Dicas de vendas online: 9 passos para aumentar o faturamento da sua empresa
Todo mundo quer saber como ganhar dinheiro vendendo no digital, não é? Para isso, nada melhor do que um compilado de boas dicas de vendas online.
Com uma alta de 12,59% de vendas só no primeiro trimestre, segundo a Neotrust, a expectativa é que o varejo online tenha um faturamento de R$169 bilhões em 2022, conforme previsão da ABComm.
Para aqueles que já trabalham com a venda online, esse ano pode ser uma mina de ouro para faturar muito. No entanto, para isso, é preciso acompanhar as tendências e oportunidades do mercado.
Para ajudar nesta tarefa, hoje vamos apresentar algumas dicas de vendas online que podem ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes e realizar mais vendas. Vamos lá!
9 dicas de vendas online para aplicar em sua loja de varejo online
1. Invista em segurança digital
Um dos maiores desafios para a venda online é a segurança. Essa é, inclusive, uma das principais causas de abandono de carrinho em e-commerces.
Segundo dados de uma pesquisa da Opinion Box sobre abandono de carrinho, para 20% dos consumidores a falta de segurança na hora do pagamento é um forte fator para a desistência da compra.
Principalmente pelo aumento de fraudes, como a clonagem de cartões e as compras em sites fakes, em que os produtos adquiridos nunca chegam, o usuário acaba desconfiando ao não sentir segurança na empresa.
Pense em um possível cliente que chegou ao seu site, mas nunca ouviu falar em sua marca.
É necessário que ele encontre ali informações suficientes para identificar o ambiente como seguro para fornecer informações pessoais e concluir a compra.
Por isso, investir em sistemas antifraude, criptografia de dados, certificados e selos de segurança tornou-se indispensável no varejo online.
Ah, também não podemos esquecer da importância de um checkout transparente e um fluxo de pagamento simplificado. Essa é uma das dicas de vendas online mais valiosas, afinal, se há insegurança não haverá compra!
2. Trabalhe a imagem da empresa
Outra das dicas de vendas online é trabalhar a imagem da sua empresa no mercado.
Isso não significa que você precisa ter o maior e-commerce do seu segmento ou lutar para ter mais nome do que grandes empresas de varejo, por mais que esse seja um sonho para qualquer empreendedor.
Trabalhar a imagem da sua marca, na realidade, é apenas uma forma de somar na dica anterior. Afinal, do que adianta um site seguro, se ninguém conhece sua empresa, se ela não é rastreável?
Pense novamente no usuário que chegou ao seu site sem nunca ter ouvido falar da sua loja.
Qual você acredita que será o seu próximo passo? Se respondeu pesquisar mais sobre sua empresa, acertou!
Logicamente, para saber se seu e-commerce é confiável, ele irá buscar por sua empresa nas redes sociais, no Google, etc…
E é preciso que ele goste do que irá encontrar por lá. Melhor ainda: é importante que ele encontre algo!
Afinal, uma marca que hoje não está nas redes sociais ou mecanismos de busca é como se não existisse.
Por isso, incluir o planejamento em marketing e cogitar investimentos nessa área pode ser um potencializador para as vendas online.
3. Utilize a tecnologia ao seu favor
Trabalhar com vendas online pode ser desafiador, mas, felizmente, a tecnologia pode ser uma forte aliada para o crescimento do seu negócio.
No ano de 2021, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo relatou um aumento de 87% em investimentos na transformação digital de empresas de varejo.
Para 74% das marcas que investiram em tecnologia, o resultado foi muito positivo com o aumento do faturamento.
Ou seja, já dá para compreender que atualmente, após muitas empresas irem para a internet devido a pandemia da covid-19, não olhar para o digital e a tecnologia é deixar dinheiro na mesa.
Entre as principais tendências e inovações que podem contribuir para as vendas online, estão:
- sites responsivos e aplicativos;
- estratégias omnichannel;
- chatbots e inteligência artificial;
- realidade aumentada;
- pagamentos instantâneos, entre outros.
Faça uma análise da sua empresa e veja em quais aspectos o uso da tecnologia pode ajudar a oferecer uma experiência melhor para o usuário, o que, consequentemente, trará retorno financeiro para o seu negócio.
4. Atualize suas coleções e produtos
Se você vende roupas online, não irá demorar muito para encontrar outros e-commerces que trabalham com os mesmos fornecedores.
Até mesmo para lojas de produção própria, existem concorrentes que vão atuar no mesmo nicho, e que podem ganhar seus potenciais clientes.
Por isso, uma das dicas de vendas online mais importantes para lojas de varejo online é a atualização de produtos e coleções.
Afinal, não há nada mais dinâmico que a internet, e todos os dias novidades irão surgir, seja em relação a produtos e serviços como o próprio comportamento do consumidor.
Então, a menos que você não esteja buscando crescimento para o seu negócio, manter seu portfólio de produtos e serviços atualizado e “conversando” com as necessidades e tendências do mercado é indispensável.
5. Invista em remarketing
Dificilmente um usuário cai em seu site ou rede social e finaliza uma compra em seguida, principalmente se esse é o seu primeiro contato com sua marca.
Além disso, muitas vezes ele não voltará ao seu site simplesmente porque sequer lembrará o nome da sua empresa.
Nesses cenários, é você que deverá criar estratégias para levar usuários que não converteram de primeira, de volta às suas redes.
Por isso, não há como deixar de falar de uma das principais dicas de vendas online: o remarketing. Ou seja, um trabalho de marketing focado em quem já acessou seu e-commerce, mas, por alguma razão, não concluiu a compra.
A medida em que suas campanhas, conteúdos e produtos aparecem mais vezes para o usuário, além de aumentar as chances da venda, você irá:
- aumentar o reconhecimento da sua marca (fazê-lo conhecer sua loja);
- apresentar um mesmo produto, que você já sabe do seu interesse, de diferentes formas;
- mostrar vantagens e utilidades do produto;
- prepará-lo para a compra efetivamente.
6. Faça um acompanhamento de clientes
Você já ouviu falar em pós-venda? Essa parte, muitas vezes, é negligenciada por lojas de varejo online, mas é indispensável para a fidelização de clientes.
Afinal, se você está conferindo dicas de vendas online, imaginamos que não deseja apenas fazer uma venda, mas ter um consumidor recorrente que compre com frequência e indique sua loja.
Somente dessa forma, você conseguirá aumentar seu faturamento.
Por isso, investir no acompanhamento dos clientes é fundamental. E o que seria isso?
Você tem o costume de perguntar qual foi a experiência do consumidor após a compra? Qual o grau de satisfação com o atendimento, o produto e a entrega?
Quando uma empresa faz isso, mostra que mais importante do que vender, é saber se o cliente atingiu suas expectativas com a aquisição. Basicamente, se está satisfeito.
Além disso, também é importante fazer o que conhecemos como “follow up”, que pode ser feito na pré-venda, no momento da venda ou no pós.
Neste último caso, é ele que vai fazer com que o relacionamento da sua marca com o cliente não morra após a compra.
Vamos supor que você tenha uma loja online de cosméticos. Esse tipo de produto acaba com o tempo, e é claro que seu desejo é que o consumidor compre novamente.
Portanto, uma boa estratégia é manter registros dessas vendas para que, após um período (que seria suficiente para que o produto estivesse no final), você volte a impactar o cliente com novas campanhas e promoções, na expectativa de gerar novas vendas.
7. Ofereça uma experiência omnichannel
No mercado do varejo online, omnichannel é a palavra do momento. Isso não é sem motivos, na realidade, essa é uma das dicas de vendas online mais importante para empresas que possuem atuação online e offline.
Basicamente, o omnichannel é a junção, a integração da experiência que o cliente vive nos canais online e presenciais, seja em relação à venda, pagamento ou até retirada.
Um exemplo que ajuda a ilustrar a importância do omnichannel, por exemplo, é um cliente que realizou sua compra online e foi até a loja para retirar o produto.
No digital, a experiência foi incrível, com um bom atendimento via chat, uma plataforma de uso fácil, um checkout transparente, etc.
No entanto, ao chegar na loja física, a equipe de atendimento não esteja preparada o suficiente para prestar um serviço impecável, semelhante ao que ele encontrou no online.
Ele acaba enfrentando problemas na retirada do produto e sai decepcionado. Toda a boa experiência do começo, que ele teve no online, certamente de nada valeu.
Pois, em sua cabeça, ele apenas se lembrará da experiência negativa do último contato.
Dessa forma, para ser um comércio omnichannel, você deve focar em estabelecer uma experiência sem ruídos, em que o cliente tenha a mesma experiência com sua marca independentemente de qual canal escolher ser atendido.
Já para as lojas que apenas estão no digital, vale o mesmo conselho! Garanta que a experiência do cliente seja positiva em qualquer rede e/ou meio de comunicação.
Se ele já fez uma compra em sua empresa, ele deseja ser reconhecido, se sentir importante enquanto cliente.
Então, tenha um histórico em mãos, trabalhe a personalização em campanhas, e-mails, etc. Também não se esqueça de apresentar produtos que estão de acordo com seu gosto… Tudo isso contará para uma experiência de compra completa e agradável.
8. Planeje campanhas sazonais
Anote aí uma das maiores dicas de vendas online: invista em datas importantes e campanhas sazonais, afinal, essa é a melhor estratégia para vender o ano inteiro!
Os períodos sazonais são oportunidades perfeitas para atingir mais clientes e conseguir mais vendas.
Mas, afinal, o que são campanhas sazonais? São campanhas que você realiza em datas e períodos específicos que fazem sentido para o seu negócio.
Em geral, você deve aproveitar esses momentos para divulgar os produtos que os clientes mais estão buscando.
Isso vale desde datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Páscoa até temporadas, como verão, inverno, entre outros.
Definir campanhas sazonais ajuda, inclusive, a manter uma organização de estoque: se você vende moda praia, por exemplo, sabe que no verão precisará de mais produtos, já no inverno, a procura tenderá a ser menor, então não será necessário investir em tantas peças.
Ainda assim, o inverno pode ser uma época interessante para fazer uma queima de estoque, caso precise. Nesse caso, uma campanha pode ser interessante.
É importante que você foque em datas que fazem sentido para o seu negócio. Se você vende roupas, por exemplo, a Páscoa não será uma data tão especial para uma campanha, certo?
O mesmo vale para o Dia das Crianças, por exemplo, se você só vende roupa masculina para adultos.
Outro ponto importante das campanhas sazonais é saber espaçá-las. Se você faz campanhas o tempo todo, todos os dias, o seu cliente entende que não precisa aproveitar aquela condição especial porque sempre haverá novamente.
Por isso, o ideal é que você faça um planejamento focando no que realmente faz sentido para a sua marca, seus clientes e seus produtos.
9. Disponibilize diferentes formas de pagamento
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os meios de pagamentos digitais ganharam força durante a pandemia.
As modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).
Tem mais: dados da Zetta, associação que representa empresas de tecnologia para serviços financeiros digitais, apontam que o Pix é o terceiro mais utilizado por quem já possui chaves cadastradas, com 81% da preferência dos consumidores.
Só com essas informações, já dá para entender que se sua loja online só possibilita pagamento em cartão de crédito ou boleto, está ficando para trás, não é?
Uma das dicas de vendas online mais importantes é acompanhar as mudanças do mercado e o comportamento dos consumidores, e isso vale desde os produtos e serviços até, como podemos ver, as formas de pagamento.
No final, para aumentar as vendas no varejo online, você deve evitar tudo aquilo que possa causar um abandono de carrinho e desistência da compra, e atender as necessidades e gostos do seu público é um passo importante para que isso não aconteça.
Agora você já sabe como trabalhar com vendas online, não é? O próximo passo é implementar essas dicas em seu negócio e começar a faturar ainda mais!
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Então aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira agora mesmo o artigo “Tendências de meios de pagamento para 2022: 7 soluções para ficar de olho!”
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