilizar um aplicativo com QR code para os consumidores.

Assim, mais fácil o caminho da mais rápida adoção do QR Code frente ao NFC.

Sobre √† quest√£o cultural dos boletos, filas de banco e de outros pagamentos presenciais, os pagamentos instant√Ęneos tamb√©m poder√£o ter uma maior ado√ß√£o, uma vez que os consumidores mais jovens tendem a adotar tecnologias que tornem mais convenientes as compras do dia a dia.

Prova disso √© que grandes bancos est√£o no movimento de reduzir o n√ļmero de ag√™ncias, pois cada vez mais pessoas preferem acessar servi√ßos financeiros pelos canais de atendimento digitais, em detrimento dos presenciais.

QR Code como melhor alternativa de pagamento instant√Ęneo

Por todos esses pontos, o QR Code vem se tornando a melhor alternativa, especialmente entre as fintechs. Muito mais simples e acess√≠vel, ele vem ganhando cada vez mais espa√ßo entre os pagamentos instant√Ęneos.

Para as empresas que o oferecem o custo √© baixo e n√£o h√° necessidade de trocar sistemas de cart√Ķes, por exemplo, bastando ter um aplicativo que gere os QR Codes.

Ifood, Rappi e Americanas.com s√£o algumas empresas que j√° oferecem essa forma de pagamento como op√ß√£o aos clientes. Como a tecnologia n√£o necessita de hardwares para capturar as transa√ß√Ķes, pode atender tanto pagamentos on-line, quanto pagamentos presenciais sem qualquer dificuldade.

Necessitando apenas de um celular para que o cliente consiga utiliz√°-lo, a expectativa √© que o QR Code ganhe cada vez mais espa√ßo no Brasil, expandindo sua utiliza√ß√£o n√£o apenas para venda de produtos e servi√ßos, mas tamb√©m em transportes p√ļblicos.

Neste vídeo da Band Jornalismo é possível entender melhor essa expansão:

Ou seja, entender melhor o que √© o QR Code abre a possibilidade para que a sua empresa ofere√ßa mais uma forma de pagamento instant√Ęneo ampliando, assim, seu canais de atendimento.

Mas existem outras tecnologias que podem ser atreladas ao código e usadas a favor da sua empresa. Dentro da nossa plataforma whitelabel de serviços financeiros, por exemplo, temos um modelo de pagamento em que o lojista cobra pela venda e recebe o dinheiro em uma conta digital.

Esse saldo pode ser utilizado por ele de diversas maneiras: para pagar um fornecedor, transferir valores para um terceiro ou até mesmo fazer uma compra com um serviço por aplicativo que usa QR Code.

Acreditamos que o QR Code √© uma grande evolu√ß√£o, por√©m, sozinho, se torna apenas mais uma op√ß√£o de pagamento instant√Ęneo. Por isso, buscamos desenvolver maneiras diversas de movimentar o seu dinheiro e que tornem o QR Code um meio pr√°tico de recebimento e, consequentemente, uma transa√ß√£o mais r√°pida e segura para voc√™ e para os seus clientes!

Como implementar QR Code para realização de pagamentos

Na pr√°tica, hoje quando falamos de QR Code em pagamentos, estamos utilizando como simples forma de compartilhar informa√ß√Ķes referentes ao pagamento como por exemplo um n√ļmero de conta.

Digamos que voc√™ tenha um sistema integrado com a plataforma Zoop, queira oferecer QR Code como forma de pagamento. Nesse contexto, alguns caminhos s√£o poss√≠veis:

  • Colocar apenas um identificador do estabelecimento comercial
  • Para acelerar o processo, voc√™ pode incluir mais informa√ß√Ķes como o valor da compra, texto de descri√ß√£o do produto vendido.

Exemplo:

  • Uma transa√ß√£o um Almo√ßo Executivo de 100 reais para o estabelecimento comercial registrado no seu sistema com o c√≥digo 000000000001 poderia ser transformada em um c√≥digo dessa forma
    `EC:000000000001;V:10000;M:Almoço Executivo`
  • Se transforma em um QR Code assim:

qr code

Após identificado o cliente, você pode utilizar um cartão previamente tokenizado ou uma transferência peer-to-peer caso sua plataforma permita realizar a cobrança.

Como gerar um QR code

Caso você esteja pretendendo desenvolver um sistema, você pode usar uma das muitas bibliotecas preparadas para criar QR Codes e integrar em seu sistemas.

Alguns exemplos s√£o:

Usando o QR Code para escalar seu negócio

Sua empresa precisa aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade, mas você não ainda sabe qual estratégia adotar? Muitas delas envolvem barreiras burocráticas que só aumentam riscos e incertezas no projeto.

Mas, aqui vai uma boa not√≠cia: agora, sua empresa pode construir suas pr√≥prias solu√ß√Ķes de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da pr√≥pria opera√ß√£o.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e vários outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receita através de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

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Com nossa plataforma de pagamentos whitelabel, que conta tecnologias de captura para maquininhas, boleto e outros meios de pagamentos com sua marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.

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Gustavo Gawryszewski, Economista, MBA pela FGV e Mestrando em Economia pela UCAM. Tem mais de 16 anos atuando na interseção entre Marketing, Tecnologia e Economia. Atualmente é Gerente de Marketing de Produto na Zoop.