Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Como implementar uma estratégia de marketing multinível?

    08 de janeiro de 2025
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Quer aprender como implementar uma estratégia de marketing multinível no seu negócio? Essa abordagem é muito popular em nosso país pelo seu alto poder de engajamento e escalabilidade.

    A prática possibilita que distribuidores autônomos representem empresas em vendas diretas em troca de comissões. 

    No Brasil, as estatísticas refletem o tamanho desse modelo de negócio. Há cerca de 3,5 milhões de representantes comerciais de empresas em nosso país, segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). 

    Esses números mostram o excelente potencial de pessoas disponíveis a fazer parte da rede de distribuição de empresas. Elas só aguardam uma boa oportunidade!

    Portanto, que tal aprender como implementar uma estratégia de marketing multinível na sua empresa? Confira nosso guia completo sobre o tema até o fim!

    O que é uma estratégia de marketing multinível?

    O marketing multinível (ou marketing de rede) é uma abordagem de negócios que investe em uma rede de distribuidores que vendem produtos, divulgam a marca e convidam novos colaboradores para participarem.

    Esses representantes trabalham de forma independente para comercializar os produtos ou serviços com sua rede própria de clientes. 

    Além de ganhar comissões pelas vendas, há benefícios para aqueles que convertem novos participantes para o grupo de representantes. Portanto, a ideia é tanto a empresa quanto os comerciantes ganharem ao baterem as metas de produtividade.

    A estrutura hierárquica dessa abordagem possibilita um crescimento escalável do negócio, em que cada distribuidor recruta novos participantes e alimenta um ciclo contínuo de clientes e vendedores na força de trabalho.

    Entender o que é uma estratégia de marketing multinível, em resumo, abre um leque de novas possibilidades mais rentáveis e eficientes para expandir marcas de forma escalável. 

    Mas, claro, antes é preciso identificar se esse modelo de negócio realmente se encaixa com as configurações específicas do seu negócio. 

    Em geral, empresas atacadistas ou varejistas que oferecem produtos de consumo recorrente, práticos e com precificação para boa margem de lucro, se beneficiam desse modelo.

    Como implementar uma estratégia de marketing multinível?

    Não sabe como implementar uma estratégia de marketing multinível? Veja três requisitos fundamentais nesse processo!

    1. Escolha empresas com características compatíveis e que ofereçam produtos de qualidade e de uso recorrente para manter o fluxo comercial ativo no médio e longo prazo. Antes de qualquer coisa, analise se o plano de ação funciona eficientemente de acordo com perfil de consumo do público-alvo.
    2. Desenvolva uma rede com solidez e engajamento para manter os distribuidores satisfeitos e focados na venda de produtos e no recrutamento para a força de trabalho. Nesse sentido, cursos de formação, suporte contínuo e geração de confiança são fundamentais para a expansão do negócio com uma base unida e satisfeita.
    3. Cumpra os requisitos éticos e legais do segmento para manter a credibilidade da empresa e uma relação mais humana com clientes e rede de distribuição. Nas formações, oriente os vendedores a evitar o comportamento coercitivo e promessas exageradas no trato com o cliente.

    Quais as vantagens de fazer marketing multinível?

    As vantagens de fazer marketing multinível são as seguintes:

    • crescimento escalável: o crescimento exponencial da rede de distribuidores autônomos permite que a empresa conquiste mais força de trabalho e mais clientes sem aumentar os custos na mesma proporção. Dessa forma, os lucros e a rede crescem de forma rápida e orgânica.
    • economia de custos: o negócio prescinde de investir grandes quantias em campanhas de marketing, uma vez que a própria rede de distribuição faz a base de consumidores crescer e torna a marca mais famosa.
    • aumento do alcance: a comunicação boca a boca e a coordenação geográfica dos representantes contribuem para o crescimento do alcance da marca e das vendas diretas com um público maior.
    • engajamento entre os participantes: a tendência de engajamento entre os vendedores cresce, pois quanto mais vendem ou atraem novos participantes, mais eles ganham! 
    • Potencial de fidelização: a relação mais direta e personalizada entre cliente e agente possibilita um atendimento mais humano e consciente das demandas do público, o que contribui para a retenção no longo prazo.
    • Autonomia e flexibilidade: os vendedores têm completa independência para definir horários, método de abordagem e fluxo de trabalho, pois atuam como representantes autônomos em nome do negócio.

    Como otimizar estratégia de marketing multinível?

    Empresas que prosperam com a abordagem entendem as demandas do segmento para criar um plano de negócios preciso e adotar recursos e tecnologias condizentes com a prática.

    Veja abaixo quatro dicas de como otimizar estratégia de marketing multinível:

      1. Definição de metas claras: conheça o perfil de consumo do público-alvo e a dinâmica do segmento para estipular ações assertivas e com metas claras à rede de distribuição.
      2. Suporte contínuo aos participantes: compartilhe métodos de abordagem ou regras específicas de vendas para orientar o trabalho dos distribuidores. Além disso, mantenha contato e ofereça suporte contínuo a toda a equipe.
      3. Tecnologia para monitorar desempenho: estabeleça indicadores objetivos para monitorar o desempenho dos representantes com plataformas de automação. Essa tecnologia possibilita o acompanhamento contínuo da performance para orientar decisões e ajustes mais assertivos.
      4. Meios de pagamentos eficientes: disponibilize aos vendedores soluções financeiras eficientes, flexíveis e convenientes para facilitar pagamentos em trânsito e impulsionar as conversões.

    Conheça o Tap to Pay 

    Aprendeu como implementar uma estratégia de marketing multinível no seu negócio? Nesse processo, pensar na estrutura financeira para equipar adequadamente a rede de distribuição é fundamental.

    Esses agentes trabalham com diversos canais de vendas — seja em domicílio, eventos, telefone ou de forma digital. Em resumo: eles estão constantemente em ação para levar os produtos até os clientes.

    O Tap to Pay, portanto, é a solução perfeita para esse modelo de negócio. A inovação tecnológica possibilita que vendedores recebam pagamento por aproximação com o próprio smartphone. Ou seja, o celular funciona como uma máquina de cartão mobile. 

    Essa funcionalidade está disponível para contas PJ do Nubank e aparelhos com NFC e sistema operacional Android e iOS.

    O Tap to Pay recebe pagamentos em crédito, débito e Pix. Basta que o cliente aproxime o cartão da tela do smartphone. 

    Não é incrível? Assim, os distribuidores evitam carregar mais peso, como máquinas de cartão e carregador, e estão bem menos vulneráveis a imprevistos.

    Converse com um consultor agora mesmo para dar um Zoop no seu negócio!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.