Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Como aumentar as vendas de final de ano e lucrar mais? 5 dicas

    17 de novembro de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O final do ano está próximo e, como tal, os lojistas já começam a se preparar para aproveitar as importantes datas festivas que costumam aquecer o comércio nesse segundo semestre. Mas você sabe o caminho de como aumentar as vendas nesse período?

    Logo de cara, o segundo semestre do ano já tem o Dia dos Pais em agosto. Mais para frente, temos a Black Friday que costuma sacudir todo o mês de novembro. 

    Ainda, há as datas festivas de final de ano, com destaque para o Natal, que tende a movimentar bastante o varejo offline ou online.

    E, para aproveitar ao máximo esse período, é preciso estar preparado para vencer a concorrência e oferecer a melhor infraestrutura para seu cliente viver uma excelente jornada de compra.

    Neste conteúdo, vamos te mostrar 5 maneiras de como aumentar as vendas na sua loja online e não fazer feio nesse final de ano. Confira!

    Como aumentar as vendas no final do ano? 5 dicas efetivas

    Para aumentar as vendas no final do ano – e outras épocas – o primeiro passo é estudar o público-alvo. Em seguida, deve-se investir em campanhas de marketing digital, qualificar os leads e planejar a estrutura de vendas e estoque. Por fim, o ideal é ter uma boa ferramenta de pagamento.

    1. Estude o público-alvo

    Conhecer seu público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de vendas independentemente de ser no final do ano ou não. 

    Isso torna-se ainda mais urgente quando nos damos conta que vivemos na era dos dados. No mundo digital, nunca tantos dados e informações dos clientes estiveram tão à disposição das empresas, o que também tornou-se um fator essencial para a concorrência.

    Quem melhor souber utilizar esses dados, mais obterá insights para fazer uma estratégia de marketing e vendas cada vez mais eficaz e direcionada para seu público-alvo.

    Aliás, dentre outros benefícios, conhecer seu público e saber para onde serão redirecionados seus esforços garante que sua empresa não estará andando no escuro.

    Tanto informações gerais do cliente ideal (dados demográficos ou canal favorito de navegação) como dados para contato aumentarão a eficiência das ações comerciais em prol de um melhor retorno financeiro em vendas! 

    2. Invista em campanhas eficazes de marketing digital

    Sim, todos os concorrentes também estão cientes de que as datas especiais do comércio no segundo semestre são ótimas também para eles. Portanto, você deve agir para que seu negócio seja visto enquanto o público-alvo navega em busca de uma solução de consumo!

    Nesse sentido, uma das ideias para alavancar vendas é desenvolver uma boa estratégia de marketing digital.

    Como você já conhece seu público-alvo, naturalmente possui os insights necessários para saber:

    • em qual canal de vendas de marketing e vendas investir seus esforços;
    • em quais situações é relevante criar campanhas de tráfego pago para impulsionar anúncios;
    • como padronizar a identidade visual e o tom de voz para interagir com o público independente do canal ou etapa do funil de vendas;
    • como segmentar campanhas específicas de fidelização para antigos clientes.

    Veja as especificações de cada campanha e canal de interação com o público para ser o mais assertivo possível, realmente dialogar com as dores do seu público-alvo e tomar a dianteira da concorrência.

    3. Faça qualificação de leads

    A qualificação de leads é um passo importante na otimização comercial de uma empresa e na integração entre as áreas de marketing e vendas.

    Aqui, é feita uma segmentação de possíveis clientes, ou consumidores em potencial, que são os leads. Eles são aqueles que já interagiram e disponibilizaram dados para contato com a empresa (e-mail ou telefone, por exemplo).

    Portanto, eles podem ser identificados e monitorados porque foram segmentados como leads pela marca. Assim, a equipe de marketing pode fazer alterações periódicas para encantá-lo e guiá-lo até uma possível compra.

    Sendo assim, quando ele estiver pronto para fechar negócio, o time de vendas faz uma proposta personalizada, direcionada e com grande possibilidade de conversão.

    Isso torna todo o processo comercial mais organizado e eficiente e, por isso, é uma ótima dica de como aumentar as vendas, especialmente em datas especiais do final do ano, quando os clientes estão mais dispostos a consumir.

    4. Planeje a estrutura de vendas e estoque

    Um período com maior expectativa de vendas exige um investimento maior em infraestrutura operacional e de atendimento para dar conta da demanda.

    Imagine que sua campanha de marketing é um sucesso e você conseguiu atrair várias visitas para a loja online, mas, na hora de fechar negócio, os produtos estavam fora de estoque. Expectativa frustrada, não?

    Com isso em mente, faça a estimativa da meta de vendas e de chamadas de atendimento ao cliente no período para saber se você terá tanto o estoque quanto a infraestrutura de atendimento necessários para lidar com essa demanda.

    Afinal, uma frustração por parte do cliente nesse momento provavelmente vai representar sua perda, provavelmente incontornável, para o concorrente. 

    5. Conte com uma boa ferramenta de pagamento

    Enfim, encerramos nossas cinco dicas de como aumentar as vendas, salientando a importância de contar com um boa ferramenta de pagamento na sua loja online.

    Afinal, ela também pode ser outro ponto de vulnerabilidade na experiência do cliente com a marca, caso:

    • seja pouco intuitiva e complicada para o usuário;
    • não transmita segurança ou leve o cliente para outras páginas;
    • não ofereça o meio de pagamento esperado.

    Por exemplo, imagine que o cliente só consiga pagar online com opções de débito e Pix, mas uma loja online só ofereça por cartão de crédito. A compra provavelmente não será finalizada e a empresa perderá uma preciosa possibilidade de conversão.

    Aumente suas vendas com um bom gateway de pagamento

    Para não passar por esse tipo de dificuldade, umas das melhores ideias para aumentar as vendas é contar com uma boa ferramenta que faça a intermediação de pagamentos entre sua empresa, os clientes e os outros entes, como bancos e subadquirentes.

    O Zoop Payments, por exemplo, é uma plataforma white label já pronta e facilmente implementável em qualquer tipo de negócio.

    Ela pode ser customizada de acordo com as necessidades e a estrutura operacional da sua empresa para simplificar a gestão financeira e otimizar a gestão de recebidos. 

    Além disso, ela oferece:

    • condições de pagamentos diversificadas, como Pix, boleto, crédito e débito;
    • personalização de cobranças, como o split de pagamentos, caso haja mais intermediários no processo;
    • liquidação da compra instantaneamente na conta digital da empresa;
    • relatório de performance com métricas financeiras.

    Não passe mais sufoco com a infraestrutura de pagamentos da sua empresa! Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e adquira o Zoop Payments!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.