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O que é Credit as a Service? Entenda como funciona essa tendência!

Publicado em 03 de agosto de 2022 por Redação Papoca
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Já ouviu falar do termo Credit as a Service (CaaS)? Caso ele seja uma novidade para você, o conceito não vai parecer tanto. Afinal, estamos vivendo um verdadeiro boom de soluções tecnológicas que oferecem serviços informatizados e diversos para empresas a partir dessa nomenclatura..

Por exemplo, você já deve conhecer os termos Payment as a Service ou Banking as a Service. Eles representam plataformas desenvolvidas por fintechs em um ramo de negócio B2B (business to business). 

Como os próprios nomes indicam, a inovação por trás dessas duas nomenclaturas está na oferta de soluções de pagamento e bancárias autônomas para outras empresas. 

E é justamente nesse contexto que surgiu também o Credit as a Service. Seguindo a mesma lógica de seus pares, ele disponibiliza por meio de Programming Interface Application (APIs), conjunto de regras que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de códigos para que possam oferecer crédito personalizado e exclusivo para seus clientes.

E apesar do CaaS ser um segmento ainda em ascensão, fintechs de crédito em geral (não necessariamente “as a service”) já lideram o mercado de tecnologia financeira no Brasil, representam uma fatia de 17,5%, segundo o Fintech Report 2022. E isso pode ser um bom indicativo de uma tendência de crescimento do CaaS também.

Portanto, quer entender melhor o que é Credit as a Service e como ele funciona? Leia o conteúdo até o fim que nós vamos te explicar os principais fundamentos desses mercado. Acompanhe!

Credit as a Service: o que é?

Assim como outros grandes segmentos de fintechs, o Credit as a Service é uma modalidade de negócio que usa os benefícios e recursos da transformação digital em prol de atendimento e soluções mais personalizadas para seu público-alvo.

Por meio de tecnologia inovadoras de análise de dados, essas ferramentas fazem uma análise personalizada do perfil do cliente que recorreu ao crédito. 

Isso permite não só uma otimização operacional para a concessão mais segura e alinhada com as dores e condições do consumidor, mas também garante conformidade com os procedimentos regulatórios de prevenção contra possíveis fraudes. 

Em um mercado de crédito que pode trazer consigo muitas complicações, em especial pelo risco da inadimplência, contar com uma solução que nem essa pode trazer inúmeros benefícios para todos os atores envolvidos em cada escala comercial.

Quais as vantagens do Credit as a Service?

Mas, afinal, que vantagens são essas por trás do Credit as a Service? Vamos falar um pouco sobre como cada parte envolvida no processo pode se aproveitar positivamente dessa tendências.

Primeiramente, temos a fintech, que tem a oportunidade de lançar sua ferramenta no mercado e vender suas soluções para empresas interessadas. 

Essas, por sua vez, são os clientes B2B que vão utilizar os recursos para otimizar processos, agilizar a análise de crédito e oferecer uma solução 100% personalizada e que converse diretamente com as principais necessidades de seus clientes.

Em suma, o Credit as a Service é um excelente mecanismo para engajar a base consumidores e mantê-los consumindo de forma segura, previsível e transparente.

Como podemos ver, esse é um exemplo claro da introdução do conceito de Know Your Client no processo de análise de crédito, pois, conhecendo melhor seu público-alvo, melhor a empresa vai responder aos seus anseios e garantir uma excelente experiência de compra.

Como funciona uma plataforma Credit as a Service white label?

Assim como outras Fintech as a Service (FaaS), O CaaS monta a infraestrutura operacional de sua solução em uma ferramenta white label. Mas o que isso significa?

Uma plataforma white label nada mais é que uma uma solução já pronta e montada por uma empresa de tecnologia, mas que pode ser replicada por outros clientes B2B em sua estrutura operacional sem a necessidade de exposição de direitos autorais.

Resumindo, se você contrata uma plataforma de Credit as a Service junto a uma fintech, ela será incorporada à estrutura operacional como se ela fosse propriamente da sua empresa.

Sabe o Ifood? Esse aplicativo de delivery contra a estrutura de pagamento chamada Zoop Payments para gerenciar todo o seu sistema e fluxo de pagamentos. Toda a infraestrutura é totalmente integrada ao aplicativo e oferecida pelo próprio Ifood.  

No caso de uma plataforma white label de CaaS, a integração da ferramenta também seria a mesma. Incrível, não é verdade?

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre Credit as a Service! Continue acompanhando nosso blog para mais artigos especiais sobre finanças e tecnologia. Até a próxima!

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