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    Autenticação de pagamento: o que é e por que pode ajudar a vender mais?

    02 de setembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    A autenticação de pagamento é um processo no qual a finalização da compra acontece no ambiente virtual do banco no qual o cliente tem conta.

    Funcionando como uma camada extra de segurança para as compras online feitas com cartão de débito, esse procedimento consiste em direcionar o comprador para a tela do internet banking, a fim de que ele possa inserir a senha do cartão.

    A ideia é aumentar a relação entre pagamento e segurança, tão importante nas vendas presenciais, mas ainda mais significativa e preocupante nas vendas online.

    Sobre isso, vale destacar que as tentativas de fraudes no comércio eletrônico subiram 23,6% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da empresa ClearSale, especializada em soluções antifraude e score de crédito.  

    Divulgados em uma matéria no site Época Negócios, esses dados apontaram 785 mil tentativas de golpe virtual entre os meses de janeiro e março de 2022.

    Assim, o uso de um sistema de autenticação de pagamento é uma forma de aumentar a sensação de segurança dos clientes, que precisarão colocar a senha do cartão de débito em um ambiente que já conhece, que é o do próprio banco no qual mantém a conta, e não do e-commerce.

    Vale destacar que, para o lojista, essa prática também é bastante benéfica. Isso acontece porque a responsabilidade sobre a autenticação é da instituição financeira, diminuindo o risco de golpes que o comércio eletrônico pode sofrer.

    Achou isso interessante? Então continue a leitura deste artigo e confira o que é autenticação de pagamento, como funciona e quais são as vantagens para clientes e comerciantes.

    O que é autenticação de pagamento?

    A autenticação de pagamento é um processo de segurança voltado para compras virtuais pagas com cartão de débito

    Durante o checkout com esse meio de pagamento, ao invés de o cliente digitar apenas o número do cartão e o CVV, “Card Verification Value”, que na tradução literal significa “Valor de Verificação do Cartão”, ele precisará informar também a senha.

    No entanto, para aumentar a credibilidade do processo e não gerar insegurança, o que pode levar ao abandono do carrinho, a informação de senha é feita no ambiente virtual do banco no qual o comprador tem conta.

    Na prática, funciona mais ou menos da seguinte forma: 

    • o cliente entra no site do comércio eletrônico e escolhe o produto ou serviço que pretende adquirir;
    • confere o preço e valor de frete e segue para o pagamento;
    • entre as opções, escolhe o cartão de débito para pagar a sua compra;
    • ele deve, então, informar os dados do cartão;
    • a autenticação de pagamento acontece quando uma tela do banco que utiliza é aberta, solicitando que seja informada a senha do cartão em questão.

     

    Mesmo sendo uma etapa a mais no processo de pagamento, e de direcionar o comprador para uma página fora do e-commerce, trata-se de uma camada de segurança extra, que segue o mesmo princípio das compras presenciais feitas com esse meio de pagamento.

    Isso quer dizer que, assim como acontece em um pagamento presencial com cartão de débito, no qual é feito o cruzamento das informações contidas no chip com a senha para impedir fraudes, nas vendas eletrônicas a senha também passa a ser exigida para a autenticação de pagamento.

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    Quais são as vantagens desse tipo de autenticação?

    Tanto para quem vende quanto para quem compra, esse tipo de autenticação traz uma série de vantagens.

    Do ponto de vista do comerciante, vale relembrar o que dissemos logo na abertura deste artigo, que é o fato da responsabilidade pela autenticidade do pagamento ser toda do banco no qual o cliente tem conta.

    Isso acontece porque esse processo é feito no ambiente virtual da instituição financeira, e não do e-commerce. Desse modo, diminui-se a tentativa de fraudes e, caso haja, o responsável continua sendo o banco.

    Para quem compra, é uma forma extra de segurança, já que para a compra ser aprovada é preciso inserir a senha, assim como acontece nas compras presenciais.

    Assim, ainda que o cartão seja roubado ou os seus números copiados, por exemplo, não é possível usar essas informações para comprar algo em plataformas de vendas que utilizam esse recurso.

    Juntando todos esses pontos, o volume de vendas pode aumentar — e consequentemente de faturamento — visto que:

    • os clientes se sentirão mais seguros para comprar virtualmente;
    • ainda que haja a necessidade de inserir a senha para a conclusão do pagamento, isso é feito no ambiente bancário, o que diminui consideravelmente a sensação de insegurança;
    • oferecer o cartão de débito como meio de pagamento é uma forma de atender pessoas que não têm cartão de crédito ou que têm, mas, por diversos motivos, preferem não usar em compras online.

     

    Não deixe de ler este artigo: “Tokenização nos pagamentos: o que é e por que gera mais segurança nas compras online?

     

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    Como trazer mais segurança para os meios de pagamentos oferecidos no e-commerce?

    Para trazer mais segurança para os meios de pagamento oferecido no e-commerce e, com isso, diminuir o número de carrinhos abandonados e aumentar o volume de vendas, algumas medidas que podem ser adotadas são:

    • utilize uma plataforma de vendas confiável e com certificação digital;
    • use bons sistemas antifraude;
    • faça campanhas de conscientização junto aos seus clientes, destacando quais são os processos de venda e cobrança comumente usados por sua empresa;
    • conte com uma boa plataforma de pagamento online.

     

    Quanto a esse último tópico, a Zoop pode ajudar você, por meio do Zoop Payments!

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    • configurar planos e taxas personalizados para o seu negócio;
    • emitir e receber boletos bancários;
    • oferecer pagamentos recorrentes;
    • estabelecer as próprias regras de split de pagamento e muito mais!

     

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