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    Credit Card as a Service: como amplia a sua receita? Descubra!

    01 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    Credit Card as a Service (CCaaS) é uma forma de criar e oferecer um cartão de crédito próprio da empresa, que leva sua marca, sem precisar se preocupar com a construção de uma infraestrutura financeira, além de licença de bandeiras, questões regulatórias e outras burocracias relacionadas.

    Explicando de outro modo, por meio de uma solução Credit as a Service, seu negócio passa a fazer parte do mercado financeiro, ainda que esse não seja o core business.

    Geralmente, esse tipo de solução é oferecida por Fintechs as a Service, que, por intermédio de APIs, fornecem a tecnologia necessária para qualquer empresa, de qualquer segmento, desenvolver os próprios produtos e serviços financeiros.

    Entre as vantagens do CCaaS, a primeira é que você continua se dedicando ao seu negócio principal, ao mesmo tempo que disponibiliza para seus clientes um meio de pagamento personalizado, com regras e benefícios que os atende muito melhor do que as definidas pelos modelos bancários tradicionais.

    A segunda vantagem é que essa oferta gera uma nova fonte de receita para sua empresa, que pode ser obtida pela cobrança de taxas e juros sobre as operações realizadas com o cartão oferecido.

    Somada a essas, existem muitas outras vantagens de trabalhar com o Credit Card as a Service. Para saber quais são e como levar esse conceito para sua companhia, basta seguir a leitura deste artigo!

    O que é Credit Card as a Service?

    Credit Card as a Service, ou simplesmente CCaaS, é um modelo de negócio que oferece para empresas que não são nativas do mercado financeiro a tecnologia necessária para criarem cartões de crédito próprios, que carregam suas marcas, com regras definidas por elas mesmas.

    Organizações especializadas em soluções financeiras — com destaque para as Fintechs as a Service —, propiciam toda a infraestrutura necessária para a construção desse meio de pagamento.

    Tal serviço terceirizado dispensa a necessidade de construir um ecossistema como esse do zero e de ter que lidar com todas as barreiras características do mercado financeiro.

    Para você entender melhor esse cenário, saiba que, atualmente, para uma companhia trabalhar com a criação e oferta de cartão de crédito, precisa preencher alguns requisitos, tais como:

    • ter licença concedida pelos órgãos fiscalizadores para atuar como uma instituição de pagamento e/ou financeira;
    • ter licença das bandeiras de cartão;
    • conseguir oferecer crédito;
    • ter poder para definir limites de crédito aos portadores dos cartões.

    Porém, ao contratar a solução CCaaS, os gestores da empresa interessada em criar um cartão de crédito próprio não precisam se preocupar com nada disso. Toda a parte regulatória fica sob responsabilidade de quem está oferecendo a tecnologia.

    Isso significa que, ao levar esse conceito para seu negócio, você mantém o foco no core business enquanto usufrui de APIs prontas para uso, devidamente regulamentadas, que requererem apenas a parametrização necessária para deixar o cartão de crédito criado com “a cara” da sua empresa. 

    Sugestão de leitura: “O que é API de pagamento? Como funciona e por que utilizar?

    O que faz um operador de cartão de crédito?

    Outra maneira de você entender melhor como funciona o Credit Card as a Service, e por quais motivos ele é vantajoso para sua empresa, é descobrindo o que é um operador de cartão de crédito.

    Tratam-se das companhias responsáveis pela emissão desse tipo de meio de pagamento, como instituições financeiras, que também devem realizar a concessão de crédito aos titulares dos cartões, o processamento das operações, estruturar o relacionamento com as bandeiras, entre outras atividades relacionadas.

    Outras duas importantes responsabilidades do operador de cartão de crédito são a implementação de medidas de proteção contra fraudes e a garantia da conformidade regulatória.

    Como explicamos, para desenvolver e oferecer esse meio de pagamento, é preciso atender a uma série de critérios dos órgãos reguladores. Porém, se você fizer isso utilizando uma solução Credit Card as a Service, não precisa se preocupar com esses pontos.

    E, se quiser saber quais são as maiores empresas que prestam serviços de cartão de crédito no Brasil, apenas para entender melhor o cenário que estamos apresentando, pode consultar a base de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BC).

    Leia também: “Relação entre fintechs e Banco Central e o impacto no futuro dessas empresas

    Quais são as vantagens do Credit Card as a Service?

    São muitas as vantagens que o Credit Card as a Service pode gerar para seu negócio. Entre as que mais se destacam, estão:

    1. facilidade para se tornar um player financeiro;
    2. geração de uma nova fonte de receitas;
    3. elevação do potencial de atração da marca;
    4. aumento do poder de fidelização de clientes;
    5. geração de dados que ajudam a embasar estratégias;
    6. melhora da experiência de compra dos clientes. 

    Confira mais detalhes logo adiante.

    1. Facilidade para se tornar um player financeiro

    Como comentamos, toda a parte regulatória é de responsabilidade de quem oferece a solução CCaaS. Por esse motivo, fica muito mais fácil, simples e rápido, inserir sua empresa no mercado financeiro.

    Esse tipo de contratação reduz consideravelmente as barreiras de entrada nesse setor, garante que seu negócio atue em total compliance e, ainda, contribui para diminuir o tempo entre a criação e o lançamento do cartão de crédito.

    Dica! Aproveite que está aqui e confira, agora mesmo, o vídeo abaixo que explica como é contar com uma empresa que te coloca em conformidade instantânea com as entidades regulatórias.

    2. Geração de uma nova fonte de receitas

    Seu core business se mantém ativo e como a principal fonte de receita. Em paralelo, o Credit Card as a Service permite que sua empresa tenha uma nova forma de retorno financeiro.

    Ao oferecer para seus clientes um cartão de crédito próprio, seu negócio tem a chance de lucrar com a cobrança de taxas e juros por atraso no pagamento das faturas, por exemplo. 

    Só não se esqueça que, como é você quem define essas regras, pense em valores que tornem o meio de pagamento realmente interessante e vantajoso para os usuários, o que ajuda a destacar sua oferta daquelas feitas pelos concorrentes.

    3. Elevação do potencial de atração da marca

    A ideia por trás da oferta de meios de pagamento próprios é dar aos clientes e parceiros de negócios condições e vantagens que os modelos tradicionais não oferecem.

    Esse modo de atuação torna sua empresa mais interessante, gera um importante diferencial competitivo e, consequentemente, aumenta o poder de atração da marca.

    4. Aumento do poder de fidelização de cliente

    Oferecer um cartão de crédito próprio dá aos consumidores que já estão na sua base um motivo a mais para ficarem e manterem um relacionamento comercial com a empresa. 

    Isso acontece porque eles encontram um dos meios de pagamento que mais gostam de usar, em um lugar que já conhecem e confiam. Na prática, quer dizer que essa é uma ótima estratégia de fidelização de clientes que vale a pena ser adotada.

    Outro ponto é que, considerando que sua empresa, melhor do que qualquer outra (incluindo os bancos), sabe todas as necessidades, preferências e expectativas desses consumidores, fica fácil criar e entregar soluções financeiras personalizadas para eles.

    Essa é uma estratégia que eleva a adesão ao seu cartão de crédito e a aderência aos outros produtos/serviços que já estão no seu portfólio de soluções.

    Não deixe de ler o artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar a estratégia?

    5. Geração de dados que ajudam a embasar estratégias

    Ao trabalhar com cartão de crédito, diversos dados são gerados diariamente. Se bem utilizados, eles podem entregar a você percepções valiosas sobre o comportamento dos seus clientes.

    Esse entendimento é ideal para embasar suas estratégias e tomadas de decisão, que passam a ser feitas sobre uma base concreta, e não a partir de achismos e suposições. Com isso, as chances de alcançar os resultados e retornos esperados são bem maiores. 

    6. Melhora da experiência de compra dos clientes 

    Os meios de pagamento são fundamentais para melhorar a experiência dos clientes. Métodos fluidos e livres de atritos evitam que o consumidor desista da compra, por exemplo.

    Além disso, ao usarem um cartão de crédito que leva a marca da sua empresa, a sensação de segurança aumenta, estimulando novas aquisições. 

    Isso sem falar que clientes satisfeitos tendem a fazer propaganda positiva, contribuindo para seu negócio chegar a mais consumidores e crescer cada vez mais.

    Não deixe de ler: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?

    Por que criar um cartão de crédito próprio?

    O Credit Card as a Service é a melhor forma de oferecer um cartão de crédito próprio da sua empresa. Além de dar a chance de seu negócio se beneficiar com todos os pontos que acabamos de citar, há outros motivos pelos quais vale a pena aderir a essa estratégia.

    O CCaaS ajuda sua companhia a promover a bancarização, prática que melhora a imagem da marca perante todos os stakeholders. 

    O conceito Credit as a Service também garante que o negócio trabalhe e aceite um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros.

    Para você ter uma ideia dessa predileção, dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs, revelaram que houve um aumento de 10,9% nos pagamentos com cartão de crédito no 3° trimestre de 2023.

    No total, foram transacionados R$ 608 bilhões dessa forma, resultado de 4,5 bilhões de operações, quantidade que representa 11,3% a mais que o mesmo período do ano anterior.

    Oferecer cartão de crédito para seus clientes é uma maneira de atender suas preferências e, também, não perder vendas por trabalhar com poucos meios de pagamentos.

    Este artigo pode interessar você. Veja! “Taxa de conversão: como aumentar com meios de pagamento? Case InfraPay

    Como se trabalha com cartão de crédito? 

    Para trabalhar com esse meio de pagamento, também é necessário ter um gerador de cartão de crédito. Trata-se de um software que gera aleatoriamente números para esse meio de pagamento, incluindo bandeira, data de vencimento e CVV — Card Verification Value, que, em português, quer dizer Valor de Verificação do Cartão.

    O gerador de cartão de crédito deve ser usado exclusivamente para testar sistemas financeiros e de vendas, como os utilizados por e-commerces, mas nunca para compras reais, mesmo porque eles não têm essa aplicabilidade.

    Porém, se você usar uma solução Credit as a Service para criar os cartões de crédito da sua empresa, igualmente não precisa se preocupar com essa ferramenta!

    Além do CCaaS, existem diversas outras tecnologias voltadas para serviços financeiros oferecidos pelas Fintechs as a Service.

    A Zoop, por exemplo, ajuda você a construir um banco digital completo, com a marca do seu negócio, incluindo conta digital e cartão pré-pago. 

    Conheça o Zoop Banking!

    Como funciona o Zoop Banking?

    Com a solução Banking as a Service da Zoop, você cria, oferece e opera serviços financeiros bancários, todos com a marca da sua empresa.

    Somos API First, o que significa que nossas soluções são integradas em poucos minutos e dentro dos mais altos padrões de conformidade.

    Com o Zoop Banking, você libera a empresa e seus clientes dos modelos bancários tradicionais, entregando uma conta digital completa, com recursos como pagamentos de títulos, TED, Pix e muito mais!

    Adicionalmente, pode oferecer um cartão pré-pago personalizado, que é ideal para melhorar a rotina e as experiências de compras dos seus clientes.

    Entenda tudo isso, em detalhes, preenchendo agora mesmo o formulário abaixo.

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