Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    O que é adquirência? Vantagens para o processo de cobrança

    08 de maio de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Você sabe o que é adquirência? O serviço é uma ótima pedida para quem quer expandir a aceitação de bandeiras de cartão de crédito e débito no seu estabelecimento.

    Além disso, contar com um bom adquirente como parceiro da sua empresa viabiliza uma estrutura de cobranças completa e já pronta, uma vez que ele é responsável por processar os pagamentos e disponibilizar as maquininhas.

    Apesar da ascensão do Pix que hoje lidera como opção de transação mais utilizada no varejo, o cartão de crédito continua mais popular do que nunca. Essa alternativa ocupa a segunda colocação com mais de 4 milhões de transações durante o ano de 2023, segundo o Banco Central.

    Por isso, é tão importante contar com a infraestrutura necessária para aumentar a receita a partir dessa opção de pagamento.

    Quer entender melhor o que é adquirente de cartão e a importância deste serviço para a sua marca? Então confira o conteúdo até o fim!

    O que é adquirência?

    Adquirência é um serviço que oferece a estrutura necessária para empreendimentos expandirem a aceitação de diferentes bandeiras de cartão. Além disso, permite processar pagamentos de forma eficaz e segura.

    Empresas de aquirência disponibilizam maquininhas e gerenciam a liquidação dos valores na conta da empresa. Cielo e Stone são famosos nesse segmento. 

    Para te ajudar entender a adquirência na prática, precisamos falar sobre o mercado de adquirência.

    O mercado de adquirência engloba empresas que intermedeiam os pagamentos com cartões de débito ou de crédito.

    Nesse contexto, também vale explicar o que é o adquirente de cartão. Também conhecido como credenciador, é o responsável pela comunicação entre os envolvidos no processo de pagamento, que são o varejista e o banco/bandeira do cartão.

    Além de intermediar e processar a transação financeira, a adquirente recebe o valor da venda e, posteriormente, transfere o montante para a conta do comerciante — etapa que leva até 30 dias, dependendo do serviço contratado.

    Todo esse processo é invisível aos olhos dos clientes. Na verdade, o único contato do consumidor com a adquirente acontece quando verifica a sua fatura do cartão. Isso porque, na maioria dos casos, o nome que consta é o da intermediadora, e não o do varejista.

    Pensando nisso, quais os possíveis riscos de não ter a sua marca na fatura do cliente? Por que é importante refletir sobre o assunto? Continue a leitura e descubra.

    Por que é importante oferecer cobrança personalizada?

    Como você viu no tópico anterior, é o nome da adquirente que aparece no extrato bancário e na fatura de cartão do cliente. 

    Um dos possíveis resultados de não ter a nomenclatura de cobrança personalizada para a sua empresa é o chargeback. 

    Chargeback é a contestação de transações realizadas via cartão de débito ou crédito devido ao não reconhecimento da operação.

    A solicitação é feita de duas formas: pelo titular do cartão, que alega não reconhecer a movimentação, ou pelo banco, em caso de suspeita de fraude.

    Em ambas as situações, cabe ao varejista estornar o valor da venda. Se a compra foi parcelada, ele não recebe os pagamentos.

    Mas por que saber o que é adquirência influencia o chargeback? O motivo é simples.

    Se ao consultar a sua fatura ou o seu extrato o cliente não identifica o nome da loja na qual realizou a compra, pode pensar que caiu em um golpe com o seu cartão e, com isso, contestar a operação.

    Suponhamos que uma pessoa faça uma compra em um e-commerce omnichannel chamado “Compras On-line Brasil”. No entanto, ao verificar as suas faturas, o nome relacionado ao valor é “Adquirente Nacional”.

    Dependendo do tempo entre a compra e a verificação das despesas, não é incomum que o consumidor se esqueça da transação, o que pode resultar em chargeback.

    Leia também: “Sistema antifraude para e-commerce: o que é e por que é fundamental para empresas e clientes?

    Como evitar o chargeback com adquirência?

    O chargeback gera sérios transtornos financeiros para as empresas, incluindo prejuízos no fluxo de caixa. Porém, há um jeito bastante simples de evitá-lo.

    Boa parte das adquirentes oferecem um serviço chamado soft descriptor, que consiste em personalizar o nome do seu negócio nas faturas dos seus clientes

    Assim, quando conferem as transações realizadas, não têm dúvidas sobre onde usaram o cartão e, consequentemente, não contestam os valores.

    Outra dica para evitar chargeback com adquirência é fechar parceria com uma empresa subadquirente, como a Zoop, para montar a infraestrutura de pagamento do seu negócio.

    Como subadquirente, a Zoop intermedeia o pagamento com o serviço de adquirência. Resumindo, todo esse processo fica por nossa conta.

    Como a operação ocorre por uma plataforma de pagamento white label, o processo é customizado com o rótulo da marca que fez a venda. Não é incrível?

    A personalização também garante a cobrança personalizada, com o nome do estabelecimento na fatura do cliente — o que evita o chargeback.

    Dica extra! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem, podcast sobre tecnologia para serviços financeiros da Zoop.

    O que é e como funciona o serviço de adquirência da Zoop?

    Agora que você sabe o que é adquirência, fica mais fácil entender como funciona o serviço da Zoop.

    A adquirência faz parte da nossa principal oferta: uma tecnologia que possibilita que empresas não nativas do mercado financeiro recebam e gerenciem pagamentos realizados com cartões.

    Na prática, você usa a nossa tecnologia, mas é o nome da sua empresa que aparece em todos os produtos e serviços financeiros criados. A personalização confere muito mais credibilidade e confiabilidade para o seu negócio, além de ser um importante diferencial competitivo.

    Quer saber como tudo isso é possível? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e dê um Zoop no seu negócio!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.