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    Meios e formas de pagamento: por que customizar ajuda a vender mais?

    04 de dezembro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Meios e formas de pagamento: por que customizar ajuda a vender mais?

    Customizar meios e formas de pagamento consiste em personalizar os métodos e as condições oferecidas para os clientes na hora de pagar por um produto ou contratar um serviço.

    Por qual motivo isso é importante? Bem, porque a etapa de pagamento é uma das mais sensíveis na jornada de compra. Ela pode, inclusive, levar o consumidor a desistir da aquisição, caso não encontre as soluções que prefere usar.

    Prova disso foi apontada em um dos nossos relatórios de tendência, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

    Esse é um percentual bastante alto e pode gerar significativas perdas financeiras para a empresa. Também impacta o relacionamento entre os clientes e a marca, além de comprometer o poder de atração e fidelização da companhia.

    Portanto, customizar meios e formas de pagamento é uma maneira de melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, elevar o volume de vendas e faturamento.

    A boa notícia é que, atualmente, está muito mais simples fazer essa personalização nas soluções de pagamento. Com a tecnologia fornecida por Fintechs as a Service, como a Zoop, esse processo é facilmente realizado.

    Quer entender como? Então, siga a leitura deste artigo e confira a importância de customizar formas de pagamento e como isso pode ser feito, na prática.

    Formas de pagamento e customização: por que ajuda a elevar as vendas?

    Customizar meios e formas de pagamento ajuda a elevar o volume de vendas porque garante a entrega de soluções, funcionalidades, recursos e condições que os consumidores preferem usar na hora de pagar por uma aquisição.

    Para você ter uma ideia mais precisa sobre a importância de personalizar a etapa de pagamento, saiba que 46% dos brasileiros parcelam as compras no cartão de crédito, sempre que podem.

    Esse dado vem de uma pesquisa do Opinion Box e leva ao entendimento que, se o negócio não oferece essa possibilidade ao cliente, a tendência é ele deixar de comprar, com grandes chances de migrar para um concorrente que atenda a essa necessidade.

    Sobre isso, tenha em mente que customizar meios e formas de pagamento consiste em identificar as preferências do público-alvo da empresa, no que se refere ao momento de pagar pelas aquisições

    A partir dessa informação, deve-se garantir a entrega das soluções de pagamento preferidas dos consumidores. 

    Em outras palavras, essa conduta tem relação direta com um conceito chamado payment experience. E isso nos leva ao próximo tópico!

    O que é payment experience e qual a relação com a customização de pagamento?

    Payment experience, ou experiência de pagamento, consiste na identificação de todo o caminho que o cliente percorre para pagar por um produto ou serviço, a fim de melhorar essa jornada e torná-la mais fluida, segura e satisfatória.

    Um dos objetivos dessa estratégia é evitar fricções na hora do pagamento que podem comprometer a conversão e, por consequência, impactar negativamente a experiência do cliente, fazendo a empresa perder vendas e faturamento.

    Aqui, vale frisarmos, mais uma vez, o quanto o momento de pagar é vital para melhorar a jornada dos clientes e os resultados do negócio. Sobre isso, um dos relatórios da Zendesk, companhia de software de atendimento ao cliente, revelou que 75% dos consumidores se sentem motivados a gastar até mais do que esperavam quando vivem experiências de compra agradáveis.

    Entre as maneiras de entregar os clientes da sua empresa uma payment experience satisfatória estão:

    • garantir a segurança dos meios de pagamento;
    • entregar métodos de pagamento práticos e fáceis de serem usados;
    • atribuir facilidade na hora de pagar;
    • personalizar a etapa de pagamento, incluindo meios e formas de pagamento compatíveis com o perfil, as preferências e as necessidades dos público-alvo.

    Dica! Aproveite que está aqui e confira, agora mesmo, este vídeo sobre como as soluções personalizadas de serviços financeiros ajudam o varejo a entregar experiências inovadoras de consumo.

    Como saber as formas de pagamento mais utilizadas por seus clientes?

    Como dissemos, para customizar as formas de pagamento, o primeiro passo é identificar as preferências dos consumidores da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de pesquisas diretas com os clientes, observando as movimentações de caixa ou mesmo acompanhando as tendências de mercado.

    Como exemplo dessa última opção, os dados da Abec, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, divulgados em uma matéria do site Mobile Time, revelaram que quase metade das compras presenciais com cartão são feitas por aproximação no Brasil.

    De acordo com o levantamento, somente em março de 2023, 44,3% dos pagamentos presenciais foram realizados via aproximação. Esse é um crescimento considerável, visto que, em março de 2022, esse percentual foi de 29,3% e, em março de 2021, apenas 1%.

    Isso deixa claro que o comportamento dos consumidores mudou e, para atendê-los, é fundamental que as empresas se adaptem e ofereçam os métodos e as condições de pagamento esperadas pelo público.

    No que se refere às formas de pagamento propriamente ditas, as usadas no nosso país são:

    • à vista: o valor total da compra é pago no momento da aquisição;
    • a prazo: a quantia total da compra é dividida e paga em parcelas que serão cobradas ao longo dos meses;
    • com data futura: o pagamento é realizado, na sua totalidade, em data posterior à aquisição.

    Aproveite e leia também: “5 formas de pagamento online + tendências do varejo

    Qual a relação entre formas e meios de pagamento?

    As formas e os meios de pagamento estão diretamente relacionados, o que torna praticamente impossível falar de um sem mencionar o outro.

    Isso acontece porque as formas de pagamento são as condições oferecidas para o cliente pagar por algo. Já os meios de pagamento são os veículos que ele pode utilizar para isso, os quais podem ser físicos ou digitais.

    Para entender melhor essa relação, veja estes exemplos:

    • pagamentos à vista: podem ser feitos com dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito e Pix;
    • pagamentos a prazo: envolvem opções como cartão de crédito e boleto bancário;
    • pagamento com data futura: entre as opções estão boleto bancário e buy now, pay later (compre agora e pague depois).

    Entenda melhor sobre essa solução de pagamento lendo o artigo: “Buy now, pay later: tudo o que você precisa saber sobre essa nova forma de pagamento

    E os meios de pagamento, quais oferecer?

    Assim como é preciso identificar as formas de pagamento favoritas dos clientes antes de customizá-las, com os meios de pagamento, é necessário fazer o mesmo.

    Para isso, você também pode fazer pesquisas com seus consumidores, contabilizar quais são os métodos mais usados no momento do checkout ou considerar as pesquisas de mercado.

    Por exemplo, o estudo realizado pelo Opinion Box, que já mencionamos neste artigo, apontou que os métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros atualmente são:

    • Pix: 80%;
    • dinheiro: 70%;
    • cartão de crédito: 69%;
    • cartão de débito: 65%;
    • boleto bancário: 54%;
    • carteiras digitais: 48%;
    • QR Code: 41%;
    • transferências bancárias: 36%;
    • cartão da loja (private label): 33%;
    • cheque: 14%.

    Quanto aos meios de pagamento preferidos, o ranking é formado por:

    • Pix: 64%;
    • cartão de crédito: 59%;
    • cartão de débito: 42%.

    Separando as compras presenciais e virtuais, os métodos de pagamento mais usados são:

    • lojas físicas:
      • cartão de crédito: 49%;
      • cartão de débito: 15%;
      • Pix: 13%.
    • lojas online:
      • cartão de crédito: 53%;
      • Pix: 17%;
      • cartão de débito: 7%.

    Extra! Aproveite e confira também como funciona o Pix da Zoop, solução de pagamento completa, presencial e online, pronta para recebimento de valores.

    Como customizar os meios e as formas de pagamento da sua empresa?

    A partir do momento que você identifica as preferências dos seus clientes, já pode iniciar o processo de customização das formas e dos meios de pagamento. Mas como isso acontece, na prática? Entregando para o público-alvo da empresa as condições e soluções de pagamento preferidas.

    Por exemplo, se constatou que seus consumidores preferem pagar as aquisições em 12 vezes no cartão de crédito, basta inserir esse método e essa forma ao seu leque de opções de pagamentos.

    Percebeu que, nas vendas presenciais, mais clientes estão perguntando se podem pagar via sistema de pagamentos instantâneo? Então, para não perder nenhuma venda, o ideal é oferecer o Pix na maquininha.

    A pergunta que deve estar na sua mente agora é: “Como fazer tudo isso de maneira prática, rápida e segura?”

    Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, você pode personalizar as formas e os meios da pagamento da sua empresa com a tecnologia de uma Fintech as a Service, como a Zoop.

    Como a Zoop ajuda a customizar os pagamentos da sua empresa?

    A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, oferece soluções que ajudam a escalar seu negócio e evidenciar a marca.

    Por meio de ferramentas planejadas para o crescimento da sua companhia, você tem a chance de personalizar todas as regras de pagamento. 

    Com o Zoop Payments, por exemplo, é possível criar jornadas de compra unificadas, consolidando os dados das transações online e presenciais em um mesmo lugar. Como resultado, além de aprimorar sua gestão, você melhora a experiência de compra dos seus clientes graças a uma jornada de pagamento sem fricção.

    Nos pagamentos presenciais, você configura planos personalizados, aceita as principais bandeiras de cartão e realiza transações seguras com terminais pré-certificados.

    Na oferta de pagamento online, sua empresa passa a trabalhar com cartão de crédito, Pix, boleto, pagamentos recorrentes e mais, integrando-os ao site ou aplicativo do negócio.

    Somado a isso, também consegue, facilmente, personalizar planos e taxas, além de gerar boletos customizáveis que levam os dados e a marca da sua companhia.

    Confira, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre o Zoop Payments.

    O que mais a Zoop oferece para sua empresa?

    Se quiser ir ainda mais longe, pode contar com o Zoop Banking, solução que transforma sua empresa em um verdadeiro banco digital, sem precisar se desviar do core business, nem se preocupar com questões regulatórias.

    Com isso, você passa a oferecer aos seus clientes soluções que incluem: conta digital completa, cartão pré-pago e ferramentas de transferência de valor, como o Pix. Tudo isso com a marca do seu negócio.

    As regras são definidas por você, de acordo com as necessidades e o perfil da companhia e do público-alvo, elevando o poder de atração, fidelização e aderência às soluções oferecidas.

    Captura omnichannel, integração simples, segurança, centralização. Isso, e muito mais, está presente em todos os produtos da Zoop!

    São mais de 10 anos de atuação, mais de 400 contas digitais ativas e mais de 60 milhões de transações presenciais por ano. 

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