Negócios

Conversão de boletos: 7 dicas para melhorar essa taxa!

Publicado em 25 de abril de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

Encontrar meios para potencializar a conversão de boletos bancários pode representar uma fatia significativa do faturamento de um e-commerce. 

Por mais que outros meios de pagamento estejam ganhando a preferência dos consumidores — como é o caso do Pix no momento do checkout —, o título de cobrança segue atendendo bem diferentes grupos consumidores.

Um bom exemplo são as pessoas que não têm relacionamento bancário e, por conta disso, não possuem cartão de crédito e/ou de débito. Há também aquelas que têm cartões, mas se sentem receosas para informar esses dados em compras online. Ou ainda, quem não quer comprometer o limite do cartão de crédito.

Por razões como essas é que permitir que os clientes paguem com boleto bancário é tão importante para que o varejista não perca vendas e, com isso, possa elevar o seu faturamento.

O fato é que a conversão de boletos pode ser uma tarefa um tanto desafiadora por inúmeros motivos, tais como:

  • o comprador se esquece de pagar por ter data de vencimento futura; 
  • tem dificuldades para acessar o boleto bancário pelo celular;
  • não consegue pagar de forma prática.

 

Mas mesmo com esses entraves, esse título de cobrança está entre os três métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros e oferecidos pelas lojas online

Segundo dados da empresa de consultoria GMattos, de janeiro de 2021, divulgados no site Valor Investe, o ranking de oferta de métodos de pagamento no e-commerce nacional é composto por:

  • cartão de crédito: aceito em 98,3% das lojas;
  • boleto: aceito em 74,6%;
  • Pix: aceito em 64,4%.

 

Ou seja, trabalhar com boleto bancário vai ao encontro das necessidades dos consumidores e coloca o seu negócio no mesmo patamar de competitividade de outros e-commerces, ainda que maiores.

Mas como resolver a questão da conversão de boletos? É sobre isso que vamos falar agora!

Como melhorar a conversão de boletos? 

Certamente, você deve saber o que é boleto bancário, não é? Mas apenas para relembrar, boleto bancário é um título de cobrança com data de vencimento futura à compra que, de modo geral, pode ser pago em qualquer rede bancária, tanto de forma online quanto presencial.

Considerando a evolução dos meios de pagamento, para muitos empreendedores esse método passou a ser visto como obsoleto. Entretanto, como você pôde ver na abertura deste artigo, a verdade é que ele segue sendo bastante utilizado e requerido pelos consumidores.

Porém, há alguns pontos que precisam ser ajustados pelos varejistas, a fim de fomentar o seu uso. 

Assim, se o seu foco é aumentar a conversão de boletos, nossas dicas para isso são:

  • utilize diferentes meios de envio do boleto bancário;
  • otimize a etapa de pagamento;
  • trabalhe com boletos bancários responsivos;
  • atente-se ao prazo de pagamento;
  • envie lembretes sobre o vencimento;
  • recupere boletos que não foram pagos;
  • emita boletos personalizados;

 

Utilize diferentes meios de envio do boleto bancário

O boleto bancário pode ser aberto diretamente na tela da compra, dependendo da plataforma utilizada pelo varejista. 

No entanto, uma forma de potencializar a conversão desse meio de pagamento — especialmente quando o comprador não efetua o pagamento na hora — é enviar o boleto  para o cliente por diferentes canais de comunicação, a exemplo do e-mail e de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp Business.

Otimize a etapa de pagamento

A otimização da etapa de pagamento de um boleto consiste em entregar a quem está comprando meios de fazer isso de forma rápida e prática.

Ainda que exista a opção de imprimir esse documento de cobrança, tende a ser muito difícil uma pessoa fazer isso. De modo geral, a ideia é realizar o pagamento online, pelo app bancário ou carteira digital.

Por isso, torna-se bem importante disponibilizar ao cliente a função “copia e cola” da numeração do código de barras, bem como enviar essa informação por e-mail, SMS ou outro canal digital de comunicação.

Trabalhe com boletos bancários responsivos

E por falar em pagamentos online, cada vez mais as pessoas usam seus smartphones para realizar variados processos no seu dia a dia, o que inclui também as compras nos e-commerces.

Por essa razão, é bastante válido trabalhar com boletos bancários responsivos, que são aqueles que têm layout que possibilita a abertura em telas menores, como as de celulares e tablets.

Isso ajuda na conversão, visto que o potencial comprador não precisa trocar de dispositivo para finalizar a sua aquisição, o que pode levá-lo a abandonar o carrinho.

Atente-se ao prazo de pagamento

O prazo de pagamento que a sua empresa oferece pode ser um diferencial competitivo bem interessante. Porém, é preciso considerar que, quanto mais distante for a data do vencimento do boleto, maiores são as chances de o cliente esquecer de pagar e, com isso, não concluir a compra.

Considerando o seu modelo de negócio e o perfil do seu público, procure, dentro do possível, reduzir o prazo de pagamento, a fim de que a necessidade de fazer a quitação fique recente na mente do consumidor.

Envie lembretes sobre o vencimento

Somando à dica anterior de como melhorar a conversão de boletos, é possível também enviar lembretes sobre o vencimento.

Essas mensagens automáticas para lembrar da compra podem ser disparadas para o e-mail cadastrado pelo cliente na plataforma de venda, ou para o telefone, via SMS ou aplicativo de mensagem de texto.

Recupere boletos que não foram pagos

A recuperação de boletos pagos também pode ser feita pelos canais de comunicação que estamos citando neste artigo. A diferença é que esse processo deve ser realizado pouco tempo depois da data de vencimento — preferencialmente, o mais perto possível.

Como forma de atrair o potencial comprador e conduzi-lo para o pagamento e conclusão da compra, algumas estratégias que podem ser usadas para esse fim são:

  • já enviar um novo boleto com data de vencimento atualizada;
  • fornecer um desconto exclusivo para aquela compra;
  • dar um desconto para compras futuras.

Emita boletos personalizados 

Outra boa maneira de fomentar a conversão das compras online por meio desse meio de pagamento é utilizando boletos White Label.

Um boleto White Label é um boleto bancário que leva a marca da sua empresa. Ou seja, ao invés de apresentar no corpo do documento a identificação de um banco ou instituição de pagamento, é o nome da sua loja que estará estampado nele.

E como isso pode potencializar as vendas? Porque essa solução atribui muito mais profissionalismo ao negócio, dando à empresa mais credibilidade e, com isso, elevando a confiança dos clientes.

Como criar boletos bancários com a sua marca?

Não sabe como fazer boleto bancário desse modelo que acabamos de citar? Tudo bem! A Zoop pode ajudar você! 

Por meio do Zoop Payments, nova plataforma de pagamentos online, é possível trabalhar com boletos White Label registrados e com diversas outras formas de recebimento, tais como cartão de crédito e Pix.

Quer saber como tudo isso funciona, na prática? Então entre agora mesmo em contato com um dos nossos especialistas.

Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro.

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo