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    BNPL no Brasil: o que é, como funciona e quais as vantagens?

    30 de setembro de 2023
    Por Redação Zoop
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    BNPL é uma forma de parcelamento feita entre a loja e o cliente (com ajuda de um mediador que concede o crédito) no qual podem ser utilizados meios de pagamento como cartão de crédito, boleto bancário, Pix ou débito em conta corrente para a cobrança das parcelas.

    Com adesão cada dia mais expressiva, o BNPL no Brasil teve crescimento de 27,1%, no comércio online, em janeiro de 2023, segundo dados do “Estudo de Pagamentos Gmattos”, citados em uma reportagem do portal de notícias Fintechs Brasil.

    Globalmente, o conceito Buy Now, Pay Later, termo em inglês representado pela sigla, atingiu US$ 120 bilhões transacionados em 2021, com expectativa de alcançar US$ 576 bilhões até 2026.

    Esses dados são do relatório “Buy Now, Pay Later — Thematic Research”, da GlobalData, empresa provedora de dados, o qual também revelou que essa forma de pagamento representou 2,3% das operações no comércio eletrônico mundial. Isso indica que, a cada US$ 100 gastos, US$ 2 foram via BNPL.

    Mas se o BNPL no Brasil, e no mundo, tem se mostrado tão promissor, é porque deve existir uma série de vantagens em torno dele, concorda?

    Quais seriam esses benefícios? O que há no funcionamento dessa forma de pagamento que a deixa tão interessante para o público? 

    Siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre o tema — inclusive, como oferecer o Buy Now, Pay Later para os seus clientes e quais vantagens você pode obter com essa estratégia.

    BNPL: o que é?

    BNPL é a sigla para o termo em inglês Buy Now, Pay Later. Consiste em uma forma de parcelamento que é feita entre consumidor e lojista, com o intermédio de um agente de concessão de crédito, que aparece apenas no final do processo de análise. 

    Essa maneira de parcelar uma compra por usar o cartão de crédito com veículo de cobrança das parcelas, ou outros meios de pagamento, a exemplo do boleto bancário.

    O compre agora, pague depois, como é chamado em português, pode ser usado em compras físicas e virtuais, e tem como uma das principais vantagens oferecer a opção de parcelamento a clientes que não têm cartão de crédito, ou que têm, mas preferem não usar naquele momento.

    Com isso, sua empresa tem a chance de atender novos grupos de consumidores, pois se torna mais atrativa para o público. Como reflexo, consegue expandir a presença no mercado e aumentar o volume de vendas e de faturamento.

    Dica! Não deixe de ler este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

    BNPL no Brasil: como funciona?

    O BNPL no Brasil funciona igual ao modelo usado em outros países. Ou seja, o valor total de compra de um produto, ou da contratação de um serviço, é dividido em parcelas menores a serem pagas por mês, comumente, até a quitação.

    Esse processo é feito entre cliente e loja, e conta com agente intermediador que é a empresa responsável pela análise e fornecimento do crédito.

    Critérios como pagamento de entrada, números de parcelas que podem ser feitas e cobrança de juros, são definidos pelo próprio varejista, visto que não há uma regra que precise ser seguida por todos os estabelecimentos comerciais que oferecem essa forma de pagamento.

    Entretanto, o ideal é que o BNPL no Brasil, e em outros lugares, não gere juros para os clientes. Ao trabalhar dessa maneira, essa opção se torna mais atrativa para o público e pode aumentar o poder de atração do negócio.

    Entretanto, o varejista pode considerar a cobrança de taxas adicionais provenientes de atraso no pagamento, por exemplo.

    Quais meios de pagamento podem ser usados no BNPL no Brasil?

    Vale destacar que o Buy Now, Pay Later é uma forma de pagamento. Ou seja, a maneira como algo será pago — no caso, a prazo. Assim, ele precisa estar vinculado a um meio de pagamento, que é a ferramenta usada para isso, para que a transação aconteça.

    Desse modo, o BNPL no Brasil pode ser atrelado ao Pix, que é um método de pagamento existente apenas no nosso país. Outras alternativas são o débito automático em conta corrente, a transferência bancária, o cartão de crédito e o boleto bancário. 

    Nesse último, a vantagem para o cliente é que somente as parcelas são lançadas em sua fatura, sem comprometer o limite, assim como geralmente acontece no pagamento recorrente, visto que crédito foi fornecido pela loja e não pelo banco ou operadora de cartão.

    Não deixe de ler este artigo: “O que é Pix no checkout? Quais as vantagens para o varejo e como pode ser implementado?

    Quais as vantagens do BNPL para empresas?

    Acabamos de citar uma das vantagens do Buy Now, Pay Later no Brasil para os clientes, certo? Mas essa forma de cobrança também gera inúmeros benefícios para os negócios que o oferecem. 

    Entre as que podem ser sentidas por sua empresa ao trabalhar com esse conceito, estão:

    • incentivo à realização de compras não programadas;
    • expansão do leque de meios de pagamento.
    • aumento do poder de atração e da taxa de fidelização;
    • aumento no número de conversões;
    • diminuição dos carrinhos abandonados no e-commerce;
    • redução da inadimplência;
    • melhora do fluxo de caixa;
    • aumento do ticket médio;
    • potencial para atender a novos grupos de consumidores;
    • conquista de um importante diferencial competitivo.

    Todas essas vantagens são decorrentes da oferta de um método de pagamento diferenciado, personalizado, moderno e bastante prático. E o resultado de tudo isso é a expansão da marca e o aumento da receita do negócio.

    Qual a diferença entre BNPL, cartão de crédito e crediário?

    Ainda que o BNPL, o cartão de crédito e o crediário possibilitem pagamentos parcelados, eles têm alguns importantes pontos de diferença.

    Por exemplo, o BNPL é realizado por ferramentas de Inteligência Artificial com base em informações simples como CPF e dados básicos de identificação do cliente. Toda análise de crédito acontece de forma virtual, e é quase instantânea a aprovação ou a negativa do crédito.

    Além disso, o Buy Now, Pay Later não exige que o cliente tenha vínculo com uma instituição financeira, nem limite de crédito, ao contrário do que acontece com o cartão de crédito.

    A análise do crediário pode ser feita pela loja ou por uma empresa financeira parceira, por meio da verificação de critérios como histórico financeiro e renda pessoal. 

    Como oferecer BNPL aos seus clientes?

    Para oferecer o Buy Now, Pay Later para seus clientes, é essencial contar com o apoio de uma empresa que tenha expertise em tecnologia para serviços financeiros, como a Zoop.

    Acesse agora mesmo o site da Zoop e confira tudo o que temos a oferecer para o seu negócio em relação a serviços financeiros.

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