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    Como funciona o Credit as a Service no Brasil? Saiba tudo sobre CaaS!

    08 de dezembro de 2023
    Por Redação Zoop
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    No Brasil, o Credit as a Service (CaaS) vem ganhando mais espaço, ano após ano, enquanto surfa nas grandes transformações digitais que o mercado de soluções financeiras vem vivenciando. 

    Assim como os bancos digitais têm aumentado a bancarização da população com condições mais simples e ágeis de contas correntes e outros produtos, o mercado de crédito vem se modernizando e ampliando as possibilidades de crédito para mais pessoas.

    Esse novo segmento contribui para a tomada de empréstimo de forma mais acessível, desburocratizado a solução tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

    Em um ramo de negócio há décadas engessado pelos grandes bancos e instituições tradicionais de crédito, pessoas e empresas agora têm a chance de simular condições mais personalizadas de linhas de crédito de modo 100% digital.

    Mas como funciona o Credit as a Service no Brasil, na prática? Quais são os diferenciais desse modelo de negócio e suas principais vantagens para o credor? Confira nosso conteúdo até o fim e saiba tudo sobre o tema!

    O que é Credit as a Service?

    Credit as a Service (CaaS) é uma expressão em inglês que significa “crédito como um serviço”. Esse modelo de negócio consiste na concessão de linhas de crédito para clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de maneira personalizada e 100% digital.

    Em vez de se dirigir a uma instituição e cumprir uma série de pré-requisitos excludentes para ter acesso a um empréstimo genérico, o CaaS surge como uma solução online que faz simulações personalizadas, de forma automatizada e conforme o perfil financeiro do cliente.

    Assim, é possível conseguir linhas de crédito realmente compatíveis com as necessidades e os objetivos do tomador, considerando também suas condições para honrar o contrato. 

    O mais legal por trás do Credit as a Service é que esse serviço pode ser oferecido não apenas por fintechs e instituições financeiras, mas por empresas de qualquer segmento.

    Por exemplo, um e-commerce varejista pode oferecer soluções de crédito exclusivas para os clientes da marca a fim de incentivar o consumo e elevar a fidelização. Pode-se disponibilizar taxas de juros mais atraentes, levando em conta as particularidades de cada consumidor.

    Como funciona o Credit as a Service no Brasil?

    O CaaS recebe esse nome porque funciona de maneira similar aos outros modelos de negócio “como serviço”, a exemplo do Banking as a Service (serviços bancários digitais) e do Fintech as a Service (subconjunto mais abrangente de soluções financeiras).

    Como o próprio nome indica, no CaaS, a ideia é oferecer produtos de crédito em diversos contextos, seja para uma pessoa física colocar um plano em prática ou uma empresa financiar projetos específicos, incluindo obras e reestruturação operacional.

    Aliás, o Credit as a Service no Brasil pode ser visto na prática em uma empresa como o iFood. Esse marketplace líder no segmento de delivery de refeições conta com o sistema tecnológico da Zoop para oferecer soluções exclusivas de crédito, como a antecipação de recebíveis para os restaurantes cadastrados na plataforma.

    Esse processo contribui para o crescimento das empresas do ramo alimentício que são parceiras do iFood. 

    Veja mais detalhes:

    De modo geral, as soluções Credit as a Service e Banking as a Service funcionam por meio de API (Application Programming Interface), que levam para qualquer empresa toda a estrutura operacional de concessão de crédito, independentemente do ramo de atuação.

    De forma simples e econômica, os negócios de todos os segmentos podem oferecer produtos financeiros e de crédito aos seus clientes, sejam pessoas comuns ou outras empresas.

    Quais são os benefícios do Credit as a Service?

    Entendeu o que é Credit as a Service e como essa funcionalidade funciona no Brasil? Maravilha! Mas, afinal, quais são os principais benefícios dessa nova tendência de negócios? Confira a seguir:

    • simplificação e ampliação de crédito desburocratizado para um maior número de pessoas e empresas;
    • maior controle de risco em virtude da personalização das soluções de crédito, de acordo com as necessidades e o perfil financeiro do cliente;
    • agilidade na simulação e aprovação dos valores e das condições a partir de tecnologias de automação;
    • economia de custos para a empresa que adquire os serviços, uma vez que não precisa lidar com questões regulatórias ou investir em pessoal e infraestrutura;
    • potencial aumento da receita e incentivo ao consumo;
    • clientes mais satisfeitos com serviços que condizem com sua realidade e demanda.

    São muitos os benefícios de contar com os recursos de uma Credit as a Service no Brasil, não é verdade? 

    Então, se você deseja modernizar as soluções financeiras da sua empresa, incluindo as condições de pagamento, o gerenciamento de recebíveis, a customização de cobranças e os modelos exclusivos de crédito, aproveite para conhecer o Zoop Banking.

    Por exemplo, as empresas do varejo podem contar com a ferramenta para oferecer cartões pré-pagos, contas digitais, possibilidade de transferências, diversas formas de pagamento e, claro, taxas de juros mais baixas.

    Isso tudo ajuda a impulsionar a fidelização do cliente e, ainda, amplia as possibilidades de receita.

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e veja como modernizar os serviços financeiros do seu negócio!

    Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Zoop para mais artigos de qualidade como esse! Até mais!

     

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