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API de pagamento: o que é e como funciona?

Publicado em 28 de maio de 2020 por Redação Zoop

Os e-commerces têm se aprimorado. Entretanto, pequenas e médias empresas ainda buscam soluções de pagamentos, integrando-se com interfaces de terceiros.

Este formato não oferece a melhor experiência para o consumidor, o que por consequência gera menores taxas de conversão.

Buscando resolver esse desafio, vêm surgindo no mercado cada vez mais APIs de pagamento, que procuram otimizar esse processo.

Elas facilitam o cotidiano do negócio, e podem significar também uma vantagem em relação à concorrência.

Com elas, é possível automatizar diversos processos que antes eram feitos de forma manual, dando mais controle sobre o fluxo de pagamento da empresa e oferecer uma experiência de compra mais personalizada.

Mas, afinal, o que é uma API de pagamento? Como funciona? E quais são os benefícios para o sistema de pagamentos do seu negócio?

Acompanhe nosso post e descubra!

O que é uma API de pagamento?

Antes de explicarmos mais sobre a API de pagamento, vamos dar um passo atrás para compreendermos o que significa esse conceito.

API vem da expressão Application Programing Interface, que define uma série de instruções e padrões de programação que formam uma interface de acesso a um app online.

Assim, uma API permite que duas aplicações distintas “dialoguem”, permutando dados para determinado objetivo. Em se tratando de uma API de pagamento, o objetivo é o próprio pagamento.

Em outras palavras, ela vai automatizar atividades que anteriormente eram feitas por colaboradores da empresa.

API de pagamento: integrando e-commerces e lojas

Muitas APIs de pagamento são criadas para eliminar as barreiras entre o mundo físico e o mundo virtual no que se refere a compras, reduzindo as experiências frustradas. Por exemplo: às vezes um cliente quer comprar algo em uma loja, mas o produto está fora de estoque.

Contudo, isso não precisa ser um problema quando os itens do e-commerce podem ser adquiridos com um clique.

Assim, uma API de pagamento para e-commerce pode unificar as formas de compra físicas e virtuais.

Ou seja, os clientes podem adquirir o produto via e-commerce quando não o acham na loja física, e ele pode ser entregue diretamente em domicílio posteriormente.

E o ideal é que não seja necessário desenvolver um app para criar essa conexão entre estoque on-line, frente de caixa e hardware off-line: basta usar a plataforma de e-commerce enviar as solicitações de pagamento para o terminal.

Onde mais é possível aplicar uma API de pagamento?

Mas não são apenas lojas e e-commerces que podem se beneficiar de APIs de pagamento; outros sistemas que precisem aplicar rotinas de recebimento também podem tirar vantagem delas. Por exemplo, uma API de pagamento para marketplace.

Há ainda outros exemplos em que uma API de pagamento pode ser usada.

O que é preciso é ter acesso aos padrões de programação liberados pela empresa que a criou. Com isso, basta desenvolver um processo de integração, o que geralmente é simples de fazer e em geral conta com o suporte da empresa que gerencia os pagamentos.

Benefícios de uma API de pagamento

Usar uma API de pagamento é uma maneira de tornar processos corporativos mais fáceis e rápidos, trazendo muitos benefícios para o negócio. Entre alguns deles podemos citar:

Agregar valor

Oferecer inúmeros meios de pagamento ao cliente é uma forma de agregar valor, pois ele se sentirá mais confortável para escolher como quer fazer a compra.

Assim, poderá fazer pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito das mais diversas bandeiras. Essas alternativas ajudam também a fidelizar clientes.

Diminuir gastos

Se desenvolver toda uma plataforma de pagamentos é um processo complicado e que exige muitos recursos financeiros, humanos e tempo, por outro lado usar uma API de pagamento é uma forma de usufruir de pagamentos automatizados sem precisar realizar todos esses investimentos.

Assim, é necessário só fazer a integração, como dissemos anteriormente. E esse processo é muito mais fácil de fazer.

Otimizar funções

Como a API de pagamento faz as cobranças de forma automatizada, acaba otimizando essa tarefa.

Dessa forma, os funcionários que eram dedicados às tarefas de cobrança terão mais tempo para outras atividades da empresa.

Reduzir erros

Uma vez que as atividades de cobrança sejam automatizadas, reduz-se a quantidade de interações humanas, diminuindo também a incidência de erros. Isso acarreta em uma maior produtividade e economia de recursos para resolver problemas.

Configurações da API de pagamento Zoop

A API de pagamento Zoop está implementada de acordo com o princípio de design REST. Possui recursos orientados a URLs, com códigos HTTP para indicar possíveis erros.

São usadas funcionalidades HTTP nativas, como POST, PUT, GET, DELETE, para operações de leitura e escrita, bem como o modelo básico de autenticação HTTP.

A Zoop suporta chamadas diretas aos recursos da API a partir de outras origens, CORS (Cross-Origin Resource Sharing), permitindo interagir de forma segura com as APIs a partir de aplicações web.

É importante lembrar-se sempre de usar a chave pública nesses casos, deixando a chave secreta para chamadas internas de sistema. As respostas da API estão no formato de dados JSON, incluindo errors.

Para que se possível navegar por todos os serviços sem preocupação, as contas da Zoop possuem chaves de acesso nos modos de produção (LIVE) e teste (TEST).

Não é possível alternar entre modos, mas basta usar a chave apropriada para executar operações em produção ou ambiente de teste. Chamadas feitas com chaves de teste não são processadas junto a instituições bancárias, facilitando o desenvolvimento.

Como contar com uma API de pagamento agora?

Agora que você compreendeu melhor o que é uma API de pagamento, como ela funciona e quais são os benefícios para o seu negócio, que tal contar com uma agora?

Nós podemos ajudar sua empresa nesse desafio:

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de contas digitais, split de pagamentos e antecipação de recebíveis.

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