Tecnologia no comércio: o impacto das novas soluções e meios de pagamento para negócios físicos e digitais
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O Chief Revenue Officer da Zoop, Rafael Lavezzo, participou da 3ª edição do Payment View, evento que reúne especialistas para debaterem sobre iniciativas e tendências em meios de pagamentos no Brasil e no mundo.
Mediado por Dorival Dourado, conselheiro de empresas e investidor anjo, e com a participação de Claudenir Andrade (Elgin), Carlos Leoni (Via, antes Via Varejo) e Augusto Lins (Stone), Rafael comentou como a tecnologia no comércio está contribuindo para atender às atuais necessidades de lojistas e clientes finais.
No painel denominado “Varejo – Comércio físico e digital: como as tecnologias e os meios de pagamento atendem às novas demandas de consumidores e lojistas”, um dos pontos abordado foi “estaria o setor varejista se fintechzando?”.
Confira, agora, a opinião do representante da Zoop sobre esse assunto e em quais outros momentos a tecnologia no comércio está atendendo às recentes expectativas do segmento.
O impacto da tecnologia no comércio
A tecnologia no comércio deve ser vista como uma importante aliada para atender às novas necessidades e comportamentos dos consumidores.
Logo no início da sua participação no painel, Rafael destacou que, infelizmente, a pandemia do novo coronavírus se tornou a principal motivadora da transformação digital nas empresas.
Uma comprovação disso é o resultado de uma enquete realizada durante o evento, na qual foi questionado ao público participante: “De modo geral, como você classifica seu comportamento de consumo no varejo físico e digital?”
O posicionamento dos respondentes foi:
- 50,25% destacam que a pandemia resultou em compras online, mas que esse hábito não influenciará na volta ao varejo presencial quando for possível;
- 27,41% afirmam que estão fazendo o máximo de compras online e que pretendem seguir assim mesmo ao término desse período mais crítico;
- 18,78% informam que estão comprando virtualmente, mas sem deixar de irem presencialmente a comércios que estão funcionando;
- 3,55% só estão comprando online devido à pandemia, visto que preferem o varejo físico.
Ou seja, independentemente de preferência de local de compra, ou se continuarão adquirindo produtos virtualmente, um ponto é certo, a tecnologia no comércio foi essencial para que o setor conseguisse continuar operando durante todo esse período de crise.
Dica de leitura: “Futuro do e-commerce: como os meios de pagamento irão revolucionar as compras online!”
O processo de fintechzação do varejo
Mesmo sem saber o que estava por vir, desde a sua fundação em 2013, e especialmente entre os anos de 2015 e 2016, a Zoop já se antecipava a esse movimento que estamos vivendo atualmente, de processos cada vez mais digitais e otimizados, especialmente no que diz respeito a pagamentos e outras ferramentas relacionadas.
“Hoje, somos um grande ecossistema de movimentação financeira, oferecendo soluções para pagamentos, banking, crédito etc, além da subvertical que inclui compliance, risco e atendimento a questões regulatórias”, enfatiza o Chief Revenue Officer.
No que se refere ao uso tecnologia no comércio para esse fim, a proposta da Zoop é empoderar essas empresas, facilitando a sua entrada no mercado financeiro e de meios de pagamento e, ao mesmo tempo, ajudar no amadurecimento dessa indústria.
Questionado se essa nova realidade está levando à fintechzação do varejo, Rafael opinou:
“Pessoalmente, acredito que o varejista permanece sendo varejista e mantendo o seu core business. Porém, percebeu a necessidade de entregar o que os seus clientes finais precisavam e passou a adicionar os serviços financeiros nessa jornada.
Assim, não há a necessidade de se tornar uma fintech, é totalmente possível realizar a adição desses serviços, agregando-os a uma plataforma que já existente.
E quais são eles? Pagamentos (cash in nas plataformas); banking (criação de contas digitais), transferências P2P, crédito, entre muitos outros”.
O que está fomentando essa forma de atuação
O representante da Zoop também destacou dois pontos bem importantes sobre esse processo.
O primeiro é que o próprio Banco Central tem colaborado para que não apenas o varejo, mas também empresas dos mais variados segmentos, passem a fazer parte do mercado de serviços financeiros.
O segundo é que não se pode deixar de lembrar que o varejo já tinha uma vertente finance muito antes de tudo isso — tomemos como base a oferta de crediário oferecido pelas empresas desse setor.
Isso quer dizer que esse aparente trajeto rumo a uma fintechzação do setor nada mais é do que o complemento e o aprimoramento de uma oferta que já existia, porém modernizada e encapsulada com vários outros serviços financeiros. E tudo isso só se tornou possível graças à aplicação da tecnologia no comércio.
Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:
Como aplicar a tecnologia no comércio
Mas toda a aplicação da tecnologia no comércio com foco em soluções e meios de pagamento, tanto físicos quanto digitais, só é válida se o cliente estiver no centro das operações.
Os produtos e serviços financeiros devem atender às necessidades dos lojistas, mas, principalmente, dos seus consumidores.
É importante ressaltar que o Open Banking vai impulsionar ainda mais isso, dando aos clientes finais o poder de fazerem escolhas melhores e mais condizentes com as suas necessidades, independentemente da fonte, o que inclui bancos, fintechs ou do próprio varejo.
“A Zoop dá a possibilidade para os nossos clientes, varejistas ou de outros segmentos, oferecerem aos seus consumidores uma gama de serviços financeiros através da nossa plataforma”, reforça Rafael.
Entenda mais sobre o Open Banking assistindo este vídeo da Zoop:
A plataforma da Zoop é White Label, isso quer dizer que todos os produtos e serviços que oferecer ao seu público levam a sua marca. Isso aumenta a credibilidade da sua empresa, ajuda a atrair novos clientes e a fidelizar os que já estão na sua base.
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