Qual a importância da análise de desempenho financeiro em franquias?

Se está difícil controlar as receitas e despesas da loja, manter o caixa no azul e tomar boas decisões, você precisa conhecer a importância da análise de desempenho financeiro no varejo.
Afinal, seja em franquias grandes ou pequenas, acompanhar a saúde das finanças é essencial para evitar endividamento e obstáculos ao crescimento da marca no mercado.
Até mesmo pequenos gastos, considerados muitas vezes como irrelevantes, devem ser registrados e acompanhados para, então, criar estratégias eficientes para melhorar os resultados.
Continue a leitura e veja por que você deve investir tempo, dedicação e recursos para analisar a performance da sua loja!
O que é análise de desempenho financeiro em franquias?
A análise de desempenho financeiro diz respeito a um conjunto de práticas para calcular e avaliar os resultados de indicadores estratégicos para a franquia. Em outras palavras, mede a performance do negócio em um determinado período para direcionar as tomadas de decisão.
O varejista ou gestor pode realizar esse processo de duas formas: olhar apenas para os números internos e/ou compará-los com outras franquias e marcas do mesmo setor. Assim, é possível definir se o negócio alcançou os resultados esperados, se teve lucro ou prejuízo e como está seu desempenho perante à concorrência.
Outro aspecto importante quando falamos sobre avaliação de desempenho financeiro de uma loja é entender a regularidade dessa análise.
Existem demonstrativos e relatórios elaborados apenas no fim de cada ano, como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Porém, essa prática não impede de o gestor acompanhar de perto os indicadores para realizar mudanças ao longo do caminho, e não apenas quando chegar ao final do período.
Qual a importância da análise de desempenho financeiro?
A análise de desempenho financeiro em franquias é importante porque direciona as estratégias para maximizar o lucro e reduzir os custos. Afinal, por meio dos resultados, o varejista tem uma visão completa do negócio e identifica o que melhorar nos próximos meses.
Além disso, separamos outros benefícios para comprovar a importância da análise de desempenho financeiro no varejo!
Avaliar a capacidade de gerar receitas
Para considerar uma marca com boa saúde financeira, além de controlar os custos e o fluxo de caixa, é fundamental ser capaz de gerar receitas.
Sendo assim, a avaliação do desempenho permite identificar oportunidades para ampliar as vendas, como lançar novos produtos e diversificar o mix do catálogo.
Identificar tendências e padrões
A análise financeira é importante para identificar tendências de consumo e padrões do comportamento do cliente, além de períodos de sazonalidades.
Essa prática é crucial também para criar estratégias de marketing, planejar compras com fornecedores, controlar a rotatividade do estoque e otimizar processos, visando à redução de custos.
Tomar decisões estratégicas
Os dados permitem gerar insights concretos e condizentes com a realidade do negócio e direcionar as tomadas de decisão, que se tornam mais eficientes e ágeis.
Logo, com a avaliação contínua e regular das entradas e saídas de dinheiro no negócio, o varejista descobre o melhor momento de expandir geograficamente a marca, criar novos produtos ou serviços, ajustar os preços e fazer investimentos em tecnologia, por exemplo.
Comparar o desempenho com outras franquias
Como falamos, é possível ampliar a sua análise financeira e comparar os resultados com outras marcas do mesmo setor. Porém, tenha cautela nesse momento, pois a realidade de cada empresa é única.
Outra possibilidade é relacionar o desempenho de uma franquia com o de outras unidades da rede para identificar o que deve ser melhorado em cada loja, além de descobrir as melhores práticas para replicá-las.
Lembre-se que a performance de uma unidade impacta os resultados de todo o negócio.
Monitorar o alcance das metas
Ao acompanhar de perto os indicadores financeiros, o varejista tem a chance de mudar estratégias, consertar erros e superar imprevistos a tempo de recuperar bons resultados.
Contudo, se não avaliar o desempenho constantemente, só verificará o que deu certo e errado no final. E não terá tempo de reverter a situação.
Melhorar a comunicação com stakeholders
Ter informações atualizadas sobre a performance da franquia contribui para estreitar o relacionamento e a comunicação com stakeholders, como franqueados, investidores, clientes, parceiros comerciais e fornecedores.
Isso porque o varejista fornece dados confiáveis e mostra comprometimento e profissionalismo ao gerenciar seu negócio.
Cumprir obrigações legais e fiscais
A análise do desempenho é importante também para garantir a conformidade legal e fiscal da franquia e minimizar riscos jurídicos e financeiros.
Fora a possibilidade de identificar inconsistências na cobrança de taxas das adquirentes de cartão ou cumprir o prazo de pagamento de impostos e tributos para evitar multas e penalidades.
Como fazer a análise de desempenho financeiro no varejo?
Para fazer uma análise eficiente, o primeiro passo é definir quais indicadores fazem sentido conforme o objetivo do seu negócio.
Afinal, cada um deles mede aspectos distintos de processos, estratégias e setores. Além disso, você pode avaliá-los de forma complementar para obter um entendimento completo da situação da marca.
Para ajudar, separamos abaixo os indicadores de desempenho mais usados na gestão do varejo:
- Indicadores de eficiência operacional: redução de custos, índice de produtividade, taxa de conversão, faturamento, market share e satisfação do cliente;
- Indicadores financeiros e contábeis: índice de liquidez, lucro líquido, EBITDA, balanço patrimonial, DRE, Retorno sobre o Investimento (ROI), margem de lucro, nível de endividamento, rentabilidade e custos fixos e variáveis;
E como calcular e analisar todos os resultados sem perder tempo com reunião de dados espalhados em vários locais? Para facilitar a sua gestão, use a tecnologia a seu favor!
Os sistemas de gestão financeira automatizam processos e centralizam os dados mais relevantes em uma só plataforma. Logo, são os melhores aliados para coletar, integrar e analisar dados financeiros, e melhorar a precisão da análise de desempenho da sua franquia.
Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.
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