Você sabe como receber pelo Pix no varejo? Até o momento, existem quatro opções, que são: via QR Code, pela chave Pix, pela opção “Copia e Cola” e pela máquina de cartão.
Mas por que é interessante saber isso? Existem inúmeros motivos, um deles é que, cada dia mais, os consumidores estão usando o sistema do Banco Central como forma de pagar as suas compras.
Se compararmos os números do mês de lançamento do Pix (novembro de 2020) com dados atualizados, fica claro quanto o uso da solução para transações entre pessoas e empresas cresceu.
De acordo com a página de estatísticas do órgão regulador, o mês de início das operações fechou com pouco mais de 1,4 milhão de transações P2B, o que representou apenas 5% do total.
Já em novembro de 2021, esse percentual subiu para 17%, com mais de 171 milhões de operações realizadas dessa natureza.
Além disso, segundo o relatório da Zetta, associação que representa empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, 81% dos 1.520 entrevistados que têm chave Pix usam o sistema como meio de pagamento.
Características como facilidade, praticidade, agilidade e segurança são algumas das razões que fomentam o uso do sistema de pagamentos instantâneos.
Além disso, as novas funções do Pix, que estão gradativamente sendo lançadas, geram mais oportunidades e vantagens para os usuários e, ao que tudo indica, possibilidade de potencializar as vendas no varejo físico e eletrônico.
Essas informações convenceram você sobre a importância de oferecer esse sistema para seus clientes? Então confira agora as quatro formas de como receber pagamentos pelo Pix.
Como receber pelo Pix?
De acordo com o relatório da Zetta que acabamos de citar, entre os meios de pagamentos utilizados no momento, o Pix ocupa o terceiro lugar, atrás somente do dinheiro, com 84% da preferência, e do cartão de débito, que teve 85% dos apontamentos.
Para pagamento de produtos e serviços, o sistema de pagamento instantâneo é usado por 73% dos entrevistados, sendo:
- 67% para pagar pessoas físicas que prestam serviços e/ou comercializam produtos;
- 57% para pagar pessoas jurídicas que prestam serviços e/ou comercializam produtos.
Esses percentuais mostram que, independentemente de critérios como o porte da empresa e o seu segmento, oferecer o Pix como forma de pagamento é uma maneira de não perder vendas.
Considerando isso, confira em detalhes como receber pelo Pix e, com isso, melhorar a experiência de compra e aumentar as chances de fechar bons negócios.
Via QR Code
A primeira opção de como usar o Pix para receber pagamentos é via QR Code. Caso ainda não conheça essa ferramenta, trata-se de um tipo de código de barras que armazena inúmeras informações — no caso, as relacionadas ao pagamento que precisa ser feito.
No Pix, o QR Code pode ser estático ou dinâmico:
- estático: é possível defini-lo como uma etiqueta de preço único, a qual pode ser utilizada diversas vezes. Um exemplo de modo de aplicação é um prestador de serviço que cobra o mesmo preço de todos os seus clientes pelo trabalho prestado;
- dinâmico: é direcionado para cada transação financeira e só pode ser usado uma única vez. Isso porque ele armazena dados de uma venda específica, incluindo o valor a ser pago pelo cliente, como acontece com cada compra em redes varejistas.
Existem duas maneiras de gerar um QR Code para cobrar os seus clientes: uma delas é pelo aplicativo do seu banco, outra pelas máquinas de cartões que recebem valores via Pix.
Para escolher a mais adequada, o proprietário do negócio precisa considerar o seu modelo de negócios e o seu volume de vendas.
Entenda mais sobre essa solução lendo o artigo “Pagamento via QR Code: conheça mais sobre essa experiência do pagamento sem contato”
Informando a sua chave Pix
A chave Pix pode ser o CNPJ da empresa, o CPF em caso de pessoas físicas, o número do celular, o e-mail do titular da conta, ou ainda uma chave aleatória gerada pelo próprio sistema.
Essas chaves identificam as contas e dispensam informar e digitar dados como nome, número da agência e conta durante o pagamento e transferência de valores.
Se interessa a você descobrir como receber dinheiro pelo Pix utilizando esse recurso, saiba que o processo é bem simples: basta cadastrar a sua chave no banco ou instituição de pagamento com a qual mantém relacionamento e informá-la ao cliente na hora da venda.
Pela opção “Copia e Cola”
A opção “Copia e Cola” é bem interessante para o Pix no e-commerce. Basicamente, consiste em gerar um código de pagamento — pelo aplicativo bancário ou pela plataforma de pagamentos online utilizada — e enviá-lo para o comprador.
O envio pode ser feito por diferentes caminhos, tais como por sistemas de troca de mensagens, por e-mail, ou diretamente pelo aplicativo da empresa.
Diretamente pela maquininha de cartão
Fechamos a nossa lista de como receber pelo Pix no varejo com a opção de realizar isso diretamente pelas máquinas de cartão habilitadas para essa função.
Sim! Se, porventura, você ainda não conhece essa possibilidade, saiba que o Pix na maquininha já existe e é uma forma de aprimorar as vendas presenciais.
Na prática, o processo é similar ao realizado para receber valores via cartão. Ou seja, o varejista deve digitar o valor da venda e, na hora de escolher o meio de pagamento, optar pelo Pix.
Porém, é importante que você saiba que, antes desse procedimento, é necessário vincular a sua chave Pix ao equipamento, seguindo as instruções da empresa que o fornece.
Uma vez gerado o Pix na maquininha, basta o cliente fazer a leitura do QR Code com o seu dispositivo móvel e concluir o pagamento.
Dica extra! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem sobre as percepções do primeiro ano do Pix:
Por que e como oferecer o Pix para os seus clientes?
Os dados que trouxemos no início deste artigo já reforçam os motivos pelos quais é interessante oferecer o Pix como meio de pagamentos para os seus clientes, concorda?
Por isso, o interessante agora é você saber como tornar essa solução uma realizada na sua empresa. Quanto a isso, a Zoop pode ajudar!
Com o Pix da Zoop o seu negócio processará vendas online e presenciais com agilidade, com integração rápida e conciliação financeira garantida, sem custo para o consumidor final.
Potencialize as suas vendas e o seu faturamento incluindo o Pix nas suas opções de meios de pagamento.
Para saber como, entre em contato com a Zoop agora mesmo!
