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Diferencial competitivo: como os pagamentos digitais podem lhe ajudar nesse quesito?

Publicado em 04 de janeiro de 2021 por Redação Zoop
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Encontrar um diferencial competitivo é sempre um grande desafio para as empresas. Dentro desse cenário, é preciso entregar algo para os clientes que nenhum outro concorrente tenha oferecido até então.

Podem ser ações, vantagens, produtos ou serviços que tornem a sua empresa mais interessante que as demais.

No varejo atual, a oferta de soluções financeiras, a exemplo dos pagamentos digitais, se tornou uma excelente maneira de conquistar o tão almejado diferencial competitivo.

A possibilidade de resolver todas as dores dos clientes em um único lugar tem levado cada vez mais os varejistas a criarem produtos e serviços financeiros próprios.

Dois bons exemplos são o Magazine Luiza e o iFood, essa última uma das empresas parceiras da Zoop. 

Ambas viram a possibilidade de atrelar esse tipo de serviço às suas marcas, o que tem atraído mais público e, consequentemente, aumentado suas receitas. 

Mas além desses pontos, quais outros são impactados pela oferta de produtos e serviços financeiros por empresas que não são desse setor?

Por que os serviços financeiros se tornaram um importante diferencial competitivo?

O varejo vem passando por uma importante mudança na sua forma de atuar, que inclui um significativo processo de transformação digital, especialmente por conta da necessidade de entregar soluções cada vez mais rápidas e eficientes a parceiros e clientes finais.

Nesse trajeto, não podemos deixar de citar também o varejo omnichannel, que praticamente deixou de ser uma opção para se tornar parte essencial do crescimento desse setor.

No que diz respeito à entrega de produtos e serviços financeiros próprios, possibilitar que os clientes resolvam todos os seus problemas em um mesmo lugar é um dos motivos que torna essa estratégia um importante diferencial competitivo.

Quando falamos em inovação em serviços financeiros, esse conceito também está totalmente relacionado à possibilidade de gerar uma nova receita para a empresa.

Ao mesmo tempo, sua marca passa a entregar mais valor ao público, pois consegue resolver suas dores mais pontualmente do que os grandes bancos.

Isso é possível, pois, o fato de conhecer profundamente o nicho de atuação, permite a criação de soluções financeiras mais adequadas às suas necessidades.

Outros pontos que são supridos com a entrega de serviços financeiros

Somado a essas questões, os pagamentos digitais, e outros produtos financeiros, se tornaram um importante diferencial competitivo para o varejo por atenderem à parcela de pessoas que estão descontentes com o que recebem dos bancos tradicionais.

Pesquisas apontam que apenas 42% dos usuários de instituições financeiras convencionais afirmam estarem satisfeitos com os produtos e serviços financeiros que recebem. Porém, entre os clientes de fintechs, esse percentual sobe para 71%.

Há ainda os desbancarizados que, por se depararem com a burocracia desses bancos, deixam de usufruir das vantagens e facilidades dos pagamentos digitais e de outros serviços financeiros. 

Ainda assim, esse público movimenta, todos os anos, mais de R$ 817 milhões

As empresas do varejo que estão enxergando esses pontos como uma oportunidade de gerar novos negócios — especialmente pela oferta de soluções financeiras práticas, baratas e fáceis de serem adquiridas — estão conseguindo atrair mais público, reter atuais clientes e, consequentemente, aumentar suas receitas.

Quais empresas conquistaram diferencial competitivo com pagamentos digitais?

O Magazine Luiza é uma das empresas varejistas que enxergou essa oportunidade e tem ganhado destaque quando o assunto é revolução digital nesse setor.

Além de um aplicativo próprio focado em usabilidade, de uma estratégia de logística que transformou as suas 1.100 lojas em centros de distribuição, a empresa também passou a oferecer serviços financeiros próprios.

A Magalu Pagamentos foi criada com o objetivo de oferecer soluções financeiras para clientes finais da empresa e para os vendedores que atuam no seu marketplace.

Entre os serviços lançados está o MagaluPay, carteira digital voltada para o consumidor final. 

A solução, integrada ao cartão de crédito da marca, permite depósitos e saques que podem ser feitos tanto nas lojas físicas do Magazine Luiza quanto no Banco do Brasil.

O saldo pode ser utilizado para pagar compras físicas ou online realizadas na rede varejista; para transferência entre pessoas que tenham conta no MagaluPay; ou ainda para pagamento de água, luz, gás, entre outras despesas.

Os parceiros de negócios do Magazine Luiza também contam com todos os recursos da sua carteira digital, no entanto, o foco para os sellers é a antecipação de recebíveis.

Com taxas de juros mais baixas do que as praticadas pelos bancos tradicionais, o serviço visa atender pequenos e médios varejistas que atuam no marketplace da marca e que precisam de capital de giro.

iFood

O iFood, empresa líder de delivery de alimentos, já trabalha há algum tempo com as suas próprias máquinas de cartão.

A solução, criada em parceria com a Zoop, resolveu o problema de logística de entrega ao evitar que os entregadores precisassem voltar aos estabelecimentos comerciais para devolver o equipamento ao final do serviço.

Além disso, o split de pagamentos se tornou muito mais ágil, seguro e simplificado, eliminando a necessidade de enviar boletos de cobrança aos restaurantes.

Leia o artigo “Case iFood: Como construir a própria solução de pagamentos?” e entenda tudo sobre as soluções criadas com a ajuda da Zoop.

Mas a empresa não parou por aí. Com foco em melhorar a experiência dos seus clientes e de aumentar o seu diferencial competitivo, o iFood lançou o seu próprio banco digital.

Utilizando o Zoop Banking, nossa plataforma Banking as a Service, o iFood agora oferece aos seus parceiros conta digital com diversas funcionalidades e cartão pré-pago.

Bônus: Entenda como a Zaitt conseguiu inovar em seu modelo de loja inteligente com a ajuda da Zoop:

Como trabalhar com pagamentos digitais sem ser do mercado financeiro?

Mas tudo isso só se tornou possível porque a entrega de produtos e serviços financeiros já não se limita mais aos grandes bancos. 

As soluções financeiras oferecidas por meio de plataformas White Label permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, crie produtos financeiros com a sua própria marca.

Com isso, os varejistas passaram a ter a possibilidade de oferecer aos clientes finais e parceiros de negócios conta digital, cartão de crédito e/ou de débito e muito mais.

Entre as vantagens de utilizar uma plataforma White Label para criar os produtos da sua empresa estão o fato de não precisar se preocupar com questões regulatórias, nem com o desenvolvimento das soluções.

Como todos esses pontos são de responsabilidade do desenvolvedor, basta escolher com qual produto financeiro deseja trabalhar e passar a entregar mais esse valor ao seu público.

Confira também este artigo: “Como escolher a melhor plataforma de pagamentos White Label do mercado? 4 premissas

Ofereça pagamentos digitais, e muito mais, com o apoio da Zoop! 

Se pretende conquistar diferencial competitivo com pagamentos digitais, a Zoop pode lhe ajudar!

Somos uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros com soluções que permitem que empresas que tenham na sua base outros estabelecimentos comerciais e vendedores, independentemente do ramo de atuação, passem a atuar também como instituições de pagamento.

Utilizando nossa plataforma White Label você explora toda a nossa tecnologia para criar produtos financeiros com sua própria marca.

Quer saber como tudo isso é possível? Então entre em contato agora com um dos nossos especialistas e veja como gerar uma nova fonte de receita para o seu negócio e ter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes!

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