Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Zoop no Innovation Xperience Conference: veja como foi!

    14 de novembro de 2023
    Por Redação Papoca
    Compartilhe
    Imagem

    No dia 8 de novembro de 2023, em São Paulo, aconteceu a 5° edição do Innovation Xperience Conference, evento que é promovido anualmente pelo Movimento Inovação Digital (MID).

    O MID é uma associação sem fins lucrativos, formada por empresas inovadoras, que, com as soluções que oferecem, estão contribuindo com o processo de transformação digital no Brasil e em vários outros países.

    O tema do IX Conference deste ano foi “Inovação, transformação e disrupção tecnológica aplicadas aos multissegmentos da economia”. Na ocasião, a Zoop, representada por seu CEO e cofundador Fabiano Cruz, participou de um dos painéis.

    Fabiano falou sobre a tendência de “fintechzação” em empresas dos mais variados portes e segmentos, demonstrou o quanto isso é relevante para as companhias e os clientes que atendem e, ainda, como está sendo a participação da Zoop nesse processo.

    Um ótimo exemplo é o Banco dos Restaurantes do iFood, banco digital desenvolvido especialmente para os estabelecimentos comerciais que usam a plataforma de delivery, contando com a tecnologia Banking as a Service da Zoop.

    Confira, neste artigo, o que mais foi comentado no Innovation sobre serviços digitais financeiros e o que esperar para o futuro da fintechzação no nosso país.

    Quais foram os principais insights do Innovation Xperience?

    Em 2020, Angela Strange, sócia da venture capital Andreessen Horowitz, disse: “Num futuro não muito distante, acredito que quase todas as empresas obterão uma parte significativa das suas receitas de serviços financeiros“.

    Passados alguns anos dessa previsão, ela ainda não é uma máxima entre as companhias, mas já é um cenário mais real.

    Por meio de soluções Banking as a Service (BaaS), como as oferecidas pela Zoop, negócios que não são nativos do mercado financeiro estão criando os próprios produtos e serviços para atender às necessidades de seus clientes nessa área.

    Durante o painel “Fintechzação e competitividade: como diferentes setores da economia estão inovando na oferta de serviços financeiros ao cliente”, no Innovation Xperience, Fabiano Cruz destacou algumas situações que têm contribuído para essa oferta:

    São várias forças ativas ao mesmo tempo. Por exemplo, um Banco Central muito ativo — principalmente nos últimos 10 anos, com a Lei 12.865, que criou o Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SPB —, e um cenário de tecnologia que permite a fintechzação, e um consumidor insatisfeito com vários serviços prestados no mercado.

    Com o consumidor demandando mais das tecnologias disponíveis hoje, surgirão soluções tecnológicas antes inimagináveis.”

    A transformação financeira em empresas de variados segmentos

    Outro ótimo exemplo veio por Daniel Orlean, fundador e co-CEO da Voltz, fintech do Grupo Energisa, que participou do mesmo painel do IX Conference. 

    Na ocasião, ele comentou como a oferta de produtos e serviços financeiros pelas empresas é importante para melhorar a jornada do consumidor e aproveitar brechas deixadas pelos bancos tradicionais.

    No caso da Energisa, percebeu-se que os usuários pagavam as contas de energia em lotéricas, com dinheiro. E isso chamou a atenção para a necessidade de promoção de inclusão digital e financeira, o que também traria mais mobilidade social.

    Ao se “fintechzar”, a companhia de energia não somente resolveu um dos maiores problemas do seu público-alvo, como também reduziu os custos operacionais, já que gastava cerca de R$ 90 milhões por ano para receber as contas nas lotéricas.

    Dica! Veja, no vídeo abaixo, como o Banking as a Service da Zoop pode impulsionar sua empresa! 

    Qual a participação da Zoop na fintechzação das empresas?

    Como comentamos, a Zoop, fintech brasileira líder em serviços financeiros embarcados para o mercado B2B, é a tecnologia por trás do Banco dos Restaurantes, o banco digital do iFood.

    Mesmo sendo uma empresa voltada para o segmento de delivery de alimentos e mercado, o iFood conseguiu criar uma solução bancária completa para os donos de estabelecimentos comerciais que usam a plataforma.

    Durante a participação no Innovation Xperience, Fabiano falou sobre a entrega de valor aos clientes finais e corporativos — anteriormente, pouco privilegiados nas estratégias dos tradicionais grandes bancos  — e usou a companhia de delivery como exemplo.

    Para você entender melhor esse contexto, o Banco dos Restaurantes é uma solução criada a partir da plataforma Banking as a Service da Zoop. Um dos objetivos desse banco digital foi facilitar o repasse dos recursos obtidos por meio do app de entregas.

    Os restaurantes optaram por ter essa conta digital porque ela está próxima da jornada de consumo. Se ele é bem avaliado [pelos clientes], o iFood consegue entregar um crédito mais barato, uma oferta de serviços maior. 

    Quem está atento a esse ‘grito’ do consumidor vai se dar melhor. E é quem vai desenvolver soluções mais próximas do dia a dia do cliente”, destacou o CEO da Zoop. 

    Não deixe de ler o artigo: “​​Banking as a Service: como o iFood construiu um banco digital próprio?

    E como a Zoop pode viabilizar a fintechzação do seu negócio?

    Além do iFood, companhias como OLX, Sympla, Infracommerce e diversas outras que não têm core business no mercado financeiro criaram as próprias soluções com a ajuda da Zoop e, hoje, entregam muito mais valor para os clientes.

    Com o Zoop Banking, sua empresa constrói um banco digital completo, oferecendo experiências bancárias muito mais alinhadas com as expectativas e necessidades do público-alvo.

    Com as próprias regras, você liberta seu negócio e seus clientes das diretrizes limitantes dos modelos bancários tradicionais.

    Somado a isso, sua companhia ganha uma nova fonte de receita, a partir da cobrança de taxas e tarifas derivadas da entrega de conta digital e do cartão pré-pago, produtos esses que levam sua marca.

    Preencha o formulário abaixo e converse agora mesmo com um dos nossos consultores. Veja como é simples incluir serviços financeiros digitais ao seu portfólio com a ajuda da Zoop e aumente o poder de atração e fidelização da sua empresa!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.