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Contactless: por que oferecer essa tecnologia nos seus meios de pagamento?

Publicado em 22 de abril de 2021 por Redação Zoop
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Contactless, ou NFC (Near Field Communication), é a tecnologia que permite a realização de pagamentos apenas com a aproximação de dois dispositivos.

As máquinas de cartão que contam com essa solução podem receber pagamentos provenientes de cartões de débito e de crédito, de smartphones, além de dispositivos vestíveis (wearable), tais como pulseiras e relógios.

O pagamento por aproximação ganhou destaque nos últimos tempos e teve o seu uso ampliado devido à pandemia do novo coronavírus. 

A orientação, que foi dada pela própria OMS, Organização Mundial de Saúde, a fim de evitar o aumento do contágio, acabou abrindo espaço para a utilização de uma nova solução de pagamento.

A aceitação tem sido tanta que uma pesquisa feita com 41 países, incluindo o Brasil, apontou que, pela primeira vez, o uso das soluções contactless superaram o dinheiro em espécie.

Por aqui, a Visa constatou que os pagamentos por aproximação, realizados em dezembro de 2020, foram cinco vezes maiores que no mesmo período do ano anterior. Comparando o primeiro e o quarto trimestre de 2020, o aumento chegou a quase 4 vezes.

A Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões, em seu mais recente levantamento (4º trimestre de 2020, apresentado em fevereiro de 2021) constatou que o pagamento por aproximação cresceu 469,6%, o que representa R$ 41 bilhões movimentados.

Com todos esses dados é possível constatar que a tecnologia contactless vai ao encontro do novo comportamento dos clientes de serviços bancários. Por isso, oferecê-la é tão importante para quem atua nesse setor.

Confira, agora, todos os detalhes sobre o uso da solução NFC para pagamentos.

Como funciona a tecnologia contactless

A tecnologia contactless, ou NFC, é derivada da RFID, Radio Frequency Identification, comumente utilizada no setor de logística para facilitar os processos característicos dessa área, a exemplo da separação e envio de mercadorias.

No mercado de meios de pagamento, a NFC permite que dois dispositivos que façam uso dessa tecnologia transmitam informações um para ou outro apenas estando próximos.

Diferentemente da RFID que permite a leitura de informações que estão até 100 metros de distância, na tecnologia contactless esse limite fica entre 2 e 10 centímetros, o que confere muito mais segurança para a transação.

Vantagens e desafios de oferecer essa solução nos meios de pagamento

Uma das principais vantagens das soluções de pagamento que contam com tecnologia contactless, certamente, é a agilidade no processo.

Cartões que contam com a função NFC tornam a etapa de finalização da compra muito mais rápida. Afinal, basta o cliente aproximar o seu cartão da máquina e o pagamento é concluído.

Dependendo do valor da transação, nem é preciso digitar senha — a fim de potencializar o uso desse meio de pagamento, a Abecs aumentou de R$ 100 para R$ 200 as transações financeiras que não exigem uso de senha. 

Essa mudança contribui para que o pagamento por aproximação seja utilizado em um número maior de compras pelos clientes.

Mas além de otimizar a etapa de pagamento, a tecnologia contactless traz outras vantagens, tanto para os lojistas quanto para os clientes, que são:

 

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem sobre esse tema:

 

Como desafio a ser superado para a utilização da tecnologia contactless, podemos citar a insegurança dos usuários.

Especialmente por não precisar digitar senha para concluir o pagamento, dependendo do valor da compra, muitos clientes bancários entendem que não se trata de uma solução segura.

Sobre isso, é bem importante deixar claro que a tecnologia contactless conta com o mesmo nível de segurança dos cartões com chip atendendo, inclusive, aos padrões internacionais.

Principais mitos e verdades sobre a tecnologia contactless

Justamente devido à má impressão anterior, é bem importante esclarecermos alguns mitos e verdades sobre a tecnologia contactless. 

É realmente seguro oferecer esse meio de pagamento? Facilita a clonagem dos cartões? Aumenta as chances de cobranças erradas? Veja a resposta para essas e outras questões.

  • A tecnologia contactless é totalmente segura

Verdade! Todas as transações realizadas com cartões que têm tecnologia NFC são criptografadas, o que garante que os dados enviados não possam ser utilizados por possíveis fraudadores.

  • É possível cobrar o mesmo valor duas vezes em um pequeno espaço de tempo

Mito! Especialmente devido às transações que não pedem senha, muitos clientes finais acreditam que o seu cartão pode ser passado duas ou mais vezes em um pequeno espaço de tempo.

No entanto, a tecnologia contactless não permite que isso aconteça, ainda que intencionalmente. Além disso, as próprias bandeiras de cartão não aprovam transações realizadas com poucos segundos de diferença entre uma e outra.

  • Toda máquina de cartão e cartão (de crédito ou de débito) são contactless

Mito! O cartão precisa ter a tecnologia NFC para que o pagamento por aproximação possa acontecer.

O mesmo princípio vale para as máquinas de cartão. Nem todos os modelos contam com essa tecnologia.

  • A tecnologia contactless não facilita a clonagem de cartões ou o roubo de dados sensíveis

Verdade! Isso acontece, pois, para efetivar o pagamento por aproximação, apenas os dados realmente necessários são transmitidos de um dispositivo para o outro. 

Assim, informações como número da agência, nome do titular do cartão, código de verificação (CVV), entre outras, não são necessárias, o que dificulta a clonagem e o roubo de dados.

Como oferecer esse meio de pagamento aos seus clientes

A melhor maneira de oferecer a tecnologia contactless aos seus clientes é firmando parceria com uma empresa que trabalhe com essa solução em meios de pagamento.

Assim, além de não precisar se desviar do seu core business, você também não precisa se preocupar com questões regulatórias relacionadas a essa oferta.

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, atende todas essas questões e facilita a sua entrada no mercado de pagamentos por aproximação.

Várias das nossas maquininhas de cartão contam com a tecnologia NFC, o que vai lhe ajudar a entregar uma ferramenta de pagamento presencial ainda mais moderna e otimizada aos seus clientes, e com a sua marca!

Para entender melhor como essa solução pode colaborar com o crescimento da sua empresa e do negócios dos seus clientes, converse agora com um dos nossos especialistas.

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