
O que é o iniciador de pagamentos? 7 vantagens para empresas

Você sabe o que é o iniciador de pagamentos? Essa funcionalidade permite ao consumidor iniciar a etapa de pagamento da compra on-line, via Pix, no próprio ambiente do e-commerce.
De forma prática, em vez de sair da loja virtual para finalizar a compra no app bancário, o consumidor faz tudo na própria tela do checkout on-line.
O objetivo do Banco Central (BC) com o novo sistema, que já estava previsto no cronograma do Open Finance, é facilitar as transações via Pix no e-commerce brasileiro, bem como fomentar o uso do método de pagamento.
Essa opção é a primeira a fazer parte do novo ecossistema financeiro, que une duas das mais significativas soluções do BC dos últimos tempos.
Como funciona o iniciador de pagamentos no cotidiano de clientes e empresas? Como uma companhia de vendas on-line o oferece aos consumidores?
Siga a leitura deste artigo e tire suas dúvidas a partir dos seguintes tópicos!
- O que é o iniciador de pagamentos?
- Como funciona o iniciador de pagamentos?
- Quais as vantagens do iniciador de pagamentos para empresas?
- O que é o Open Finance?
- Como usar um iniciador de pagamentos?
Boa leitura!
O que é o iniciador de pagamentos?
O iniciador de pagamentos é um sistema que autoriza instituições financeiras (ou negócios que oferecem soluções do tipo) a atuar como iniciadores de transações via Pix.
A empresa que implementar esse serviço garante que os clientes façam compras via transferência on-line sem a necessidade de ir ao app do banco. Caso o consumidor concorde com os termos, ele autentica a transação na página do checkout da loja virtual.
O negócio deve receber previamente um aval do Banco Central, assim como aderir ao Open Finance, para se credenciar a essa operação.
O objetivo do órgão regulador é fomentar o uso do sistema de pagamentos instantâneos, além de incentivar a inovação e a competitividade entre os players do setor.
O Pix já conquistou um bom e significativo espaço no e-commerce nacional e, como tal, sua inclusão nesse novo ecossistema tem tudo para alavancar ainda mais o uso do recurso.
Os últimos dados da Neotrust mostram que o Pix movimentou cerca de R$32 bilhões no comércio eletrônico em 2023. A expectativa é alcançar a marca de 40% das transações on-line (hoje é de 26%) até 2026.
Parte da terceira fase do Open Finance, o iniciador de pagamento torna ainda mais fácil a transferência de valores no e-commerce brasileiro.
Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e baixe agora mesmo o e-book sobre como o Pix revolucionou o varejo brasileiro.
Como funciona o iniciador de pagamentos?
Primeiramente, explicaremos como as operações via Pix acontecem sem esse serviço. Na hora de fechar um negócio on-line, o cliente precisaria:
- copiar o código de pagamento gerado pela loja ou solicitar a geração do QR code;
- abrir o aplicativo bancário que utiliza ou a conta digital;
- fazer o login e acessar a opção Pix;
- colar o código ou ler o QR code para concluir o pagamento;
- voltar para o site ou app do e-commerce e aguardar a mensagem de aprovação da transação.
Por mais que o sistema de pagamentos instantâneos seja rápido e fácil de usar e melhore a experiência de compra do cliente, esse processo era cheio de obstáculos e demandava tempo.
Já com o iniciador de pagamento, o consumidor resolve tudo na própria tela do site ou aplicativo do comércio eletrônico.
De forma segura e mediante prévia autorização do titular, o comprador acessa os dados da conta bancária ou da carteira digital sem a necessidade de migrar entre diferentes telas.
Na prática, o processo de pagamento fica muito mais fluido e melhora significativamente a jornada de compra.
Não deixe de ler este artigo: “Como oferecer Pix no e-commerce? 3 maneiras diferentes!“
Quais as vantagens do iniciador de pagamentos para empresas?
Confira as sete principais vantagens do iniciador de pagamentos para empresas e clientes:
- aumento da segurança nos pagamentos virtuais, visto que não há necessidade de informar nenhum dado financeiro para utilizar esse meio de pagamento;
- checkout on-line mais ágil e sem atritos, pois não é necessário digitar dados nem ir até o app bancário para finalizar o processo;
- redução de custos operacionais, já que as tarifas do Pix são menores que as cobradas em outros métodos de pagamento;
- potencial para atender diferentes camadas de consumidores, como os que não têm acesso a crédito bancário;
- aprimoramento da imagem e credibilidade da empresa junto ao público, uma vez que investe em soluções modernas e inovadoras;
- compartilhamento de dados mais completos do público, uma vez que a tecnologia se integra ao Open Finance;
- aumento da conversão em vendas em virtude do aprimoramento da experiência do cliente com soluções mais simples e eficientes de checkout;
O que é o Open Finance?
Open Finance é um projeto do Banco Central para criar um “sistema financeiro aberto” mais competitivo e inovador no Brasil. A ideia é adotar práticas para modernizar e democratizar os serviços do setor.
O BC iniciou, desde 2020, uma série de medidas para transformar essa ambição em realidade. Um dos protagonistas do projeto é o Pix.
O Open Finance também possibilita um sistema financeiro mais transparente, no qual os usuários e as empresas participantes concordam em compartilhar informações.
A meta é facilitar o intercâmbio dos insumos entre as instituições para impulsionar a inovação, o desenvolvimento, a segurança e a experiência do cliente.
Dados bancários, históricos de pagamentos, nota de crédito e outras informações estratégicas dos consumidores agora estão disponíveis para acesso e estudo por parte das empresas que aderem ao programa.
Como esses dados estratégicos agora circulam de forma rápida e segura entre as instituições participantes, soluções como o iniciador de pagamentos tornam-se possíveis.
Afinal, o sistema capta automaticamente os dados bancários do cliente para efetivar a cobrança via Pix, sem gerar trabalho extra para o usuário.
Leia também este artigo: “Open Finance: desafios e oportunidades do novo conceito”
Como usar um iniciador de pagamentos?
Agora que você aprendeu o que é o iniciador de pagamentos, deve se perguntar como implementar a inovação no seu negócio. Basta contratar o sistema de uma empresa financeira que já aderiu ao Open Finance e que disponibilize o serviço.
Quanto à participação nesse novo ecossistema, instituições de qualquer porte e segmento, que aceitem pagamentos digitais, estão aptas a oferecer aos clientes finais as transações exclusivas do novo projeto do Banco Central.
Contrate plataformas de pagamento com APIs financeiras, que são conjuntos de instruções de programação, desenvolvidas por outras iniciadoras, como uma fintech as a service.
A oferta do Pix como meio de pagamento, por sua vez, funciona de maneira similar, como no Pix da Zoop.
O Pix da Zoop é uma solução completa para receber tanto pagamentos presenciais quanto virtuais por meio da opção.
Sem tarifas de integração ou mensalidade, sua empresa paga apenas uma taxa sobre cada transação.
Que tal entender, em detalhes, como o recurso funciona? Entre em contato com um especialista da Zoop agora mesmo!
Entendeu o que é o iniciador de pagamentos e tirou todas as dúvidas sobre o Open Finance? Então, acompanhe o blog da Zoop para mais informações do mundo fintech! Até a próxima!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.