Como receber pagamento recorrente? Descubra e venda mais!
Aprender como receber pagamento recorrente é uma ótima maneira de gerar receita periódica e previsível para o seu negócio a partir da oferta de produtos ou serviços regulares aos seus clientes.
O motivo é que esse sistema permite o recebimento automático de valores na frequência e data acordadas entre vendedor e comprador, diretamente pelo método escolhido pelo cliente.
Do ponto de vista do vendedor, uma das vantagens é aumentar o engajamento e a fidelidade dos clientes ao oferecer pagamentos recorrentes. Isso não apenas simplifica o processo de compra, mas também incentiva um relacionamento contínuo com a marca. Já do lado do comprador, a comodidade de não ter que se preocupar com pagamentos manuais e a garantia de acesso ininterrupto aos produtos ou serviços são alguns dos maiores benefícios, proporcionando uma experiência de compra mais tranquila.
Interessante, não é mesmo? Então, siga a leitura, descubra como receber pagamento recorrente e os pontos positivos dessa oferta para a experiência de compra dos seus clientes e sucesso da sua empresa!
O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é uma forma de cobrança automática e periódica utilizada para facilitar o recebimento de valores pela venda de produtos ou entrega de serviços frequentes aos clientes. Esse fluxo acontece digitalmente após a autorização do titular do meio de pagamento.
Tal sistema é ideal para negócios que oferecem soluções contínuas em troca do pagamento de mensalidades ou assinaturas, como:
- escolas;
- faculdades;
- academias;
- clubes de livro, vinhos e cosméticos;
- empresas SaaS (Software as a Service);
- itens de uso contínuo, como protetor solar e fraldas para bebês;
- streaming de música ou filmes.
Aproveite e leia também: “Quais são as principais tendências do pagamento recorrente?”
Como funciona o pagamento recorrente?
Para saber como receber pagamento recorrente, antes, você precisa entender como esse sistema funciona, concorda?
Trata-se de um fluxo de cobrança automático, regular e com períodos alinhados à oferta do produto e/ou serviço.
Os intervalos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou em outra frequência interessante tanto para quem vende quanto para quem compra.
Com base nessas possibilidades, o cliente escolhe um dos planos, o meio de pagamento e efetiva a contratação. De acordo com o método escolhido, é necessário autorizar a cobrança junto à instituição bancária.
O processo de cobrança só encerra quando a parceria comercial termina, seja devido ao vencimento do contrato ou ao cancelamento por parte do cliente, por exemplo.
Quais as vantagens do pagamento recorrente?
Outra informação que você precisa ter antes de passarmos para o passo a passo sobre como receber pagamentos recorrentes são as vantagens dessa forma de cobrança.
Entre as que mais se destacam, estão:
- possibilidade de criar um novo modelo de negócio;
- redução da inadimplência;
- receita previsível e contínua;
- gestão financeira facilitada;
- aumento da taxa de retenção de clientes;
- previsibilidade de estoque;
- escalabilidade;
- construção de relacionamento de longo prazo com os compradores.
Sugestão de leitura: “Como melhorar a experiência de compras on-line dos clientes? 9 dicas!”
Como receber pagamento recorrente? 5 passos!
Agora que você tem todas essas informações, descubra como receber pagamento recorrente no seu negócio. Aqui está o passo a passo mais indicado:
- defina a sua oferta de soluções por assinatura;
- escolha uma plataforma para receber os pagamentos recorrentes;
- configure os planos de pagamento;
- integre a plataforma ao seu negócio;
- realize a conciliação bancária.
1. Defina a sua oferta de soluções por assinatura
O que pretende oferecer aos seus clientes? Quais produtos ou serviços da sua empresa você pode vender em formato de assinatura?
Faça a sua escolha e, em seguida, defina pacotes, preços e períodos de contratação. Crie diferentes planos para atender a todos os públicos e, dessa forma, aumentar o interesse dos clientes.
Temos um artigo que ensina o passo a passo completo. Não deixe de ler: “Clube de assinatura: 7 passos para montar o seu!”
2. Escolha uma plataforma para receber os pagamentos recorrentes
A plataforma para receber pagamentos recorrentes é o sistema que viabiliza esse modelo de cobrança. Consiste em uma solução que medeia a operação financeira entre o seu negócio, seu cliente e o método de pagamento.
Na hora de escolher a melhor, considere critérios como:
- facilidade e integração;
- custos e taxas;
- camadas de segurança;
- meios de pagamento, como cartão de crédito e débito em conta corrente.
Dica! Veja como pagamentos rápidos e seguros para seus clientes podem ser vantajosos para o seu negócio.
3. Configure os planos de pagamento
Após escolher uma plataforma para receber pagamentos recorrentes compatível com os planos de assinatura do seu negócio, você precisa configurar as cobranças.
Basicamente, consiste em informar ao sistema qual a frequência (mensal ou trimestral, por exemplo), opções de meio de pagamento para o cliente e regras de renovação.
Usar um sistema de pagamentos on-line white label, como o da Zoop, facilita a personalização dos seus planos, o fluxo de cobrança e a gestão financeira.
4. Integre a plataforma ao seu negócio
Percebeu que não dá para explicar como receber pagamento recorrente sem falarmos da plataforma que permite esse modo de cobrança? Por esse motivo, o quarto passo da lista se refere à integração desse software ao sistema da sua empresa.
O processo acontece por meio de APIs, sigla para o termo em inglês Application Programming Interface que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativo. São conjuntos de informações que realizam a comunicação entre dois pontos.
Outra opção é usar uma plataforma de pagamento recorrente não integrada, que, como o nome sugere, não está inserida no sistema da sua empresa. Essa alternativa é ideal para negócios sem sites próprios ou aplicativos para vendas on-line.
5. Realize a conciliação bancária
O último passo para entender como receber pagamento recorrente é fazer a conciliação bancária. Isto é, comparar os valores das vendas às entradas no extrato bancário.
Certamente, fazer essa atividade manualmente é inviável, concorda? Além de demandar tempo, aumenta as chances de erros e dificulta sua gestão financeira.
Por esse motivo, o melhor é contar com a ajuda da tecnologia. Na Zoop, você tem todas as transações financeiras unificadas em um só ambiente, independentemente da forma de captura.
Conta também com ferramentas de gestão integradas e personalizadas ao seu negócio.
E, claro, tem a solução de assinaturas perfeita para atrair e fidelizar clientes. Toda a programação dos pagamentos recorrentes acontece via API de maneira ágil e segura para a sua empresa e seus clientes.
Agora que você sabe o que é pagamento recorrente e como funciona, que tal começar?
Preencha o formulário abaixo, integre facilmente ao seu site nossa solução de cobrança por recorrência e veja os resultados de dar um Zoop no seu negócio!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.