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    negócios

    O que é intermediador de pagamentos? Diferenciais e vantagens

    23 de junho de 2024
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Você sabe o que é intermediador de pagamentos? É a parte do fluxo de uma transação, responsável por promover a comunicação entre os envolvidos em um processo de pagamento eletrônico.

    Também chamado de subadquirente, é o intermediador que conecta clientes, lojistas e adquirentes no momento do checkout

    O checkout, para quem não sabe, é o momento de finalizar uma compra virtual. 

    Trata-se de uma etapa crucial para a conversão, uma vez que 13% dos consumidores desistem de fazer negócio com uma marca em virtude de pouca oferta de meios de pagamento ou erro de transação, segundo dados da Tidio.

    Nesse sentido, aprender como escolher o intermediador de pagamentos e implementar esse serviço financeiro no seu negócio gera uma série de vantagens. 

    Uma delas é que a parceria com uma subadquirente tende a ter baixo custo e facilidade de implementação, especialmente em comércios eletrônicos. A adoção garante menos empecilhos para empresas contarem com mais meios de pagamento seguros e eficientes.

    Para conferir os demais benefícios da solução e entender como funciona, continue a leitura deste artigo!

    O que é intermediador de pagamento? 

    O intermediador de pagamento processa e liquida transações com meios de pagamentos eletrônicos, a exemplo das feitas com cartão de crédito e de débito e, posteriormente, repassa o valor da venda para o comerciante no prazo estipulado e acordado em contrato.

    De forma resumida, o papel do intermediador de pagamento, ou subadquirente, é receber as informações do pagamento — tais como o valor e o número de cartão, quando for este o meio utilizado —, e enviar os dados de forma segura para a adquirente.

    É o intermediador que realiza a comunicação entre o lojista e o adquirente e promove o processamento e a liquidação dos pagamentos eletrônicos feitos pelos clientes, tais como os realizados com cartão de crédito ou débito.

    Quando a adquirente (credenciadora) valida e aprova a transação, repassa a comunicação para o intermediador de pagamentos que, por sua vez, a envia de volta para o lojista e para o cliente.

    Como funciona um intermediador de pagamentos?

    De forma simples, como funciona o intermediador de pagamentos? Veja a seguir. 

    1. O cliente finaliza o checkout em uma loja virtual para processamento dos dados de pagamento.
    2. O intermediador envia os dados da transação para o adquirente, que verifica detalhes, como confirmação dos números do cartão ou se há saldo disponível na conta ou limite de crédito.
    3. Com a aprovação, tanto o cliente quanto a loja que realizou a venda recebem notificações simultâneas.
    4. O valor da compra retorna do adquirente para o intermediador, que repassa automaticamente o dinheiro à conta do lojista.

    Pode parecer complexo para quem aprendeu agora o que é intermediador de pagamentos e seus processos. Mas vale destacar que tudo acontece em pouquíssimos segundos, sem que vendedor e comprador percebam a movimentação entre os sistemas.

    Qual é a diferença entre adquirente e subadquirente?

    Entendeu o que é intermediador de pagamentos? Que tal se aprofundar ainda mais no conceito ao compará-lo com o de empresa adquirente?

    A principal divergência entre o serviço prestado por uma empresa adquirente e uma subadquirente é que a primeira envia os dados do pagamento diretamente do varejista para o banco e a bandeira de cartão, quando o pagamento ocorre com esse método.

    A segunda também capta as informações de pagamento, mas as envia para a adquirente, que posteriormente devolve com a aprovação, ou não, do processo.

    Essa explicação, em um primeiro momento, pode dar a entender que não é tão interessante trabalhar com um intermediador de pagamento. Afinal, trata-se de mais uma etapa no ciclo.

    Porém, o serviço tem vários pontos a seu favor. Entre os que mais se destacam, estão o fato de contar com um sistema antifraude próprio e de ter integração facilitada

    Esse último, inclusive, contribui para que pequenos e médios negócios, e até pessoas físicas, usufruam dos seus recursos. Afinal, não há necessidade de investimentos robustos e nem de desenvolver infraestruturas tecnológicas complexas.

    Lembre-se de que as subadquirentes atendem companhias de todos os portes, inclusive as grandes.

    Quais são as vantagens de usar um intermediador de pagamentos?

    Uma das principais vantagens de usar um intermediador de pagamento é a possibilidade de oferecer aos clientes diferentes meios de pagamentos eletrônicos, tanto para vendas presenciais quanto para transações on-line.

    Assim como as adquirentes, no comércio presencial, a subadquirente opera pelas máquinas de cartões. No e-commerce, por sua vez, se conectam às plataformas de venda.

    Sobre esse último ponto, é interessante destacar que algumas soluções de intermediação de pagamento oferecem a opção de checkout transparente, que é uma forma de cobrança que mantém o cliente no site da loja durante o pagamento da compra. 

    Em outras palavras, quer dizer que não há o direcionamento para uma página externa à plataforma, o que aumenta a confiança no processo e no e-commerce.

    Outras vantagens de usar um intermediador de pagamentos são:

    • ir além da oferta de cartões como método de pagamento, e incluir, por exemplo, boleto bancário e Pix;
    • aceitar diferentes bandeiras de cartão para recebimento de valores via cartão de débito e de crédito, inclusive com possibilidade de parcelamentos;
    • ter facilidade para fazer cobranças recorrentes, já que boa parte das empresas intermediadoras de pagamento oferece esse recurso aos varejistas;
    • sofrer menos perdas financeiras para o negócio, visto que, em casos de inadimplência, quem absorve o prejuízo para posteriormente cobrar o cliente é o intermediador;
    • aumentar a segurança no checkout, uma vez que a análise de risco de potenciais fraudes também é feita pela subadquirente.

    Dica extra! Aproveite e ouça este episódio do podcast Papo na Nuvem sobre prevenção a fraudes nos pagamentos:

    Como escolher um intermediador de pagamentos para o seu negócio?

    Os principais passos para escolher um intermediador de pagamentos para o seu negócio são: 

    • analisar volume de vendas, projeção de crescimento e comparar com a oferta de serviços, bem como ponderar sobre o custo-benefício;
    • verificar tarifas e taxas cobradas e verificar quanto afetam o seu lucro final;
    • confirmar se o modelo de checkout da plataforma cumpre demandas do seu público-alvo, como os meios de pagamento que os consumidores preferem;
    • verificar se conta com fácil integração, quais são as camadas de segurança oferecidas para a empresa e para o seu público, e se tem suporte disponível para atendimento sempre que você precisar.

    Agora você já sabe o que é intermediador de pagamento e como escolher a melhor opção de ferramenta, correto? Então, confira nossa última dica.

    A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, também atua como subadquirente. 

    A solução Zoop Payments permite que você ofereça soluções financeiras personalizadas ao seu público.

    Além disso, nossa tecnologia faz com que o seu negócio se torne um subadquirente e atue como uma verdadeira empresa de pagamentos.

    Com a plataforma da Zoop, você não precisa se preocupar com as regras regulatórias, pois a fintech cuida de toda essa etapa.

    O comprometimento da Zoop contribui para reduzir custos com desenvolvimento e tempo de implementação, visto que a parte burocrática não é um problema e segue o estabelecido pelos órgãos reguladores.

    Vale destacar também que todos os produtos financeiros criados com a solução da Zoop levam a marca da sua empresa, um importante diferencial competitivo que aumenta a credibilidade do seu negócio e o posicionamento no mercado de atuação.

    Quer saber, em detalhes, como todos os recursos funcionam? Então, entre em contato agora mesmo com um dos nossos representantes.

    Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro.

     

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