5 vantagens do crédito recorrente para otimizar cobranças

Você conhece as vantagens do crédito recorrente? Essa é uma forma de cobrança periódica e automática que acontece diretamente na fatura do cartão do cliente.
O recurso de recorrência traz uma série de benefícios para empresas que oferecem serviços contínuos e, por conta disso, cobram regularmente a carteira de consumidores.
Para tornar mais claro conceito de pagamento recorrente, considere as cobranças feitas por tais companhias:
- streamings de música ou filme;
- TV a cabo;
- internet;
- negócios no formato SaaS;
- academias;
- escolas;
- clubes de assinatura e outros modelos empresariais que cobram mensalidades.
Enquanto o cliente mantém contrato ativo, o negócio cobra automaticamente todos os meses o valor do plano na fatura do consumidor.
Somente com essa explicação, já dá para ter uma boa noção de quais são as vantagens do crédito recorrente, não é mesmo?
Do lado dos clientes, a comodidade e a praticidade merecem destaque. Já do lado da empresa, a redução da inadimplência e a previsibilidade de faturamento saem na frente.
Esses benefícios melhoram ainda mais quando analisamos o protagonismo das compras de cartão de crédito em nosso país, que, no primeiro semestre de 2024, seguiam como as preferidas do consumidor, seja em lojas físicas ou on-line, segundo a Abecs.
Quer conhecer outras vantagens do crédito recorrente e aprender como implementá-lo no seu negócio? Basta continuar a leitura deste artigo!
O que é o crédito recorrente?
O crédito recorrente lança o valor de um produto ou serviço diretamente na fatura do cartão do cliente de forma periódica. Essa solução de pagamento é extremamente benéfica para empresas que trabalham com cobranças regulares, tais como clube de assinaturas ou serviços frequentes.
Os pagamentos automáticos são mensais, bimestrais, semestrais, anuais ou em outros intervalos específicos.
Crédito recorrente: como funciona?
No momento da contratação do serviço, o cliente autoriza a cobrança diretamente na fatura do cartão de crédito.
O pagamento se repete periodicamente na mesma data até o vínculo com a empresa se encerrar.
Portanto, por exemplo, negócio e consumidor definem a data da cobrança para o dia 15 (no caso, o intervalo é mensal).
Dessa forma, o valor incide no ciclo de fatura do cartão de crédito para que o cliente efetue o pagamento de acordo com a data de vencimento.
Cartão Recorrente: Mesmo que Crédito Recorrente?
Se você entendeu o que é o crédito recorrente, também já sabe o que significa cartão recorrente, pois ambos têm o mesmo sentido, apesar da nomenclatura distinta.
O cartão é apenas a ferramenta ou o canal em que o consumidor processa a modalidade de pagamento.
Oferecer aos clientes um cartão private label, de uso único e exclusivo na empresa que o gerou, é um diferencial interessante para se destacar da concorrência
Dessa forma, negócios têm a chance de usufruir de duas abordagens de atração e retenção de clientes de uma só vez:
- criar e entregar um cartão exclusivo para atender as necessidades do público-alvo com condições especiais de consumo e parcelamento, o que torna a marca mais atrativa;
- trabalhar com a cobrança recorrente, que gera diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os consumidores.
Entenda mais sobre isso lendo este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?”
Crédito Recorrente x Débito Recorrente x Boleto Recorrente
A diferença entre crédito, débito e boleto recorrente é o meio de pagamento de cada modalidade.
Afinal, a cobrança regular não é uma funcionalidade exclusiva do cartão de crédito, mas também do débito e do boleto bancário.
A escolha da melhor opção para sua marca depende do modelo de negócio e quais métodos de pagamento combinam com o perfil do público-alvo
Entretanto, para não restar dúvidas, recomendamos que todas as possibilidades estejam disponíveis para não deixar o cliente na mão na hora do checkout.
Dica! Leia este artigo: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?”
5 vantagens do crédito recorrente
Conheça as cinco principais vantagens do crédito recorrente para clientes e empresas:
1. Impactos do crédito recorrente na experiência do cliente
O crédito recorrente melhora a experiência do cliente, visto que ele não precisa se lembrar de realizar o pagamento ou repeti-lo manualmente quando necessário.
Como a cobrança acontece automaticamente na fatura do cartão, não há como esquecer ou com o que se preocupar.
Além disso, uma das vantagens do crédito recorrente é que não compromete o limite, como uma compra parcelada. Afinal, a cobrança do serviço não é uma fração de uma transação no prazo.
Aproveite e leia também este artigo: “Como melhorar a experiência do cliente? Soluções de pagamento personalizadas podem ser a resposta!“
2. Impactos do crédito recorrente na retenção de clientes
O impacto do crédito recorrente na retenção de clientes é relevante. Afinal, a satisfação com a jornada de compra cresce em virtude da comodidade e eficiência da cobrança.
Essa facilidade é positiva para um relacionamento em longo prazo e transparente entre empresa e carteira de consumidores.
Afinal, frustrações ou ruídos na experiência de compra geram frustração e aumentam a probabilidade do cliente buscar opções melhores nos concorrentes.
3. Impactos do crédito recorrente no controle orçamentário
Uma vez que as cobranças automáticas só se encerram quando o cliente finaliza o vínculo com a empresa, fica bem mais fácil prever o faturamento e organizar o fluxo de caixa.
Esse controle ajuda bastante na gestão financeira do negócio, como no monitoramento preciso de entradas e saídas, planejamento mais assertivo e no cumprimento de compromissos.
Impactos do crédito recorrente na redução da inadimplência
As cobranças recorrentes também são ótimas soluções para ajudar um negócio a reduzir a inadimplência.
Afinal, a cobrança automática na fatura evita esquecimentos ou erros manuais na hora de processar a transação, o que garante a liquidação dos valores regularmente na conta da empresa.
4. Impactos do crédito recorrente na eficiência das cobranças
O lançamento automático de cobranças recorrentes no cartão de crédito gera economia de tempo, aumento da produtividade e diminuição de erros comuns quando a cobrança é manual.
Sugestão! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem:
Vale a pena oferecer cartão de crédito como meio de pagamento?
O cartão de crédito segue como um dos meios de pagamento mais populares entre os brasileiros.
De acordo com o relatório “The Global Payments Report” da Worldpay from FIS, o método de pagamento ocupa o primeiro lugar no e-commerce (45%), assim como nos pontos de venda (35%).
Além disso, no primeiro trimestre de 2024, o cartão de crédito movimentou R$ 635,2 bilhões, 14,4% a mais que no mesmo período do ano passado, segundo a Abecs. Essa é, com folga, a opção preferida do brasileiro para fechar negócios.
Vale lembrar que não oferecer a solução de pagamento preferida dos clientes resulta em significativas perdas de vendas.
Conforme apontado no Relatório de Tendências da Zoop, 80% dos consumidores que não encontraram a opção que queriam desistiram da compra.
Como aplicar uma estratégia de crédito recorrente?
Primeiramente, avalie a configuração do seu negócio. Os serviços ou produtos demandam cobrança periódica ou são de consumo único?
Caso a resposta seja a primeira opção, sistematize um portfólio de planos com benefícios específicos para disponibilizar aos clientes. Crie do mais básico, com preços mais atrativos, a uma solução mais premium.
Explique de forma clara e objetiva as características de cada um e o formato de pagamento. Nesse ponto, você precisará de uma plataforma de pagamento recorrente.
A ferramenta viabiliza o recebimento de valores periódicos conforme os termos da empresa e as preferências do cliente. Dentre as opções de transação, disponibilize o crédito recorrente.
A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, oferece a solução perfeita para ajudá-lo.
Com as soluções de pagamentos da Zoop você pode usufruir de uma infraestrutura de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do site ou aplicativo móvel.
Entre agora mesmo em contato com um dos especialistas de Zoop e confira, em detalhes, como essa solução funciona e quanto pode contribuir com a sua empresa!
Viu como aplicar uma estratégia de crédito recorrente é simples? Acompanhe mais artigos do blog da Zoop para obter mais insights preciosos sobre pagamentos em tempos de transformação digital. Até a próxima!
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