Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    O que é embedded finance? Entenda a nova era dos serviços financeiros

    19 de abril de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O embedded finance é uma tendência que permite que empresas de diversos segmentos passem a integrar as soluções financeiras aos seus produtos e serviços. 

    Empresas de e-commerce, por exemplo, estão entre as que mais investem nesse tipo de serviço, trazendo assim condições de crédito especiais, processamento de pagamento e até contas correntes e outros serviços bancários para seus clientes.

    Estima-se que somente o varejo digital invista o total de US$ 3,5 trilhões até 2031, de acordo com a Deloitte.

    Quer entender melhor o que é embedded finance e como transformar seu negócio em uma empresa de serviços financeiros, mesmo que seja de outro segmento? Leia o conteúdo até o fim!

    Embedded finance: o que é? 

    Embedded finance significa “finanças embarcadas”, em tradução livre para o português. Assim, empresas de segmentos variados, como e-commerce e telecomunicações, podem oferecer serviços financeiros complementares aos seus clientes. Por exemplo, varejistas podem integrar serviços financeiros às soluções que oferecem, diversificando o portfólio e criando condições atrativas para vendas e engajamento.

    No caso do varejo, uma loja virtual pode oferecer conta corrente, condições especiais de crédito e até serviços de pagamento diferenciados para seu público, de acordo com as necessidades.

    Esse tipo de serviço geralmente é oferecido por fintechs. Elas desenvolvem uma plataforma que pode ser facilmente inserida na rotina operacional de outros negócios. 

    Dessa forma, as companhias que adquirem essa estrutura passam a oferecer serviços financeiros sem a necessidade de investir e criar uma estrutura do zero.

    Dentre as vantagens da implementação do embedded finance, estão:

    • redução de custos e crescimento da eficiência operacional;
    • abertura para novos e mercados e soluções para expandir o portfólio de produtos e serviços;
    • alto nível de satisfação do cliente em virtude de ofertas e condições mais personalizadas;
    • mais vendas e engajamento para as empresas.

    Quais são as oportunidades do embedded finance?

    O embedded finance gera uma série de possibilidades tanto para as fintechs que desejam desenvolver novas plataformas de serviço, como também para as empresas que desejam implementar soluções diversas na rotina operacional.

    Há opções, por exemplo, de planos de seguro para serem oferecidos de forma complementar a produtos e serviços. Em paralelo, as empresas podem investir em plataformas de análise de risco de linhas de crédito, processamento de pagamentos e muito mais.

    Um caso que chama a atenção no embedded finance é o banking as a service, modalidade que oferece uma estrutura bancária completa para empresas oferecem soluções como conta corrente, cartão pré-pago, condições de pagamento especial pelo cartão da loja e muito mais.

    Quais são os exemplos de empresas que implementaram com sucesso o embedded finance? 

    O iFood é um marketplace líder no segmento de delivery no mercado brasileiro. Com seu banco dos restaurantes, criado com a ajuda do Zoop Banking, conseguiu integrar os serviços de pagamentos físicos e digitais para otimizar processos e facilitar a cidade dos parceiros restaurantes, que recebem o dinheiro diretamente na sua conta.

    Saiba mais detalhes sobre o case de sucesso do iFood com o embedded finance da Zoop:

    Open banking, open finance e embedded finance: qual a relação entre eles?

    Entendido o que é embedded finance e seu impacto nas empresas, vamos falar agora sobre uma confusão de conceitos que estão na moda. Afinal, qual a relação entre open banking, open finance e embedded finance?

    Primeiramente, o open banking consiste na transparência e no compartilhamento de dados bancários entre bancos e outras instituições financeiras que oferecem serviços bancários entre si. 

    Esse compartilhamento é realizado por meio de APIs (interfaces de programação de aplicações), soluções tecnológicas centralizadas pela qual os participantes do open banking terão acesso aos dados. Essas informações precisam ser autorizadas pelos usuários e clientes dos bancos.

    O objetivo por trás do open banking é o incentivo a uma concorrência mais leal e democrática entre as instituições, além de impulsionar o compartilhamento de informações para o desenvolvimento e a oferta de soluções financeiras mais inovadoras e personalizadas.

    Por sua vez, o open finance é uma expansão do projeto de open banking, pois ele também permite a entrada de fintechs e outras instituições que lidam com serviços financeiros, além de introduzir a transparência de novos dados, como: 

    • informações de seguros; 
    • investimentos em renda fixa e variável;
    • previdência privada.

    O open finance começou a ser implementado no Brasil em 2021 e já teve como resultado a implementação do Pix, método de transferência bancárias instantânea, que funciona 24 horas por dia e que também é utilizado como pagamento. 

    Por fim, podemos perceber que esses dois conceitos diferenciam-se bastante do que significa o embedded finance, não é mesmo? Entretanto, eles são fundamentais para a implementação de serviços financeiros automatizados e eficientes em empresas.

    Por sinal, o compartilhamento de dados e o acesso à informação por meio de APIs é vital para que um e-commerce, por exemplo, consiga oferecer soluções realmente competitivas e exclusivas para o público.

    Conheça a Zoop e entre no mundo dos serviços financeiros

    Se você quer transformar seu negócio em uma empresa de serviços financeiros complementares, a Zoop é uma fintech de embedded finance que pode te ajudar! Temos o Zoop Banking, uma plataforma white label completa para que sua companhia ofereça soluções de pagamento e serviços bancários personalizados para engajar mais clientes. 

    Dentre as soluções da Zoop, podemos destacar:

    • conta corrente;
    • transferência de valores entre contas;
    • cartão pré-pago;
    • soluções integradas e diversificadas de meios de pagamento, como Pix, boleto bancário, carteiras digitais e cartões de crédito/débito.

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e saiba mais!

    Gostou do nosso guia sobre embedded finance e o amplo leque de possibilidades para implementar serviços financeiros em todos os segmentos do mercado? Para mais novidades, fique de olho no blog da Zoop! Até a próxima!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.