O que é uma fintech de embedded finance? Para que serve? Entenda!
Você é empreendedor e nunca ouviu falar em fintech de embedded finance? Pois saiba que essa tendência pode fazer toda a diferença com a implementação de serviços e recursos financeiros na estrutura operacional do seu negócio!
Em resumo, o embedded finance, ou seja, finanças embarcadas consiste na integração de serviços financeiros diversos, como processamento de pagamentos, produtos bancários, análise de crédito, dentre outros, às operações de empresas de segmentos diversos.
Dessa forma, companhias do varejo, telecomunicações e outros segmentos podem oferecer soluções financeiras exclusivas aos seus clientes para diminuir custos e aprimorar a experiência do consumidor.
Para que se tenha uma ideia do impacto do embedded finance, a expectativa é que, somente no setor de varejo e e-commerce, o total de investimento nessa tecnologia alcance a marca de US$ 3,5 trilhões até 2031, segundo a Deloitte.
Em especial, um segmento que vem forte é o do banking as a service (BaaS), que consiste na implementação de serviços bancários em empresas de fora do setor financeiro.
Quer entender melhor o que é fintech de embedded finance e qual o seu impacto em diversas indústrias pelo mundo afora? Confira o conteúdo até o fim!
O que é fintech de embedded finance?
Embedded finance, também conhecida como finanças embarcadas, é uma nova tendência de mercado voltada para a oferta de serviços financeiros digitais para empresas de segmentos variados, como varejo, telecomunicações e outros setores estratégicos. Geralmente, esse serviço é oferecido por uma fintech de embeded finance, que integram os universos de tecnologia e finanças.
Essas empresas que unem inovação tecnológica com soluções financeiras desenvolvem uma plataforma que pode ser implementada na estrutura operacional de outras companhias.
Dentre os serviços possíveis, podemos listar:
- planos de seguros;
- análise e oferta de créditos personalizados;
- processamento de pagamentos;
- serviços bancários, como cartão de crédito e conta corrente;
- dentre outros.
Basicamente, isso significa que uma fintech de embedded finance permite que outras empresas – sem nenhuma expertise no setor financeiro – consigam ofertar soluções financeiras diferenciadas e complementares ao produto principal.
E isso pode ser feito sem investimentos exagerados em sistemas de tecnologia da informação. Afinal, a ideia é contratar essas soluções já prontas das fintechs de embedded finance e, simplesmente, introduzi-las na estrutura operacional do negócio.
E quais benefícios esse conceito traz para o mercado? As vantagens de aderir a essas inovações são várias:
- acesso a novos mercados e aumento de receita com a venda de produtos financeiros que não fazem parte do expertise da marca;
- maior eficiência operacional com a redução de tarefas manuais em virtude dos procedimentos digitais de automação que plataformas de fintechs de embedded finance oferecem;
- redução de custos internos e ofertas de serviços financeiros personalizados, exclusivos e mais rentáveis ao consumidor final;
- aprimoramento da jornada de compra do cliente, que receberá atendimento e ofertas comerciais mais atraentes e personalizadas de acordo com sua demanda.
Esse novo ciclo de inovação proposto pelo embedded finance impulsiona a competitividade no mercado em prol de soluções mais eficientes, acessíveis e convenientes para o consumidor.
O que é banking as a service (BaaS)? E para que serve?
O banking as a service possibilita a implementação de serviços bancários em empresas que não fazem parte do setor financeiro. Isso inclui soluções de crédito, pagamento e seguridade para seus clientes. As companhias investem em plataformas BaaS desenvolvidas por fintechs e as utilizam como serviço próprio e complementar da marca.
BaaS e embedded finance: qual a relação? E o impacto para os grandes bancos?
O BaaS é um exemplo de como funcionam as finanças embarcadas. Para quem se pergunta “qual o impacto do embedded finance para os grandes bancos?”, essa tendência muda o cenário e a forma como se consomem produtos e serviços tradicionalmente oferecidos por bancos, seguradoras e instituições de crédito.
Os bancos agora precisam se readaptar à entrada de novos players no mercado, que são justamente as fintechs de embedded finance. Aliás, os modelos de negócios há muito tempo engessados terão que ser repensados para que essas instituições mantenham a rentabilidade e diminuam a redução na carteira de clientes.
E qual é a relação entre o embedded finance e o open banking? Para quem não sabe, o open banking (agora conhecido como open finance) é um projeto do Banco Central para impulsionar o ecossistema de inovação, competitividade e transparência do mercado brasileiro, a partir do compartilhamento de dados entre as instituições.
Nesse contexto, as fintechs de embedded finance também estão envolvidas no processo de inovação, transparência e competitividade no mercado financeiro. Na verdade, o próprio surgimento do conceito está diretamente atrelado aos objetivos do open banking.
Além disso, para que o embedded finance e o banking as a service funcionem da melhor maneira possível, eles precisam estar inseridos nesse cenários de compartilhamento de dados entre instituições para, assim, oferecer soluções automatizadas e personalizadas ao cliente.
Conheça a Zoop
A Zoop é uma fintech com soluções de embedded finance, como gateways de pagamento e serviços de banking as a service.
O produto Zoop Banking, por exemplo, funciona como uma plataforma white label completa para que seu negócio conte com serviços financeiros diversos. São eles:
- conta corrente;
- transferência de valores entre contas;
- cartão pré-pago;
- soluções integradas e diversificadas de meios de pagamento.
A Zoop tem a melhor combinação entre BaaS e embedded finance para que sua empresa possa complementar a receita com produtos financeiros exclusivos que vão aumentar o engajamento com o público!
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e saiba mais!
Tirou todas as suas dúvidas sobre fintechs de embedded finance? Para mais novidades do mundo das finanças e tecnologia, fique de olho no blog da Zoop!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.