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    [Guia] O que é recommerce? Veja vantagens e como funciona!

    03 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
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    Quer explorar novas possibilidades do comércio eletrônico a partir de segmentos que estão registrando crescimento ano após ano? Se sim, você precisa entender o que é recommerce!

    Esse modelo de negócio caiu nas graças dos consumidores, que buscam soluções mais baratas e sustentáveis, e dos lojistas, que encontraram a oportunidade de expandir as vendas e a variedade de produtos do catálogo.

    O recommerce nada mais é que a transposição dos famosos sebos e brechós para o mundo online. São lojas virtuais especializadas na venda de artigos de segunda mão, o que engloba tanto livros quanto eletrônicos e peças de vestuário.

    Segundo a matéria da Forbes, 93% dos consumidores desse modelo de negócio defendem que a sustentabilidade somada aos preços baixos são os grandes atrativos para comprar de recommerce.

    É nesse contexto que vemos o crescimento de um mercado em clara ascensão e que deve atingir um market size de U$ 245 bilhões, segundo o Statista.

    Então, quer entender melhor como funciona o recommerce e quais são as vantagens de investir nesse modelo de negócio? Então, confira o conteúdo até o fim para tirar todas as dúvidas!

    O que é recommerce?

    O recommerce é um modelo de negócio que tem como objetivo viabilizar a venda de produtos usados pela internet. Também conhecido como comércio reverso, a medida é vista como sustentável e costuma atrair uma série de consumidores não só interessados por esse fator, mas também por adquirir produtos de qualidade por preços mais baratos.

    De modo geral, um recommerce tem a mesma dinâmica de funcionamento do e-commerce. A única diferença é o incentivo à venda de produtos usados para evitar o desperdícios e incentivar um modelo de negócio que abraça as causas ambientais e o consumo consciente.

    Dentre os principais exemplos de plataformas de recommerce podemos listar o site “Enjoei”, famoso brechó online de roupas que realiza a revendas de peças de vestuários usados que passam por um criterioso processo de triagem.

    Dentre os marketplaces, um ótimo exemplo para entender o que é recommerce na prática é a OLX. A famosa plataforma de usados é um dos espaços mais famosos no país para venda de móveis, roupas, eletrônicos e de variados tipos de mercadorias.

    Plataformas como o Mercado Livre e a Amazon, por outro lado, são empresas de e-commerce, mas que também atuam no segmento de recommerce, uma vez que esses marketplaces abrem espaço tanto para produtos novos como usados.

    Como funciona um recommerce?

    O recommerce tem um funcionamento similar ao do e-commerce tradicional, o que implica em um amplo leque de possibilidades para a venda de produtos usados online.

    Por exemplo, uma simples conta comercial com exclusividade no Instagram ou Facebook, que promove a venda de produtos de segunda mão, já pode ser considerada um recommerce.

    De maneira geral, os recommerces funcionam de forma nichada e vendem somente nichos de produtos específicos, como:

    • calçados;
    • roupas;
    • eletrônicos;
    • livros;
    • móveis;
    • carros.

    Entretanto, como já foi citado no tópico anterior, lojistas de produtos usados também podem se cadastrar em marketplaces e plataformas de e-commerce já consolidadas no mercado a fim de vender produtos usados.

    De modo geral, basta fazer o cadastro no marketplace de preferência e anunciar o produto com fotos, descrição, preços e detalhes de frete. Esses espaços oferecem mecanismos de impulsionamento segmentado para que os anúncios cheguem a uma base de clientes com maior alcance. O cliente identifica o produto, faz a compra e espera a entrega na casa dele.

    Aliás, o recommerce também pode ser local. Nesse caso, o anúncio e o contato são feitos pela internet e as partes interessadas marcam de se encontrar para fechar o negócio.

    Quais são as vantagens de investir em um recommerce?

    Agora que você entendeu o que é recommerce, vamos falar das principais vantagens desse modelo de negócios.

    Podemos apontar que o sucesso desse formato de comércio eletrônico é sustentado em três eixos principais. 

    • Preços mais baratos: produtos usados, em muitos casos, continuam com boa qualidade e poucas marcas de uso, o que ainda garante um preço bem mais acessível do que seria a compra de um novo.
    • Sustentabilidade: promove um consumo mais consciente e diminui o impacto ambiental em virtude da menor saída de produtos novos.
    • Exclusividade: há a possibilidade encontrar produtos vintages e raros que já saíram de linha e não são mais produzidos.

    Por fim, vale destacar que os marketplaces encontraram no recommerce uma nova possibilidade de expandir o mercado de atuação e, consequentemente, aumentar os lucros.

    Como ter um recommerce?

    Entendeu o que é recommerce e, agora, está interessado em criar o seu? Vamos colocar a mão na massa!

    Para ter um comércio online de usados, o lojista pode criar uma loja online em redes sociais (Facebook e Instagram têm recursos incríveis e específicos para isso), ter um site próprio de vendas ou realizar cadastro de loja em um marketplace já reconhecido.

    Claro, outros detalhes importantes devem acompanhar esse processo, como:

    • um bom planos de marketing;
    • um sistema logístico de frete eficiente para armazenamento e envio dos produtos;
    • uma boa plataforma de pagamento para processar checkouts de forma ágil e, assim, fechar mais negócios.

    Falando em plataforma de pagamentos, o Zoop Payments é a solução perfeita, pois, ao adquiri-lo, seu negócio conta com uma estrutura já pronta e personalizada para a marca.

    Ofereça uma diversidade de meios de pagamentos (Pix, débito e crédito, boleto bancário e carteiras digitais), além de integração entre os terminais de compras online e offline para facilitar o fluxo de caixa e o recebimento dos valores de vendas.

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