
O que é arranjo de pagamento? Entenda o conceito e veja exemplos!

Ao realizar uma transação comercial, tanto os clientes como os lojistas estão interessados em condições que simplifiquem e dêem mais segurança ao processo. Foi pensando nisso que, em 2013, o Banco Central instituiu o processo de arranjo de pagamento.
Mas, afinal, o que são arranjos de pagamento? Eles representam um conjunto de regras e recursos tecnológicos para controle e realização de pagamentos de acordo com os órgãos legislativos.
Além disso, esse processo também garante que todos os elos da cadeia comercial sejam integrados à transação, como o vendedor, as instituições financeiras e o cliente.
Nesse contexto, vamos mostrar a vocês que há alguns autores envolvidos em um arranjo de pagamento, como os instituidores e as contas. Vamos mostrar também quem são as instituições de pagamento e os tipos de arranjos que podem ser feitos.
Ficou curioso? Confira o conteúdo até o fim para entender melhor!
O que é arranjo de pagamento?
O arranjo de pagamento é a estrutura tecnológica que propicia a transação financeira de forma rápida e eficiente entre os participantes do processo, como o cliente, as instituições financeiras e o próprio vendedor.
Esse processo oficializou-se no Brasil com a sanção da Lei 12865 de 2013. Desde então, todas as compras eletrônicas por meio de cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferências (PIX, TED e DOC) e carteiras digitais exigem a presença de pessoa jurídica instituidora de um arranjo de pagamento. Mas quem são essas empresas?
Dentre os principais exemplos de arranjos de pagamento, podemos citar as bandeiras de cartão de crédito e débito, como Visa, Mastercard, Elo, entre outras.
Para que serve o arranjo de pagamento?
E para que serve o arranjo de pagamento? Esse conjunto de procedimentos serve para dar mais controle, segurança e eficiência às transações eletrônicas.
Os órgãos financeiros responsáveis pela fiscalização dos pagamentos garantem a proteção e regulação de todos os entes envolvidos na cadeia comercial, beneficiando a concorrência e legitimidade das transações.
Em um contexto em que o dinheiro em espécie está cada vez mais em desuso, a instituição do arranjo de pagamento vem para garantir e gerenciar a expansão do comércio eletrônico, assim como a inclusão financeira de estabelecimentos e consumidores.
Quais são os agentes envolvidos em um arranjo de pagamento?
Vamos falar agora um pouco sobre cada um dos atores que participaram desse processo? Então, afinal, quem são os agentes envolvidos em um arranjo de pagamento?
- Consumidor: ele é quem tem posse do cartão de crédito e débito, ou do dispositivo e plataforma, para efetuar a compra do produto/serviço ou realizar um saque bancário.
- Instituidor (ou emissor): essa é a instituição de pagamento que desenvolve as condições e estruturas tecnológicas para a realização do arranjo. Em casos mais comuns, são as bandeiras do cartão de crédito e débito.
- Adquirente: instituição que faz o processamento das transações e oferece os instrumentos para o arranjo de pagamento, como as maquininhas de cartões, e fazer o repasse dos valores entre consumidor, comerciante e emissor.
- Comerciante: é o ente final da cadeia de pagamento e quem recebe a transação do consumidor após a autorização e processamento do pagamento. O vendedor pode tanto ser pessoa física, como jurídica.
- Instituições financeiras: são as empresas que agem como intermediário dos pagamentos realizados, como os bancos, cooperativas de crédito e gateways de pagamento.
Quais são os tipos de arranjo de pagamento?
Entendido que é arranjos de pagamento e a importância desse processo? Maravilha! O ponto mais importante desse conteúdo para você, empreendedor, é compreender como é interessante para seu negócio oferecer os diversos tipos de arranjo de pagamento para seu cliente.
Imagine, por exemplo, que um consumidor encheu o carrinho de compras no seu e-commerce, mas, na hora de fechar negócio, ele não encontrou o meio de pagamento que ele desejava? Essa frustração pode levar à desistência da compra e na diminuição dos lucros da empresa.
Para evitar esse tipo de constrangimento e otimizar a experiência de compra do seu público, é interessante oferecer um diversificado leque de opções para fechamento de negócio. Mas, afinal, quais são os tipos de arranjo de pagamento?
- Boleto bancário: a desbancarização torna o boleto bancário um dos métodos mais democráticos para fechar negócio.
- Transferências bancárias: aqui podemos enumerar o TED, DOC e, principalmente, o PixX, em virtude da sua instantaneidade e funcionamento 24 horas por dia.
- Cartão de crédito e débito: cartões físicos ou digitais que são vinculados a uma conta bancária. Ainda são um dos meios de pagamento mais utilizados no país.
- Carteiras digitais: mecanismos como Apple Pay e Google Pay oferecem a oportunidade a seus usuários de armazenar dados de pagamento em um dispositivo móvel para pagamentos online ou diretamente com o dispositivo móvel em uma maquininha de cartão.
Com a escolha de uma ferramenta de pagamento certa, sua empresa pode oferecer uma estrutura completa e diversificação de tipos de transação para aprimorar a payment experience dos seus clientes.
Com o Zoop Payments, você conta com uma plataforma centralizada para gerenciar o fluxo de pagamentos do seu negócio a partir de todas as opções oferecidas (Pix, cartões, carteiras digitais e boleto).
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