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    negócios

    Checkout transparente: tudo o que você precisa saber para gerar mais vendas!

    13 de agosto de 2021
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Checkout transparente é um recurso que permite a finalização de uma compra online no próprio site da loja. 

    Em outras palavras, isso quer dizer que, na hora de concluir o pagamento, o cliente não é direcionado para outras telas (pop ups ou páginas web), situação que pode gerar insegurança e, consequentemente, a desistência da compra.

    Sobre isso, é bem importante destacarmos que o checkout e a conclusão do pagamento estão na lista dos motivos que resultam em carrinhos abandonados.

    De acordo com um levantamento da SaleCycle, empresa de marketing comportamental do Reino Unido, 26% dos clientes abandonam os seus carrinhos online por considerarem o processo de compra difícil.

    Além disso, opções de pagamento insatisfatórias (6%) e a falta de confiança no site (17%) também fazem com que o potencial comprador desista da sua aquisição.

    Relacionando todos esses pontos, já é possível ter uma boa ideia sobre as razões pelas quais o checkout transparente influencia tanto no volume de vendas de marketplaces e e-commerces

    Uma vez que o cliente passa por um processo de conclusão de compra rápido, dinâmico e seguro, as chances de ele desistir são bem menores. 

    Somado a isso, a tendência é que esse processo mais otimizado o incentive a comprar novamente do site que lhe proporcionou isso, levando à sua fidelização.

    Por isso, se você busca meios de aumentar o volume de vendas online e reter público, este artigo vai lhe ajudar! Nele, você vai conferir o que é checkout transparente, descobrir quanto essa solução influencia no faturamento e saber como implementá-la ao seu negócio. Acompanhe!

    O que é checkout transparente?

    O processo de checkout em uma venda online é a etapa de finalização da compra. Ou seja, é o momento posterior à escolha do produto, no qual o cliente precisa inserir os seus dados, verificar valor do frete, escolher o meio de pagamento e pagar por sua aquisição.

    Todo esse trajeto pode ser feito de duas formas: por meio do checkout tradicional, ou do checkout transparente.

    No checkout tradicional o comprador é direcionado para outras telas, que não são as páginas oficiais do comércio eletrônico. Isso acontece quando a empresa não utiliza um intermediador de pagamento integrado à sua plataforma.

    Já no checkout transparente toda a finalização da compra acontece no ambiente do próprio e-commerce ou marketplace, o que otimiza o tempo de conclusão e confere muito mais segurança ao processo.

    Dica de leitura: “Pagamento integrado e não integrado: quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

    Quanto o checkout transparente influencia no volume de vendas?

    O checkout transparente influencia no volume de vendas, pois melhora a experiência de compra do cliente.

    Ao não ser direcionado para um ambiente desconhecido, o comprador se sente mais seguro para informar os seus dados e finalizar a sua aquisição.

    Além disso, esse tipo de checkout de pagamento é muito mais rápido e eficiente, já que não depende da abertura de outras páginas web para ser concluído.

    Sobre esse ponto é bem importante chamarmos a atenção para o número cada vez maior de pessoas que fazem compras online utilizando dispositivos móveis, em especial smartphones.

    Uma pesquisa da Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel mostrou que 78% dos entrevistados realizam compras e/ou contratam serviços via smartphone, contra apenas 22% que preferem o computador

    Aqui, vale trazer também o apontado em um estudo da Barilliance, empresa israelense especializada em soluções para comércio eletrônico, o qual constatou que a média global de abandono de carrinho estava em 77,73% em 2020, sendo que as desistências em smartphones são de 85,65%.

    Esse percentual é maior que o apontado em outros dispositivos — 80,74% nos tablets e 73,07% nos desktops. O principal motivo é que quanto menor a tela, mais difícil fica o processo de checkout para o cliente.

    Cadastros longos ou direcionamento para outras páginas dificulta a compra feita nesses dispositivos. Por esse motivo, o checkout transparente é sempre a alternativa mais indicada.

    Além de facilitar a jornada de compra do cliente que utiliza computadores, essa solução abrange os que preferem comprar via smartphone, os quais, como podemos ver, é a maior parcela de clientes no momento.

    Como implementar uma API de checkout transparente na sua plataforma de vendas?

    Como você pôde ver até aqui, trabalhar com checkout transparente gera mais segurança aos consumidores, otimiza o processo de finalização da compra e, consequentemente, atribui mais credibilidade e profissionalismo ao comércio eletrônico.

    Agora que sabe disso, deve estar se perguntando como trazer essa ferramenta para o seu negócio, certo?

    A integração dessa solução às plataformas de e-commerce ou marketplace acontece por meio de APIs, Application Programing Interface, que são conjuntos de instruções e padrões de programação que permitem a conexão de diferentes pontos.

    No caso, uma API de checkout transparente vai integrar os meios de pagamentos oferecidos pela sua empresa ao seu site, evitando, assim, que o potencial comprador seja direcionado para ambientes externos na hora de pagar pela sua compra.

    Dica extra! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem, podcast da Zoop sobre tecnologia em serviços financeiros.

    Onde encontrar um parceiro para a oferta de checkout transparente?

    As APIs de checkout transparente costumam ser oferecidas por empresas fintechs, que também contribuem para que negócios que não fazem parte do mercado de serviços financeiros criem produtos e serviços voltados para essa área com a sua própria marca.

    A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, trabalha dessa forma e pode lhe ajudar a melhorar a experiência dos seus clientes e parceiros de negócios.

    O checkout transparente, por exemplo, vai contribuir para reduzir o número de carrinhos abandonados, atrair novos públicos, trazer mais credibilidade para a marca e, com tudo isso, aumentar o volume de vendas e de faturamento.

    Mas se mesmo depois de todas essas informações você ainda precisar de mais detalhes de como boas soluções de checkout podem contribuir para o crescimento de negócios online, baixe agora mesmo o nosso e-book exclusivo

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