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    negócios

    Qual a importância da análise de desempenho financeiro em franquias?

    28 de fevereiro de 2025
    Por Redação
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    Se está difícil controlar as receitas e despesas da loja, manter o caixa no azul e tomar boas decisões, você precisa conhecer a importância da análise de desempenho financeiro no varejo.

    Afinal, seja em franquias grandes ou pequenas, acompanhar a saúde das finanças é essencial para evitar endividamento e obstáculos ao crescimento da marca no mercado.

    Até mesmo pequenos gastos, considerados muitas vezes como irrelevantes, devem ser registrados e acompanhados para, então, criar estratégias eficientes para melhorar os resultados.

    Continue a leitura e veja por que você deve investir tempo, dedicação e recursos para analisar a performance da sua loja!

    O que é análise de desempenho financeiro em franquias?

    A análise de desempenho financeiro diz respeito a um conjunto de práticas para calcular e avaliar os resultados de indicadores estratégicos para a franquia. Em outras palavras, mede a performance do negócio em um determinado período para direcionar as tomadas de decisão.

    O varejista ou gestor pode realizar esse processo de duas formas: olhar apenas para os números internos e/ou compará-los com outras franquias e marcas do mesmo setor. Assim, é possível definir se o negócio alcançou os resultados esperados, se teve lucro ou prejuízo e como está seu desempenho perante à concorrência.

    Outro aspecto importante quando falamos sobre avaliação de desempenho financeiro de uma loja é entender a regularidade dessa análise.

    Existem demonstrativos e relatórios elaborados apenas no fim de cada ano, como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Porém, essa prática não impede de o gestor acompanhar de perto os indicadores para realizar mudanças ao longo do caminho, e não apenas quando chegar ao final do período.

    Qual a importância da análise de desempenho financeiro?

    A análise de desempenho financeiro em franquias é importante porque direciona as estratégias para maximizar o lucro e reduzir os custos. Afinal, por meio dos resultados, o varejista tem uma visão completa do negócio e identifica o que melhorar nos próximos meses.

    Além disso, separamos outros benefícios para comprovar a importância da análise de desempenho financeiro no varejo!

    Avaliar a capacidade de gerar receitas

    Para considerar uma marca com boa saúde financeira, além de controlar os custos e o fluxo de caixa, é fundamental ser capaz de gerar receitas.

    Sendo assim, a avaliação do desempenho permite identificar oportunidades para ampliar as vendas, como lançar novos produtos e diversificar o mix do catálogo.

    Identificar tendências e padrões

    A análise financeira é importante para identificar tendências de consumo e padrões do comportamento do cliente, além de períodos de sazonalidades.

    Essa prática é crucial também para criar estratégias de marketing, planejar compras com fornecedores, controlar a rotatividade do estoque e otimizar processos, visando à redução de custos.

    Tomar decisões estratégicas

    Os dados permitem gerar insights concretos e condizentes com a realidade do negócio e direcionar as tomadas de decisão, que se tornam mais eficientes e ágeis.

    Logo, com a avaliação contínua e regular das entradas e saídas de dinheiro no negócio, o varejista descobre o melhor momento de expandir geograficamente a marca, criar novos produtos ou serviços, ajustar os preços e fazer investimentos em tecnologia, por exemplo.

    Comparar o desempenho com outras franquias

    Como falamos, é possível ampliar a sua análise financeira e comparar os resultados com outras marcas do mesmo setor. Porém, tenha cautela nesse momento, pois a realidade de cada empresa é única.

    Outra possibilidade é relacionar o desempenho de uma franquia com o de outras unidades da rede para identificar o que deve ser melhorado em cada loja, além de descobrir as melhores práticas para replicá-las.

    Lembre-se que a performance de uma unidade impacta os resultados de todo o negócio.

    Monitorar o alcance das metas

    Ao acompanhar de perto os indicadores financeiros, o varejista tem a chance de mudar estratégias, consertar erros e superar imprevistos a tempo de recuperar bons resultados.

    Contudo, se não avaliar o desempenho constantemente, só verificará o que deu certo e errado no final. E não terá tempo de reverter a situação.

    Melhorar a comunicação com stakeholders

    Ter informações atualizadas sobre a performance da franquia contribui para estreitar o relacionamento e a comunicação com stakeholders, como franqueados, investidores, clientes, parceiros comerciais e fornecedores.

    Isso porque o varejista fornece dados confiáveis e mostra comprometimento e profissionalismo ao gerenciar seu negócio.

    Cumprir obrigações legais e fiscais

    A análise do desempenho é importante também para garantir a conformidade legal e fiscal da franquia e minimizar riscos jurídicos e financeiros.

    Fora a possibilidade de identificar inconsistências na cobrança de taxas das adquirentes de cartão ou cumprir o prazo de pagamento de impostos e tributos para evitar multas e penalidades.

    Como fazer a análise de desempenho financeiro no varejo?

    Para fazer uma análise eficiente, o primeiro passo é definir quais indicadores fazem sentido conforme o objetivo do seu negócio.

    Afinal, cada um deles mede aspectos distintos de processos, estratégias e setores. Além disso, você pode avaliá-los de forma complementar para obter um entendimento completo da situação da marca.

    Para ajudar, separamos abaixo os indicadores de desempenho mais usados na gestão do varejo:

    • Indicadores de eficiência operacional: redução de custos, índice de produtividade, taxa de conversão, faturamento, market share e satisfação do cliente;
    • Indicadores financeiros e contábeis: índice de liquidez, lucro líquido, EBITDA, balanço patrimonial, DRE, Retorno sobre o Investimento (ROI), margem de lucro, nível de endividamento, rentabilidade e custos fixos e variáveis;

    E como calcular e analisar todos os resultados sem perder tempo com reunião de dados espalhados em vários locais? Para facilitar a sua gestão, use a tecnologia a seu favor!

    Os sistemas de gestão financeira automatizam processos e centralizam os dados mais relevantes em uma só plataforma. Logo, são os melhores aliados para coletar, integrar e analisar dados financeiros, e melhorar a precisão da análise de desempenho da sua franquia.

    Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

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