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    Como fazer rematrícula escolar? Opções de meios de pagamentos digitais

    19 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    O período de rematrícula escolar é bastante desafiador para escolas e edutechs que atuam tanto presencialmente como, no segundo caso, exclusivamente no âmbito digital. A evasão escolar e a dificuldade de reter os alunos sempre foram um desafio que exige um esforço extra das organizações em diversos segmentos.

    O Ensino Médio no Brasil, por exemplo, alcança uma média de evasão escolar de 500 mil jovens todos os anos, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI) em notícia divulgada pela CNN

    Esse processo é impulsionado tanto pela crise econômica quanto pela falta de atratividade aos estudantes. 

    Cursos online, especialmente, precisam redobrar a atenção em estratégias de retenção para não perder seus alunos. Afinal, essa modalidade geralmente engloba cursos extracurriculares que são facilmente riscados do orçamento do estudante em caso de problemas financeiros ou falta de incentivos.

    Por isso, é preciso pensar em conjuntos de estratégias e processos para conduzir o estudante ou responsável a pagar matrícula e para impulsionar a retenção de clientes.

    Nesse conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a importância da rematrícula escolar e te apresentar quatro maneiras para aumentar as métricas de retenção. Confira!

    O que é rematrícula escolar?

    A rematrícula escolar nada mais é que o processo periódico de retenção de alunos que já estavam matriculados em uma instituição de ensino ou edutech. Esse período geralmente se repete de forma anual, semestral e até trimestral, dependendo da modalidade de curso que é oferecido.

    A ideia é justamente manter os alunos matriculados para o novo período do curso no qual ele está inscrito ou então orientá-lo para uma nova matrícula em outro curso. 

    O processo de rematrícula é fundamental para o planejamento financeiro da empresa, pois é por meio da inscrição dos alunos que a receita da instituição de ensino estará garantida por todo o próximo período letivo.

    No caso de instituições digitais, essa interação com os estudantes ou seus responsáveis financeiros é feita exclusivamente de forma virtual pelos diversos canais disponíveis, como SMS, e-mail, Whatsapp, site institucional ou redes sociais.

    Nesse caso, a estratégia para pagamento digital de edutechs deve ser simples, intuitiva e user-friendly para facilitar não só as renovações de matrícula, mas também as cobranças de mensalidade quando for necessário.

    Mas nem só os meios de pagamentos digitais devem estar no radar das edutechs para incentivar a rematrícula escolar…

    Como fazer rematrícula online de escola e edutech?

    Separamos então quatro dicas que edutechs precisam implementar na sua rotina de negócios para impulsionar a cobrança e as métricas de retenção de alunos.

    Essas medidas englobam tanto o setor financeiro da empresa, como também o de tecnologia e de marketing digital. 

    Confira!

    1. Ofereçam condições especiais

    Uma vez que problemas financeiros podem estar por trás de uma desistência de rematrícula, por que então não oferecer preços e condições especiais de pagamentos ao seus clientes?

    Apesar de diminuir o ticket médio, um política de descontos bem feitas para ex-alunos pode compensar bastante se a taxa de retenção for consideravelmente maior. Por isso, é hora de trabalhar e precificação e colocar os cálculos na ponta do lápis. 

    Algumas das opções de desconto que podem ser oferecidas são:

    • isenção de taxa de matrícula;
    • desconto de 5 a 10% para pagamentos à vista;
    • descontos progressivos de acordo com a diminuição do número de parcelas, etc.

    2. Mantenha uma comunicação antecipada e duradoura

    Quantas matrículas já não foram perdidas por causa de uma comunicação ineficiente entre edutechs e clientes?

    Essa interação precisa começar bem antes do início oficial do período de rematrícula para que os estudantes ou seus responsáveis financeiros já estejam cientes e consigam se informar e se preparar com antecedência.

    Torne canais de atendimento mais acessíveis para que o cliente consiga tirar todas as suas dúvidas sobre meios de pagamentos, período para efetivação do processo, condições especiais e muito mais.

    Além disso, apostem principalmente em campanhas de e-mail marketing para um contato mais segmentado e personalizado, assim como disparos com lembretes no WhatsApps, SMS e, claro, não esqueça de divulgar em conteúdos nas principais redes sociais.

    3. Invista em marketing digital

    Crie campanhas de marketing digital atrativas e personalizadas para incentivar seus clientes a fazer a rematrícula. 

    Esse é o momento para interações e mais humanizadas em que a empresa demonstra desejo de permanecer com o estudante e preocupação em continuar solucionando suas demandas.

    Via e-mail, por exemplo, invista na segmentação de clientes para uma conversa e oferta mais direcionada a resolver os problemas de cada cliente. Conheça o histórico do aluno e mostre porque a rematrícula é fundamental para o crescimento profissional ou intelectual dele.

    Uma boa publicidade dos investimentos feitos na edutech, das condições especiais de rematrícula e do que a empresa pode oferecer de bom também não podem ser esquecidos.

    4. Diversifique os meios de pagamento digitais

    Por fim, vamos falar de como uma boa estrutura para pagamentos digitais são essenciais para ajudar os consumidores a pagar a rematrícula e a impulsionar as métricas de retenção.

    Uma boa ferramenta de pagamentos, por exemplo, conta com um recurso conhecido como pagamento recorrente

    Isso permite que processos de automação envie notificações antecipadas, boletos bancários e links de pagamento para que o cliente não esqueça de efetuar o pagamento de matrículas ou de suas mensalidades. Esse recurso também permite a ativação de débito em conta.

    Além disso, uma boa ferramenta também oferece meios de pagamentos digitais diversos para que o consumidor possa escolher qual é o mais conveniente para fazer suas transações com a edutech.

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