Quais são as principais tendências do mercado financeiro global? Conheça 4!
As novas tendências do mercado financeiro reúnem o melhor que há de tecnologia e inovação para facilitar processos, otimizar a experiência do cliente e inserir cada vez mais pessoas nesse segmento.
Nos últimos anos, vimos um verdadeiro boom de startups financeiras oferecendo novos recursos bancários, opções mais flexíveis de créditos e processo de pagamento cada vez mais ágeis, seguros e eficientes.
Novas formas de dinheiro também surgiram, como o é o caso das criptomoedas, e o open finance, projeto do Banco Central desenvolvido em 2021, trouxe mais transparência para os dados bancários dos clientes e das instituições financeiras, o que gera incentivos à inovação, concorrência e a serviços financeiros mais personalizados ao usuário final.
Nesse ecossistema com tantas novidades, o setor de pagamentos merece um destaque especial. Afinal, ano após anos, vemos tecnologias como o PIX e o ITP sendo implementadas e gateways de pagamento cada vez mais modernos e eficientes.
Diante desse cenário promissor, destacamos neste texto as quatro principais tendências globais do mercado financeiro e de pagamentos. O que está por trás desse boom? Entenda tudo!
4 principais tendências do mercado financeiro
1. Open finance
O open finance consiste em um conjunto de diretrizes e processos cujo objetivo final é tornar mais transparente, competitivo e inovador o ecossistema financeiro no Brasil. O projeto foi formalizado pelo Banco Central em 2021 e conta com quatro fases de implementação.
O principal legado que o open finance deseja deixar é o amplo compartilhamento de dados e informações financeiras de clientes e instituições autorizadas em um grande banco de dados central gerenciado por um API.
Essa plataforma concentra informações e propicia o intercâmbio de dados entre instituições. Dessa forma, o banco X consegue acessar os dados bancários e históricos de transações de um cliente da fintech Y.
O compartilhamento desses dados deve ser autorizado pelo próprio cliente. Mas o que ele tem a ganhar com isso? Com acesso a essas informações, as instituições podem oferecer condições mais personalizadas e vantajosas para o usuário do banco como forma de atraí-lo.
Dessa forma, ganha a experiência do cliente, como também ganha o segmento, pois essa abertura é um incentivo para um competição cada vez mais justa entre as empresas e para um cenário mais mobilizado para a inovação.
2. Fintech as service
As fintechs as services são representadas pelas startups do ramo financeiro e tecnológico que oferecem plataformas de serviços financeiros para as empresas, como:
- ferramenta de banking para que companhias de outros segmentos ofereçam serviços bancários, como conta digital, cartão pré-pago e condições especiais de crédito;
- ferramentas de crédito para análise de risco e oferta de linhas de crédito mais personalizada para os clientes;
- ferramentas de gestão financeira para que as companhias tenham acesso a insights, indicadores estratégicos, automatização de tarefas e muito mais.
Em resumo, a grande ideia por trás do conceito de fintech as a service é fazer com que empresas de outro segmento economizem por não precisar desenvolver e implementar essas tecnologias por contra própria.
Pelo contrário, eles podem apenas contratar uma plataforma white label dessas startups e as implementarem na estrutura operacional de forma simples, rápida, mais barata e com todo o suporte técnico necessário.
3. Automação e inteligência artificial
Vamos falar sobre otimização de processos financeiros? Afinal, saúde financeira em baixa e gerenciamento inadequado das contas são um dos principais motivos para a falência de vários negócios.
Por exemplo, a Fundera afirma que 82% das pequenas empresas encerram suas operações em virtude de problemas na gestão financeira do negócio. E você que está montando seu negócio agora não quer cair nessa estatística, certo?
Para isso, contar com uma ferramenta de automação de dados e inteligência artificial é uma ótima iniciativa para monitorar as contas em tempo real, evitar erros manuais de preenchimento e de cálculo, obter relatórios de desempenho e tomar decisões assertivas de forma mais rápida!
Hoje em dia, uma boa ferramenta de gestão financeira com automação de dados é mais uma necessidade de mercado do que um diferencial. Portanto, essa é uma das tendências financeiras a qual o empreendedor deve ficar de olho!
4. Blockchain
O Blockchain é uma tecnologia para transação de dados baseada em criptografia e com registros descentralizados em uma rede. Criada inicialmente para operar criptomoedas, como o Bitcoin, essa inovação já é hoje amplamente utilizada em diversas áreas, inclusive nas finanças.
Seu processo de validação de blocos a torna em um dos processos mais seguros para transferência de dados e valores financeiros, pois a transação é registrada e verificada inúmeras vezes.
Além disso, as operações são transparentes, pois estão visíveis para todos os participantes da rede onde são realizadas.
Outro ponto importante é a velocidade e redução de custos desse processo. Como esse processo elimina a necessidade de intermediários, como os bancos no sistema financeiro tradicional, há mais eficiência no gerenciamento e controle das operações.
Quais as principais tendências dos meios de pagamento?
Os meios de pagamento são protagonistas de diversas tendências do mercado financeiro. Afinal, hoje em dia é cada vez mais comum vermos tecnologias recentes, como o PIX e o ITP (Iniciador de Pagamento) como uma opção para fechar negócio tanto para o pequeno empreendedor, como para as grandes empresas.
Em geral, a inovação no setor de pagamentos está em medidas que visam tornar o processo mais fluido, simples e acessível.
O impacto disso é na jornada de compra do cliente que se torna mais prazerosa e converge para o aumento das taxas de conversão e fidelização.
Um bom exemplo de plataforma que combina diversas tendências dos meios de pagamento é o Zoop Payments
Com uma plataforma centralizada, o Zoop Payments liquida os pagamentos (independente do canal de venda) instantaneamente no conta digital do empreendimento. Não importa se ela foi feita por boleto bancário ou carteira digital, como o Google Pay e o Apple Pay.
Falando nisso, a diversidade de meios de pagamento é uma diferencial desta plataforma e um ponto valiosa para oferecer uma boa experiência de compra. Afinal, as vezes o que pode separar o consumidor de fechar negócio com uma marca são opções de pagamento limitadas e que não contemplam suas expectativas.
É por isso que essa ferramenta oferece pagamento via cartão de crédito e débito, PIX, boleto e carteiras digitais para não deixar seu cliente na mão.
Por fim, você pode automatizar e gerenciar processos de cobrança com extrema facilidade por meio do split de pagamentos e pela recorrência de pagamentos.
Fale como um especialista e saiba mais detalhes sobre a plataforma da Zoop para pagamentos!
Gostou do conteúdo? Para ter mais informações sobre as tendências do mercado financeiro, fique de olho nas novidades do blog da Zoop! Até a próxima!
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