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    Cartão pré-pago ou cartão private label: qual o melhor?

    08 de outubro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Um cartão pré-pago é aquele que requer saldo para poder ser utilizado. Isso significa que, para o cliente conseguir usar esse meio de pagamento, ele precisa, primeiro, fazer uma espécie de recarga, assim como acontece com os celulares que funcionam dessa mesma forma.

    Desse modo, cada vez que o cartão pré-pago é passado, a quantia referente ao pagamento feito é subtraída. Se todo o saldo for usado, ou for insuficiente para alguma operação, é necessário fazer uma nova transferência de valor para poder ser utilizado novamente.

    Uma das vantagens desse modelo de cartão é que a sua obtenção tende a ser bem menos burocrática que a exigida para se conseguir um cartão de crédito, por exemplo. Além de, comumente, não exigir comprovação de renda, a pessoa também não precisa ter conta bancária para solicitá-lo.

    Por motivos como esses, o cartão pré-pago tem sido cada vez mais oferecido pelas empresas — mesmo por aquelas que não são nativas do setor financeiro, com destaque para o varejo —, por ser bastante atrativo para os consumidores.

    Porém, com tantos outros meios de pagamentos mais modernos e otimizados, a exemplo do Pix, por que ainda vale a pena oferecer cartões para o público?

    Uma das principais razões é que os cartões seguem como um dos métodos de pagamento preferidos dos brasileiros, especialmente para fazer compras online — inclusive com crescimento considerável para o modelo pré-pago.

    Entenda mais sobre isso neste artigo e também como funciona, quais são as vantagens e diferenças do cartão pré-pago e do cartão private label, e por quais motivos vale a pena oferecer esse meio de pagamento com a marca da sua empresa.

    O que é cartão pré-pago? Como funciona?

    O cartão pré-pago é aquele que requer uma recarga prévia de valores para poder ser utilizado. Uma vez que esse processo é feito, ele pode ser usado da mesma forma que os cartões de débito ou de crédito — como para pagamentos de compras presenciais ou online — até o final do saldo, o qual pode ser reposto quantas vezes forem necessárias.

    A recarga, no caso, pode ser via TED, DOC, Pix, em estabelecimentos credenciados, ou ainda via boleto bancário, com o valor definido pelo próprio titular. Inclusive, ele pode ser atrelado a uma conta bancária, assim como acontece com o cartão pré-pago do Zoop Banking.

    Quais as vantagens desse modelo de cartão?

    Do ponto de vista dos clientes, as principais vantagens de ter um cartão desse modelo são:

    • não há cobrança de anuidade;
    • o processo de requisição é menos burocrático;
    • comumente, dispensa a comprovação de renda;
    • tende a ser liberado mesmo por quem está com o nome negativado;
    • ajuda a controlar melhor os gastos.

    Já do lado das empresas que o oferecem, especialmente se levarem a sua própria marca, os benefícios que mais se destacam são:

    • aumento do poder de atração;
    • potencial para elevar a taxa de fidelização;
    • possibilidade de atender novos grupos de consumidores;
    • aquisição de um novo diferencial competitivo. 
    • atendimento das atuais preferências de pagamento dos clientes.

    Dica de leitura: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

    O que é cartão private label? Como funciona?

    O cartão private label é aquele que só pode ser usado na rede que o oferece. Por exemplo, o varejista X cria um cartão e o disponibiliza aos clientes. Esse meio de pagamento só pode ser utilizado nessa rede de lojas. Também por esse motivo, costuma ser chamado de “cartão de crédito da loja”. 

    Basicamente, a proposta desse meio de pagamento é substituir os antigos crediários, tão comuns durante muito tempo nas lojas varejistas.

    Dependendo da estratégia da empresa, o cartão oferecido aos clientes (seja ele pré-pago, de débito ou de crédito) pode ser utilizado em outros estabelecimentos comerciais. No entanto, se preferir que seja usada apenas na sua rede, então você está à procura de um cartão private label.

    Uma das principais vantagens para as empresas que trabalham com essa oferta é o aumento da taxa de fidelização. Isso acontece porque, para utilizar esse meio de pagamento, o cliente precisa comprar na loja que o disponibilizou, seja virtual ou presencial.

    Com isso, o estabelecimento também ganha em lucratividade, crescimento do engajamento dos clientes e fortalecimento da marca, já que é o nome da empresa que estará estampado nos cartões.

    Esse último ponto colabora também para elevar o poder de atração, especialmente por esse meio de pagamento ser pensado para atender pontualmente as dores do público-alvo do negócio.

     

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    Qual a principal diferença entre cartão private label e pré-pago?

    Em um primeiro momento, a principal diferença entre cartão private label e pré-pago é que um pertence a uma rede varejista específica, e outro requer recarga de valores para ser utilizado. Porém, é fundamental você entender que: modelo private label pode ser pré-pago, e vice-versa.

    Em outras palavras, uma empresa pode oferecer a solução pré-paga para os clientes, mas para ser utilizado somente nas lojas da sua rede — ou seja, no formato private label — assim como também pode disponibilizar um cartão de crédito nesse formato.

    A escolha entre esses tipos de cartões (pré-pago ou de crédito próprio) deve ser considerada com base na estratégia de crescimento da marca, do perfil do público-alvo, bem como das preferências de meios de pagamento apresentadas por esses consumidores.

    Entenda mais lendo o artigo: “O que é private label? Confira o segredo para oferecer um cartão com a sua marca!

    Como está o uso dos cartões no Brasil?

    Quanto a essa última vantagem, vale reforçar o que dissemos logo na abertura deste artigo, que é o fato de os cartões seguirem como um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros.

    Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs, referentes ao 1° semestre de 2023, os pagamentos com cartões cresceram 8% nesse período.

    No total foram transacionados R$ 1,7 trilhão, da seguinte maneira:

    • cartão de crédito: R$ 1,1 trilhão (+10,1%);
    • cartão de débito: R$ 471,8 bilhões (-3,3%);
    • cartão pré-pago: R$ 141,9 bilhões (+42,7%).

    Em quantidade de operações, foram realizadas 19,8 bilhões no total, o que representa um aumento de 5,6% em comparação ao 1° semestre de 2022. Por dia, nesse período, foram feitos mais de 113 milhões de pagamentos com cartão, sendo:

    • cartão de crédito: 8,4 bilhões (-5,1%);
    • cartão de débito: 7,8 bilhões (+4,5%);
    • cartão pré-pago: 3,6 bilhões (+48%).

    Quando o levantamento é sobre compras não presenciais (online), os resultados apontados pela Abecs são:

    • cartão de crédito: R$ 359,5 bilhões (+9,2%);
    • cartão de débito: R$ 5,6 bilhões (+8%);
    • cartão pré-pago: R$ 7,1 bilhões (+67,4%).

    Crescimento da utilização do cartão pré-pago

    Como você pôde ver, os cartões pré-pagos seguem em significativo crescimento de uso em todas as apurações. Inclusive, maior do que as apresentadas pelo cartão de crédito e cartão de débito, que tiveram momentos de queda. 

    Apenas destacando, na modalidade pré-paga de cartão os aumentos foram de:

    • 42,7% em valores transacionados;
    • 48% em total de transações;
    • 67,4% em compras remotas.

    Esses números, por si só, já comprovam por que vale a pena oferecer esse modelo de cartão para os consumidores, concorda?

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    Como oferecer um cartão com a marca da sua empresa e pré-pago?

    Para oferecer cartões com a marca da sua empresa, e pré-pago, é preciso contar com uma solução chamada Banking as a Service (BaaS), como a oferecida pela Zoop.

    Com o Zoop Banking, solução BaaS da Zoop, seu negócio consegue entregar aos clientes a experiência completa de um banco digital, incluindo conta digital, transferência de valores, Pix, cartão pré-pago e muito mais!

    O cartão dessa modalidade, por exemplo, é totalmente personalizável, prático, com saques rápidos e seguros e ampla rede de aceitação. Como vantagens para o seu negócio, você eleva o poder de fidelização e ainda gera uma nova fonte de receita.

    Quer entender como isso é possível? Então, converse agora mesmo com um dos especialistas da Zoop e confira como fazer parte do mercado de meios de pagamento sem se desviar do seu core business!

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