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    Como oferecer serviços financeiros? Conheça 7 oportunidades!

    12 de maio de 2024
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Aprender como oferecer serviços financeiros diversos e facilitar o recebimento e a movimentação do dinheiro é um dos segredos para aumentar o leque de oportunidades para seus clientes.

    Ao contrário do que muitos ainda pensam, os recursos não se limitam ao fornecimento de conta corrente, conta poupança ou empréstimo. Sobretudo quando falamos com empresas, o leque é bem amplo.

    É fundamental, por exemplo, ter opções diversificadas de pagamento, por exemplo. Além disso, vivemos um boom de soluções digitais de pagamento que vão além do cartão de crédito e débito, como as carteiras digitais e o Pix.

    Para se ter uma ideia, pequenos negócios têm um potencial de crescimento 2x maior caso invista em soluções de pagamentos digitais, segundo a MasterCard.

    O mais importante, entretanto, é perceber que os meios de pagamentos são apenas uma parte dos principais produtos e serviços financeiros que uma empresa pode oferecer!

    Então, o que são exatamente os serviços financeiros? Quais os mais utilizados? Quais você pode oferecer para o seu público? Como ofertar serviços financeiros de qualidade? Encontre todas as respostas neste post!

    O que são serviços financeiros?

    Serviços financeiros são um conjunto de atividades e processos focados em facilitar a movimentação financeira de um negócio. Seu principal objetivo é melhorar a gestão da empresa e torná-la mais competitiva no mercado.

    Os bancos, instituições financeiras e, atualmente, fintechs do setor financeiro (como as direcionadas para os meios de pagamento) são os responsáveis por oferecer os serviços para pessoas físicas e empresas.

    Como oferecer serviços financeiros?

    Atualmente, diversas empresas de ramos diferenciados, como e-commerces ou prestadoras de serviços, sabem como oferecer serviços financeiros  diferenciados e complexos.

    Antes, no entanto, elas precisavam da intermediação de uma instituição financeira para oferecer condições específicas de crédito ou cartão pré-pago. Já nos dias atuais, inovações tecnológicas como as Fintech as a Services (FaaS) facilitam suas vidas.

    Em resumo, para oferecer serviços financeiros de qualidade, como conta digital, transferências de valores, cartão pré-pago e condições exclusivas de crédito, basta adquirir um serviço FaaS ou de BaaS (Banking as a Service).

    No caso do Zoop Banking, plataforma de serviços bancários da Zoop, a empresa pode oferecer aos seus clientes:

    • contas digitais; 
    • opções de crédito;
    • cartão pré-pago;
    • meios de pagamento diversificados…

    … e mais uma série de benefícios para aumentar ainda mais a fidelização e a autonomia da empresa. 

    Saiba mais sobre como oferecer serviços financeiros com o BaaS:

    Quais são as vantagens de oferecer produtos e serviços financeiros?

    Quem tem um negócio visa, entre outras coisas, lucro. oferecer diferentes formas de pagamento é uma maneira de aumentar as vendas e conquistar um público maior. Afinal, quanto mais meios de pagamento disponibilizados, mais chances de o cliente efetivar a compra.

    Quais são os principais produtos e serviços financeiros?

    Existem diferentes tipos de serviços financeiros. O vídeo do canal Sebrae Talks fala sobre alguns, citando suas principais características.

    Embora haja diversas opções, a pergunta mais importante é: “quais são as opções que eu não posso deixar de lado no meu negócio?” 

    Conheça os principais — que, inclusive, fazem parte do leque de serviços da Zoop!

    • Pagamentos presenciais

    Mesmo com a explosão da tecnologia e dos serviços on-line, os pagamentos presenciais ainda representam boa parte das transações comerciais. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), quase 80% de todo o volume transacionado via cartões em 2018.

    Incluindo maquininhas, terminais POS e pinpads, o pagamento presencial proporciona inúmeras vantagens na captura de transações para estabelecimentos comerciais. Veja algumas:

    • aumento do volume de vendas, especialmente quando há diferentes bandeiras aceitas;
    • mais sensação de segurança para o consumidor, considerando que muitos ainda preferem comprar em lojas físicas por medo de terem seus dados roubados virtualmente;
    • certeza de recebimento pelo comércio (Liability Shift), pois o risco das transações deixa de ser do vendedor sempre que o cliente utiliza cartão e senha nos pagamentos presenciais.

    Extra: conheça nossa solução para pagamentos presenciais

    • Pagamentos digitais

    Os pagamentos digitais, ou on-line, acontecem via internet e incluem diversos produtos e serviços financeiros, tais como o QR Code.

    A proposta é permitir que seus clientes recebam valores diretamente por meio de seus sites ou aplicativos.

    O levantamento feito pela Abecs mostrou um importante crescimento nesse setor. Em 2018, as compras on-line, especialmente nos e-commerces, somaram R$198,2 bilhões. 

    Desse montante, 63% dos clientes utilizaram o celular para acessar as plataformas, 35%, computadores tradicionais, 33%, notebooks e 3%, tablets.

    Em resumo, para fazer parte desse mercado, é fundamental oferecer soluções que englobam todos esses gadgets, melhorem a experiência de compra dos consumidores e alavanquem as vendas dos seus clientes.

    Mais: conheça nossa solução para pagamentos digitais

    • Pagamentos recorrentes

    Pagamentos recorrentes dizem respeito a serviços contínuos, tais como assinaturas, mensalidades, entre outros.

    No campo dos produtos e serviços financeiros, o recebimento facilita a vida de consumidores e, principalmente, das empresas, que não precisam se preocupar em gerar as cobranças periodicamente.

    A recorrência é semanal, mensal, trimestral, anual, ou no período que melhor atender ao negócio. Uma vez lançado, o cliente final recebe um boleto ou tem o valor debitado automaticamente em seu cartão de crédito no vencimento acordado.

    • Boleto bancário

    O boleto bancário também entra na lista dos produtos e serviços financeiros mais utilizados.

    De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2023, o volume transacionado em boletos chegou a 4,2 bilhões, ou R$5,7 trilhões em valor total movimentado. 

    Para os comércios, as vantagens do uso do boleto ficam por conta da possibilidade de oferecer descontos maiores aos clientes, atender consumidores desbancarizados ou aqueles que têm receio de usar dados bancários em compras on-line.

    • Conta digital

    Nascida como um produto característico das fintechs de meios de pagamento, a conta digital é uma conta de pagamento que funciona como uma tradicional, mas com a vantagem de ser aberta e movimentada 100% pela internet.

    Com a conta digital da Zoop, por exemplo, seus clientes realizam diversas operações financeiras sem depender de um banco para isso, e você ainda personaliza os templates com a sua marca.

    • Conciliação

    A conciliação bancária é a conferência das movimentações bancárias e a comparação com o controle financeiro (saldo de caixa) de um negócio. O objetivo é garantir que as entradas e as saídas de valores estejam iguais ao informado no extrato.

    Existem duas maneiras de fazer a conciliação: manual, com programas como Excel; automática, com softwares especializados.

    A questão é que é preciso registrar todas as movimentações para  chegar a valores corretos — o que prova que a automatização simplifica o processo (e reduz as chances de erros). 

    Sua empresa pode oferecer o serviço, se tornar um adquirente e facilitar o controle financeiro do cliente.

    • Split de pagamentos

    Na lista de produtos e serviços financeiros, o split de pagamento é uma solução que não pode ficar de fora.

    Direcionado para empresas que precisam gerenciar pagamentos entre os participantes da transação, como  ERPs e marketplaces, o split funciona por meio de um conjunto de APIs (Application Programming Interface).

    O objetivo do “split payment” é receber e dividir pagamentos provenientes de diferentes meios de pagamento em um único ambiente, bem como pagar a cada parte envolvida o valor que lhe pertence.

    Conheça nossa solução de split de pagamento

    Como oferecer serviços financeiros com a Zoop?

    Como já mencionamos, a sua empresa pode criar as próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescer, como uma fintech de pagamentos dentro da própria operação. 

    E a Zoop pode te ajudar com todos os principais produtos e serviços financeiros citados!

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